Fracasso escolar: uma questão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraher, Terezinha Nunes
Data de Publicação: 1983
Outros Autores: Schliemann, Analúcia Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484
Resumo: O fracasso escolar seletivo das camadas pobres da população requer explicações de ordem social, econômica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, é necessário analisar também o que acontece na escola e a contribuição da criança para o processo de apropriação do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuição da criança para a aprendizagem da matemática através da: (a) análise das relações entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança; (b) caracterização do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das crianças destinadas ao fracasso; e (c) comparação sistemática inter-classes para detectar diferenças na contribuição da criança para a aprendizagem escolar em função de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matemática está relacionada ao nível de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da criança; (b) ao iniciar a instrução matemática, as crianças de camadas sociais diversas encontram-se em níveis de desenvolvimento cognitivo comparáveis; e (c) a aprendizagem de matemática não é significativamente diferente em crianças de camadas sociais diversas, embora os índices de reprovação em matemática difiram marcadamente. Os resultados refutam explicações cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema.
id FCC-1_b0cf04a5aa28cef3ee7b321f106c2bb3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1484
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Fracasso escolar: uma questão socialEnsino de matemáticaFracasso escolarQuestão socialDesenvolvimento cognitivoCarência culturalO fracasso escolar seletivo das camadas pobres da população requer explicações de ordem social, econômica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, é necessário analisar também o que acontece na escola e a contribuição da criança para o processo de apropriação do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuição da criança para a aprendizagem da matemática através da: (a) análise das relações entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança; (b) caracterização do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das crianças destinadas ao fracasso; e (c) comparação sistemática inter-classes para detectar diferenças na contribuição da criança para a aprendizagem escolar em função de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matemática está relacionada ao nível de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da criança; (b) ao iniciar a instrução matemática, as crianças de camadas sociais diversas encontram-se em níveis de desenvolvimento cognitivo comparáveis; e (c) a aprendizagem de matemática não é significativamente diferente em crianças de camadas sociais diversas, embora os índices de reprovação em matemática difiram marcadamente. Os resultados refutam explicações cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema.Fundação Carlos Chagas1983-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 3-19Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 3-19Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 3-19Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 3-191980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484/1478Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarraher, Terezinha NunesSchliemann, Analúcia Dias2023-05-24T15:26:49Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1484Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-24T15:26:49Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fracasso escolar: uma questão social
title Fracasso escolar: uma questão social
spellingShingle Fracasso escolar: uma questão social
Carraher, Terezinha Nunes
Ensino de matemática
Fracasso escolar
Questão social
Desenvolvimento cognitivo
Carência cultural
title_short Fracasso escolar: uma questão social
title_full Fracasso escolar: uma questão social
title_fullStr Fracasso escolar: uma questão social
title_full_unstemmed Fracasso escolar: uma questão social
title_sort Fracasso escolar: uma questão social
author Carraher, Terezinha Nunes
author_facet Carraher, Terezinha Nunes
Schliemann, Analúcia Dias
author_role author
author2 Schliemann, Analúcia Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carraher, Terezinha Nunes
Schliemann, Analúcia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Fracasso escolar
Questão social
Desenvolvimento cognitivo
Carência cultural
topic Ensino de matemática
Fracasso escolar
Questão social
Desenvolvimento cognitivo
Carência cultural
description O fracasso escolar seletivo das camadas pobres da população requer explicações de ordem social, econômica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, é necessário analisar também o que acontece na escola e a contribuição da criança para o processo de apropriação do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuição da criança para a aprendizagem da matemática através da: (a) análise das relações entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança; (b) caracterização do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das crianças destinadas ao fracasso; e (c) comparação sistemática inter-classes para detectar diferenças na contribuição da criança para a aprendizagem escolar em função de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matemática está relacionada ao nível de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da criança; (b) ao iniciar a instrução matemática, as crianças de camadas sociais diversas encontram-se em níveis de desenvolvimento cognitivo comparáveis; e (c) a aprendizagem de matemática não é significativamente diferente em crianças de camadas sociais diversas, embora os índices de reprovação em matemática difiram marcadamente. Os resultados refutam explicações cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484/1478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 3-19
Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 3-19
Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 3-19
Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 3-19
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312979349504