Estudo sobre a função do assistente pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete Angelina
Data de Publicação: 1974
Outros Autores: Bernardes, Nara Maria Guazzelli, Mello, Guiomar Namo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856
Resumo: O objetivo do presente trabalho é obter um referencial mais definido para a compreensão da função de assistência pedagógica, a partir de dados concretos levantados entre os próprios Assistentes Pedagógicos em exercício, diretores e professores que com eles trabalham, bem como com alunos de Faculdades de Educação que cursam habilitação em Supervisão. Nossa hipótese de partida é de que existem aspectos diferenciados que compõem a percepção desta função, característicos para cada um destes grupos. Os dados foram levantados através de questionários informativos, entrevistas e da aplicação de um instrumento de avaliação construído por nós especialmente para este estudo baseado na técnica Q de W. Stephenson, e que denominamos PF-AP. Pela análise dos dados constatou-se que há um núcleo comum na percepção da função do Assistente Pedagógico, entre os quatro grupos. Este núcleo se refere a atividades de coordenação e orientação do planejamento do ensino na escola e ao controle e avaliação de sua execução. Mas, os quatro grupos diferem significativamente quanto à maneira pela qual o Assistente Pedagógico deve desempenhar estas atividades, além de diferirem muito quanto à valorização das diferentes atividades que apontam como mais, ou menos, pertinentes a esta função.
id FCC-1_843162c22189057ea034b80819e73802
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1856
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Estudo sobre a função do assistente pedagógicoOrientador pedagógicoTécnica QEscala de avaliaçãoO objetivo do presente trabalho é obter um referencial mais definido para a compreensão da função de assistência pedagógica, a partir de dados concretos levantados entre os próprios Assistentes Pedagógicos em exercício, diretores e professores que com eles trabalham, bem como com alunos de Faculdades de Educação que cursam habilitação em Supervisão. Nossa hipótese de partida é de que existem aspectos diferenciados que compõem a percepção desta função, característicos para cada um destes grupos. Os dados foram levantados através de questionários informativos, entrevistas e da aplicação de um instrumento de avaliação construído por nós especialmente para este estudo baseado na técnica Q de W. Stephenson, e que denominamos PF-AP. Pela análise dos dados constatou-se que há um núcleo comum na percepção da função do Assistente Pedagógico, entre os quatro grupos. Este núcleo se refere a atividades de coordenação e orientação do planejamento do ensino na escola e ao controle e avaliação de sua execução. Mas, os quatro grupos diferem significativamente quanto à maneira pela qual o Assistente Pedagógico deve desempenhar estas atividades, além de diferirem muito quanto à valorização das diferentes atividades que apontam como mais, ou menos, pertinentes a esta função.Fundação Carlos Chagas1974-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856Cadernos de Pesquisa; No. 9 (1974); 3-40Cadernos de Pesquisa; Núm. 9 (1974); 3-40Cadernos de Pesquisa; No. 9 (1974); 3-40Cadernos de Pesquisa; n. 9 (1974); 3-401980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856/1825Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Bernardete AngelinaBernardes, Nara Maria GuazzelliMello, Guiomar Namo de2023-01-06T15:24:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1856Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-06T15:24:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a função do assistente pedagógico
title Estudo sobre a função do assistente pedagógico
spellingShingle Estudo sobre a função do assistente pedagógico
Gatti, Bernardete Angelina
Orientador pedagógico
Técnica Q
Escala de avaliação
title_short Estudo sobre a função do assistente pedagógico
title_full Estudo sobre a função do assistente pedagógico
title_fullStr Estudo sobre a função do assistente pedagógico
title_full_unstemmed Estudo sobre a função do assistente pedagógico
title_sort Estudo sobre a função do assistente pedagógico
author Gatti, Bernardete Angelina
author_facet Gatti, Bernardete Angelina
Bernardes, Nara Maria Guazzelli
Mello, Guiomar Namo de
author_role author
author2 Bernardes, Nara Maria Guazzelli
Mello, Guiomar Namo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete Angelina
Bernardes, Nara Maria Guazzelli
Mello, Guiomar Namo de
dc.subject.por.fl_str_mv Orientador pedagógico
Técnica Q
Escala de avaliação
topic Orientador pedagógico
Técnica Q
Escala de avaliação
description O objetivo do presente trabalho é obter um referencial mais definido para a compreensão da função de assistência pedagógica, a partir de dados concretos levantados entre os próprios Assistentes Pedagógicos em exercício, diretores e professores que com eles trabalham, bem como com alunos de Faculdades de Educação que cursam habilitação em Supervisão. Nossa hipótese de partida é de que existem aspectos diferenciados que compõem a percepção desta função, característicos para cada um destes grupos. Os dados foram levantados através de questionários informativos, entrevistas e da aplicação de um instrumento de avaliação construído por nós especialmente para este estudo baseado na técnica Q de W. Stephenson, e que denominamos PF-AP. Pela análise dos dados constatou-se que há um núcleo comum na percepção da função do Assistente Pedagógico, entre os quatro grupos. Este núcleo se refere a atividades de coordenação e orientação do planejamento do ensino na escola e ao controle e avaliação de sua execução. Mas, os quatro grupos diferem significativamente quanto à maneira pela qual o Assistente Pedagógico deve desempenhar estas atividades, além de diferirem muito quanto à valorização das diferentes atividades que apontam como mais, ou menos, pertinentes a esta função.
publishDate 1974
dc.date.none.fl_str_mv 1974-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856/1825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 9 (1974); 3-40
Cadernos de Pesquisa; Núm. 9 (1974); 3-40
Cadernos de Pesquisa; No. 9 (1974); 3-40
Cadernos de Pesquisa; n. 9 (1974); 3-40
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314383392768