Estudo sobre a função do assistente pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1974 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é obter um referencial mais definido para a compreensão da função de assistência pedagógica, a partir de dados concretos levantados entre os próprios Assistentes Pedagógicos em exercício, diretores e professores que com eles trabalham, bem como com alunos de Faculdades de Educação que cursam habilitação em Supervisão. Nossa hipótese de partida é de que existem aspectos diferenciados que compõem a percepção desta função, característicos para cada um destes grupos. Os dados foram levantados através de questionários informativos, entrevistas e da aplicação de um instrumento de avaliação construído por nós especialmente para este estudo baseado na técnica Q de W. Stephenson, e que denominamos PF-AP. Pela análise dos dados constatou-se que há um núcleo comum na percepção da função do Assistente Pedagógico, entre os quatro grupos. Este núcleo se refere a atividades de coordenação e orientação do planejamento do ensino na escola e ao controle e avaliação de sua execução. Mas, os quatro grupos diferem significativamente quanto à maneira pela qual o Assistente Pedagógico deve desempenhar estas atividades, além de diferirem muito quanto à valorização das diferentes atividades que apontam como mais, ou menos, pertinentes a esta função. |
id |
FCC-1_843162c22189057ea034b80819e73802 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1856 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre a função do assistente pedagógicoOrientador pedagógicoTécnica QEscala de avaliaçãoO objetivo do presente trabalho é obter um referencial mais definido para a compreensão da função de assistência pedagógica, a partir de dados concretos levantados entre os próprios Assistentes Pedagógicos em exercício, diretores e professores que com eles trabalham, bem como com alunos de Faculdades de Educação que cursam habilitação em Supervisão. Nossa hipótese de partida é de que existem aspectos diferenciados que compõem a percepção desta função, característicos para cada um destes grupos. Os dados foram levantados através de questionários informativos, entrevistas e da aplicação de um instrumento de avaliação construído por nós especialmente para este estudo baseado na técnica Q de W. Stephenson, e que denominamos PF-AP. Pela análise dos dados constatou-se que há um núcleo comum na percepção da função do Assistente Pedagógico, entre os quatro grupos. Este núcleo se refere a atividades de coordenação e orientação do planejamento do ensino na escola e ao controle e avaliação de sua execução. Mas, os quatro grupos diferem significativamente quanto à maneira pela qual o Assistente Pedagógico deve desempenhar estas atividades, além de diferirem muito quanto à valorização das diferentes atividades que apontam como mais, ou menos, pertinentes a esta função.Fundação Carlos Chagas1974-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856Cadernos de Pesquisa; No. 9 (1974); 3-40Cadernos de Pesquisa; Núm. 9 (1974); 3-40Cadernos de Pesquisa; No. 9 (1974); 3-40Cadernos de Pesquisa; n. 9 (1974); 3-401980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856/1825Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Bernardete AngelinaBernardes, Nara Maria GuazzelliMello, Guiomar Namo de2023-01-06T15:24:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1856Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-06T15:24:11Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre a função do assistente pedagógico |
title |
Estudo sobre a função do assistente pedagógico |
spellingShingle |
Estudo sobre a função do assistente pedagógico Gatti, Bernardete Angelina Orientador pedagógico Técnica Q Escala de avaliação |
title_short |
Estudo sobre a função do assistente pedagógico |
title_full |
Estudo sobre a função do assistente pedagógico |
title_fullStr |
Estudo sobre a função do assistente pedagógico |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a função do assistente pedagógico |
title_sort |
Estudo sobre a função do assistente pedagógico |
author |
Gatti, Bernardete Angelina |
author_facet |
Gatti, Bernardete Angelina Bernardes, Nara Maria Guazzelli Mello, Guiomar Namo de |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes, Nara Maria Guazzelli Mello, Guiomar Namo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete Angelina Bernardes, Nara Maria Guazzelli Mello, Guiomar Namo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientador pedagógico Técnica Q Escala de avaliação |
topic |
Orientador pedagógico Técnica Q Escala de avaliação |
description |
O objetivo do presente trabalho é obter um referencial mais definido para a compreensão da função de assistência pedagógica, a partir de dados concretos levantados entre os próprios Assistentes Pedagógicos em exercício, diretores e professores que com eles trabalham, bem como com alunos de Faculdades de Educação que cursam habilitação em Supervisão. Nossa hipótese de partida é de que existem aspectos diferenciados que compõem a percepção desta função, característicos para cada um destes grupos. Os dados foram levantados através de questionários informativos, entrevistas e da aplicação de um instrumento de avaliação construído por nós especialmente para este estudo baseado na técnica Q de W. Stephenson, e que denominamos PF-AP. Pela análise dos dados constatou-se que há um núcleo comum na percepção da função do Assistente Pedagógico, entre os quatro grupos. Este núcleo se refere a atividades de coordenação e orientação do planejamento do ensino na escola e ao controle e avaliação de sua execução. Mas, os quatro grupos diferem significativamente quanto à maneira pela qual o Assistente Pedagógico deve desempenhar estas atividades, além de diferirem muito quanto à valorização das diferentes atividades que apontam como mais, ou menos, pertinentes a esta função. |
publishDate |
1974 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1974-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1856/1825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 9 (1974); 3-40 Cadernos de Pesquisa; Núm. 9 (1974); 3-40 Cadernos de Pesquisa; No. 9 (1974); 3-40 Cadernos de Pesquisa; n. 9 (1974); 3-40 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314383392768 |