Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lantheaume, Françoise
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23
Resumo: Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.
id FCC-1_ab8677159bfc96cb1a1ad2f721927edf
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/23
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissionalProfessoresTrabalhoSociologiaProfissionalizaçãoOs professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.Fundação Carlos Chagas2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 146 (2012); 368-387Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 146 (2012); 368-387Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 146 (2012); 368-387Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 146 (2012); 368-3871980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23/43Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLantheaume, Françoise2023-11-09T15:14:44Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/23Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-09T15:14:44Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
title Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
spellingShingle Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
Lantheaume, Françoise
Professores
Trabalho
Sociologia
Profissionalização
title_short Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
title_full Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
title_fullStr Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
title_full_unstemmed Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
title_sort Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional
author Lantheaume, Françoise
author_facet Lantheaume, Françoise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lantheaume, Françoise
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Trabalho
Sociologia
Profissionalização
topic Professores
Trabalho
Sociologia
Profissionalização
description Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23/43
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 146 (2012); 368-387
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 146 (2012); 368-387
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 146 (2012); 368-387
Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 146 (2012); 368-387
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308008050688