Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1491 |
Resumo: | A abordagem qualitativa de pesquisa é um tópico que tem recebido atenção especial na literatura educacional recente. O volume de artigos e de publicações especiais sobre o assunto, assim como o número de trabalhos apresentados em diversas reuniões científicas nos últimos três anos, são sinais evidentes de que o tema vem ganhando crescente popularidade. Tomando por base apenas uma fonte, os trabalhos apresentados no encontro anual da AERA (American Educational Research Association) no período de 1977 a1980, Ross e Kyle (1982) conseguiram reunir 51 estudos, que de acordo com vários critérios, foram considerados estudos qualitativos. Esse número parece bastante significativo, segundo os autores, do interesse geral dos educadores pelos trabalhos de natureza qualitativa. |
id |
FCC-1_964cf824bd99c326041a8c63d365b7ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1491 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativosAnálise qualitativaPesquisaAnálise de conteúdoA abordagem qualitativa de pesquisa é um tópico que tem recebido atenção especial na literatura educacional recente. O volume de artigos e de publicações especiais sobre o assunto, assim como o número de trabalhos apresentados em diversas reuniões científicas nos últimos três anos, são sinais evidentes de que o tema vem ganhando crescente popularidade. Tomando por base apenas uma fonte, os trabalhos apresentados no encontro anual da AERA (American Educational Research Association) no período de 1977 a1980, Ross e Kyle (1982) conseguiram reunir 51 estudos, que de acordo com vários critérios, foram considerados estudos qualitativos. Esse número parece bastante significativo, segundo os autores, do interesse geral dos educadores pelos trabalhos de natureza qualitativa.Fundação Carlos Chagas1983-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1491Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 66-71Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 66-71Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 66-71Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 66-711980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1491/1485Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Marli Eliza Dalmazo Afonso de2023-05-31T15:03:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1491Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-31T15:03:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos |
title |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos |
spellingShingle |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Análise qualitativa Pesquisa Análise de conteúdo |
title_short |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos |
title_full |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos |
title_fullStr |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos |
title_full_unstemmed |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos |
title_sort |
Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos |
author |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_facet |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise qualitativa Pesquisa Análise de conteúdo |
topic |
Análise qualitativa Pesquisa Análise de conteúdo |
description |
A abordagem qualitativa de pesquisa é um tópico que tem recebido atenção especial na literatura educacional recente. O volume de artigos e de publicações especiais sobre o assunto, assim como o número de trabalhos apresentados em diversas reuniões científicas nos últimos três anos, são sinais evidentes de que o tema vem ganhando crescente popularidade. Tomando por base apenas uma fonte, os trabalhos apresentados no encontro anual da AERA (American Educational Research Association) no período de 1977 a1980, Ross e Kyle (1982) conseguiram reunir 51 estudos, que de acordo com vários critérios, foram considerados estudos qualitativos. Esse número parece bastante significativo, segundo os autores, do interesse geral dos educadores pelos trabalhos de natureza qualitativa. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1491 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1491/1485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 66-71 Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 66-71 Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 66-71 Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 66-71 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312988786688 |