Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509 |
Resumo: | O texto procura realizar uma crítica das ciências da educação, sugerindo que estas ainda não formam um corpo homogêneo, ou seja, não integram uma teoria geral da educação. O artigo identifica nas ciências da educação três componentes: a explicação, a normatividade e a utopia. Examinando cada um deles e suas interrelações, o autor sugere caminhos para o desenvolvimento de uma teoria sobre um objeto que ele vê como fundamentalmente aberto. |
id |
FCC-1_8c7e6ebbfb7c625c1c7e3dbffdc9c2a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1509 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educaçãoPedagogiaEpistemologiaInterdisciplinaridadeO texto procura realizar uma crítica das ciências da educação, sugerindo que estas ainda não formam um corpo homogêneo, ou seja, não integram uma teoria geral da educação. O artigo identifica nas ciências da educação três componentes: a explicação, a normatividade e a utopia. Examinando cada um deles e suas interrelações, o autor sugere caminhos para o desenvolvimento de uma teoria sobre um objeto que ele vê como fundamentalmente aberto.Fundação Carlos Chagas1983-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 31-34Cadernos de Pesquisa; Núm. 44 (1983); 31-34Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 31-34Cadernos de Pesquisa; n. 44 (1983); 31-341980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509/1503Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSacristán, José Gimeno2022-12-21T14:03:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1509Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-21T14:03:08Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educação |
title |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educação |
spellingShingle |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educação Sacristán, José Gimeno Pedagogia Epistemologia Interdisciplinaridade |
title_short |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educação |
title_full |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educação |
title_fullStr |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educação |
title_full_unstemmed |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educação |
title_sort |
Explicação, norma e utopia nas ciências da educação |
author |
Sacristán, José Gimeno |
author_facet |
Sacristán, José Gimeno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacristán, José Gimeno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Epistemologia Interdisciplinaridade |
topic |
Pedagogia Epistemologia Interdisciplinaridade |
description |
O texto procura realizar uma crítica das ciências da educação, sugerindo que estas ainda não formam um corpo homogêneo, ou seja, não integram uma teoria geral da educação. O artigo identifica nas ciências da educação três componentes: a explicação, a normatividade e a utopia. Examinando cada um deles e suas interrelações, o autor sugere caminhos para o desenvolvimento de uma teoria sobre um objeto que ele vê como fundamentalmente aberto. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509/1503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 31-34 Cadernos de Pesquisa; Núm. 44 (1983); 31-34 Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 31-34 Cadernos de Pesquisa; n. 44 (1983); 31-34 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313267707904 |