Raça e educação: uma articulação incipiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1001 |
Resumo: | Tema esquecido pelos educadores e pesquisadores que, freqüentemente, tendem a priorizar as diferenças de classe ao dimensionar os fatores que dificultam tanto o aceso como a permanência da população no sistema educacional, a articulação entre raça e educação tem ocupado um relativo espaço nos Cadernos de Pesquisa, que lhe dedicaram inclusive um número especial (CP63, 1987). Fruto do seminário O Negro e a Educação, realizado na Fundação Carlos Chagas em 1986, contém artigos que refletem os principais ângulos sob os quais a questões vem sendo debatida, pois o evento contou com a participação não só de estudiosos, mas também de militantes do movimento negro que, na ocasião, externaram seus pontos de vista e suas reivindicações. Deste modo, apesar da presença bastante significativa do tema na revista, os artigos não se distribuem com regularidade ao longo de sua existência, justamente em virtude deste número especial, totalmente dedicado à questão. Mas, de qualquer modo, a partir da publicação dos anais deste seminário, os artigos a respeito têm aparecido com maior freqüência. |
id |
FCC-1_9a992035bd6274f86c372a5e61e8073b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1001 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Raça e educação: uma articulação incipienteCrianças NegrasMaterial DidáticoDiscriminação no EnsinoSocializaçãoIdentidadeCulturaTema esquecido pelos educadores e pesquisadores que, freqüentemente, tendem a priorizar as diferenças de classe ao dimensionar os fatores que dificultam tanto o aceso como a permanência da população no sistema educacional, a articulação entre raça e educação tem ocupado um relativo espaço nos Cadernos de Pesquisa, que lhe dedicaram inclusive um número especial (CP63, 1987). Fruto do seminário O Negro e a Educação, realizado na Fundação Carlos Chagas em 1986, contém artigos que refletem os principais ângulos sob os quais a questões vem sendo debatida, pois o evento contou com a participação não só de estudiosos, mas também de militantes do movimento negro que, na ocasião, externaram seus pontos de vista e suas reivindicações. Deste modo, apesar da presença bastante significativa do tema na revista, os artigos não se distribuem com regularidade ao longo de sua existência, justamente em virtude deste número especial, totalmente dedicado à questão. Mas, de qualquer modo, a partir da publicação dos anais deste seminário, os artigos a respeito têm aparecido com maior freqüência.Fundação Carlos Chagas1992-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1001Cadernos de Pesquisa; No. 80 (1992); 41-50Cadernos de Pesquisa; Núm. 80 (1992); 41-50Cadernos de Pesquisa; No. 80 (1992); 41-50Cadernos de Pesquisa; n. 80 (1992); 41-501980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1001/1010Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Regina Pahim2023-07-27T15:32:49Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1001Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-07-27T15:32:49Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raça e educação: uma articulação incipiente |
title |
Raça e educação: uma articulação incipiente |
spellingShingle |
Raça e educação: uma articulação incipiente Pinto, Regina Pahim Crianças Negras Material Didático Discriminação no Ensino Socialização Identidade Cultura |
title_short |
Raça e educação: uma articulação incipiente |
title_full |
Raça e educação: uma articulação incipiente |
title_fullStr |
Raça e educação: uma articulação incipiente |
title_full_unstemmed |
Raça e educação: uma articulação incipiente |
title_sort |
Raça e educação: uma articulação incipiente |
author |
Pinto, Regina Pahim |
author_facet |
Pinto, Regina Pahim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Regina Pahim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Negras Material Didático Discriminação no Ensino Socialização Identidade Cultura |
topic |
Crianças Negras Material Didático Discriminação no Ensino Socialização Identidade Cultura |
description |
Tema esquecido pelos educadores e pesquisadores que, freqüentemente, tendem a priorizar as diferenças de classe ao dimensionar os fatores que dificultam tanto o aceso como a permanência da população no sistema educacional, a articulação entre raça e educação tem ocupado um relativo espaço nos Cadernos de Pesquisa, que lhe dedicaram inclusive um número especial (CP63, 1987). Fruto do seminário O Negro e a Educação, realizado na Fundação Carlos Chagas em 1986, contém artigos que refletem os principais ângulos sob os quais a questões vem sendo debatida, pois o evento contou com a participação não só de estudiosos, mas também de militantes do movimento negro que, na ocasião, externaram seus pontos de vista e suas reivindicações. Deste modo, apesar da presença bastante significativa do tema na revista, os artigos não se distribuem com regularidade ao longo de sua existência, justamente em virtude deste número especial, totalmente dedicado à questão. Mas, de qualquer modo, a partir da publicação dos anais deste seminário, os artigos a respeito têm aparecido com maior freqüência. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1001 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1001/1010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 80 (1992); 41-50 Cadernos de Pesquisa; Núm. 80 (1992); 41-50 Cadernos de Pesquisa; No. 80 (1992); 41-50 Cadernos de Pesquisa; n. 80 (1992); 41-50 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311489323008 |