Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferretti, Celso João
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Zibas, Dagmar M. I., Tartuce, Gisela Lobo B. P., Silva Júnior, João Reis dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532
Resumo: O objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar.
id FCC-1_843dab8adcb79aea47af51ad9d3b2221
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/532
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de pontaEscola PúblicaTrabalho IndustrialQualificação ProfissionalO objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar.Fundação Carlos Chagas2003-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 155-188Cadernos de Pesquisa; Núm. 118 (2003); 155-188Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 155-188Cadernos de Pesquisa; n. 118 (2003); 155-1881980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532/534Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerretti, Celso JoãoZibas, Dagmar M. I.Tartuce, Gisela Lobo B. P.Silva Júnior, João Reis dos2023-10-31T15:48:04Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/532Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-31T15:48:04Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
title Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
spellingShingle Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
Ferretti, Celso João
Escola Pública
Trabalho Industrial
Qualificação Profissional
title_short Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
title_full Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
title_fullStr Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
title_full_unstemmed Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
title_sort Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
author Ferretti, Celso João
author_facet Ferretti, Celso João
Zibas, Dagmar M. I.
Tartuce, Gisela Lobo B. P.
Silva Júnior, João Reis dos
author_role author
author2 Zibas, Dagmar M. I.
Tartuce, Gisela Lobo B. P.
Silva Júnior, João Reis dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferretti, Celso João
Zibas, Dagmar M. I.
Tartuce, Gisela Lobo B. P.
Silva Júnior, João Reis dos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Pública
Trabalho Industrial
Qualificação Profissional
topic Escola Pública
Trabalho Industrial
Qualificação Profissional
description O objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532/534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 155-188
Cadernos de Pesquisa; Núm. 118 (2003); 155-188
Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 155-188
Cadernos de Pesquisa; n. 118 (2003); 155-188
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309693112320