Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar. |
id |
FCC-1_843dab8adcb79aea47af51ad9d3b2221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/532 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de pontaEscola PúblicaTrabalho IndustrialQualificação ProfissionalO objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar.Fundação Carlos Chagas2003-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 155-188Cadernos de Pesquisa; Núm. 118 (2003); 155-188Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 155-188Cadernos de Pesquisa; n. 118 (2003); 155-1881980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532/534Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerretti, Celso JoãoZibas, Dagmar M. I.Tartuce, Gisela Lobo B. P.Silva Júnior, João Reis dos2023-10-31T15:48:04Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/532Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-31T15:48:04Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta |
title |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta |
spellingShingle |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta Ferretti, Celso João Escola Pública Trabalho Industrial Qualificação Profissional |
title_short |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta |
title_full |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta |
title_fullStr |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta |
title_full_unstemmed |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta |
title_sort |
Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta |
author |
Ferretti, Celso João |
author_facet |
Ferretti, Celso João Zibas, Dagmar M. I. Tartuce, Gisela Lobo B. P. Silva Júnior, João Reis dos |
author_role |
author |
author2 |
Zibas, Dagmar M. I. Tartuce, Gisela Lobo B. P. Silva Júnior, João Reis dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferretti, Celso João Zibas, Dagmar M. I. Tartuce, Gisela Lobo B. P. Silva Júnior, João Reis dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Pública Trabalho Industrial Qualificação Profissional |
topic |
Escola Pública Trabalho Industrial Qualificação Profissional |
description |
O objetivo deste artigo é o de apresentar parte dos resultados de ampla pesquisa, na qual se estudou a qualificação como construção social, privilegiando-se dois campos de análise: a escola e a fábrica. A pesquisa focalizou uma escola pública, duas unidades do Senai e uma indústria metal-mecânica, localizada no interior do Estado de São Paulo. Neste artigo, discutem-se alguns dados obtidos no âmbito da fábrica, com destaque para o olhar dos trabalhadores sobre as contribuições da escola e da empresa para seu processo de qualificação profissional. Os resultados indicam que há consenso entre os entrevistados sobre o valor da escolarização, não só para o exercício da profissão, mas para a vida social e familiar. Os procedimentos adotados pela indústria, visando à qualificação profissional e à adesão dos trabalhadores aos objetivos empresariais, são também muito bem aceitos. A análise dos dados permitiu, todavia, desvelar conflitos, contradições e idealizações que os discursos consensuais não conseguem de todo ocultar. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/532/534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 155-188 Cadernos de Pesquisa; Núm. 118 (2003); 155-188 Cadernos de Pesquisa; No. 118 (2003); 155-188 Cadernos de Pesquisa; n. 118 (2003); 155-188 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309693112320 |