Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23 |
Resumo: | Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício. |
id |
FCC-1_ab8677159bfc96cb1a1ad2f721927edf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/23 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissionalProfessoresTrabalhoSociologiaProfissionalizaçãoOs professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.Fundação Carlos Chagas2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 146 (2012); 368-387Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 146 (2012); 368-387Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 146 (2012); 368-387Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 146 (2012); 368-3871980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23/43Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLantheaume, Françoise2023-11-09T15:14:44Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/23Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-09T15:14:44Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional |
title |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional |
spellingShingle |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional Lantheaume, Françoise Professores Trabalho Sociologia Profissionalização |
title_short |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional |
title_full |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional |
title_fullStr |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional |
title_full_unstemmed |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional |
title_sort |
Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional |
author |
Lantheaume, Françoise |
author_facet |
Lantheaume, Françoise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lantheaume, Françoise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Trabalho Sociologia Profissionalização |
topic |
Professores Trabalho Sociologia Profissionalização |
description |
Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23/43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 146 (2012); 368-387 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 146 (2012); 368-387 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 146 (2012); 368-387 Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 146 (2012); 368-387 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308008050688 |