Notas para reavaliação do movimento educacional brasileiro (1920 - 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marta Maria Chagas de
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1201
Resumo: Este artigo expõe alguns resultados de pesquisa sobre a Associação Brasileira de Educação (A.B.E.) e seu projeto pedagógico nos anos de 1920 e 1930, sugerindo algumas retificações às interpretações dominantes na historiografia educacional sobre o período. Sustenta que o refluxo das campanhas de alfabetização e a valorização do que era entendidocomo "educação integral" não significavam uma despolitização do campo educacional, mas sua politização em novos termos. Situa a campanha educacional no âmbito de uma vasta empresa de reforma dos costumes que aliava médicos, higienistas e engenheiros aos educadores. Evidencia a subordinação dos programas de modernização da escola e da sociedade a projetos de controle social cuja configuração busca no tema da "organização do trabalho". Articula este tema como programa de reorganização da escola sob o modelo da fábrica para, em seguida, inscrevê-lo em projeto nacionalista de marcado autoritarismo.
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