Explicação, norma e utopia nas ciências da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacristán, José Gimeno
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509
Resumo: O texto procura realizar uma crítica das ciências da educação, sugerindo que estas ainda não formam um corpo homogêneo, ou seja, não integram uma teoria geral da educação. O artigo identifica nas ciências da educação três componentes: a explicação, a normatividade e a utopia. Examinando cada um deles e suas interrelações, o autor sugere caminhos para o desenvolvimento de uma teoria sobre um objeto que ele vê como fundamentalmente aberto.
id FCC-1_8c7e6ebbfb7c625c1c7e3dbffdc9c2a5
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1509
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Explicação, norma e utopia nas ciências da educaçãoPedagogiaEpistemologiaInterdisciplinaridadeO texto procura realizar uma crítica das ciências da educação, sugerindo que estas ainda não formam um corpo homogêneo, ou seja, não integram uma teoria geral da educação. O artigo identifica nas ciências da educação três componentes: a explicação, a normatividade e a utopia. Examinando cada um deles e suas interrelações, o autor sugere caminhos para o desenvolvimento de uma teoria sobre um objeto que ele vê como fundamentalmente aberto.Fundação Carlos Chagas1983-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 31-34Cadernos de Pesquisa; Núm. 44 (1983); 31-34Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 31-34Cadernos de Pesquisa; n. 44 (1983); 31-341980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509/1503Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSacristán, José Gimeno2022-12-21T14:03:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1509Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-21T14:03:08Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
title Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
spellingShingle Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
Sacristán, José Gimeno
Pedagogia
Epistemologia
Interdisciplinaridade
title_short Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
title_full Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
title_fullStr Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
title_full_unstemmed Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
title_sort Explicação, norma e utopia nas ciências da educação
author Sacristán, José Gimeno
author_facet Sacristán, José Gimeno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacristán, José Gimeno
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Epistemologia
Interdisciplinaridade
topic Pedagogia
Epistemologia
Interdisciplinaridade
description O texto procura realizar uma crítica das ciências da educação, sugerindo que estas ainda não formam um corpo homogêneo, ou seja, não integram uma teoria geral da educação. O artigo identifica nas ciências da educação três componentes: a explicação, a normatividade e a utopia. Examinando cada um deles e suas interrelações, o autor sugere caminhos para o desenvolvimento de uma teoria sobre um objeto que ele vê como fundamentalmente aberto.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1509/1503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 31-34
Cadernos de Pesquisa; Núm. 44 (1983); 31-34
Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 31-34
Cadernos de Pesquisa; n. 44 (1983); 31-34
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313267707904