Fracasso escolar: uma questão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484 |
Resumo: | O fracasso escolar seletivo das camadas pobres da população requer explicações de ordem social, econômica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, é necessário analisar também o que acontece na escola e a contribuição da criança para o processo de apropriação do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuição da criança para a aprendizagem da matemática através da: (a) análise das relações entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança; (b) caracterização do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das crianças destinadas ao fracasso; e (c) comparação sistemática inter-classes para detectar diferenças na contribuição da criança para a aprendizagem escolar em função de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matemática está relacionada ao nível de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da criança; (b) ao iniciar a instrução matemática, as crianças de camadas sociais diversas encontram-se em níveis de desenvolvimento cognitivo comparáveis; e (c) a aprendizagem de matemática não é significativamente diferente em crianças de camadas sociais diversas, embora os índices de reprovação em matemática difiram marcadamente. Os resultados refutam explicações cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema. |
id |
FCC-1_b0cf04a5aa28cef3ee7b321f106c2bb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1484 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fracasso escolar: uma questão socialEnsino de matemáticaFracasso escolarQuestão socialDesenvolvimento cognitivoCarência culturalO fracasso escolar seletivo das camadas pobres da população requer explicações de ordem social, econômica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, é necessário analisar também o que acontece na escola e a contribuição da criança para o processo de apropriação do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuição da criança para a aprendizagem da matemática através da: (a) análise das relações entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança; (b) caracterização do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das crianças destinadas ao fracasso; e (c) comparação sistemática inter-classes para detectar diferenças na contribuição da criança para a aprendizagem escolar em função de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matemática está relacionada ao nível de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da criança; (b) ao iniciar a instrução matemática, as crianças de camadas sociais diversas encontram-se em níveis de desenvolvimento cognitivo comparáveis; e (c) a aprendizagem de matemática não é significativamente diferente em crianças de camadas sociais diversas, embora os índices de reprovação em matemática difiram marcadamente. Os resultados refutam explicações cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema.Fundação Carlos Chagas1983-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 3-19Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 3-19Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 3-19Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 3-191980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484/1478Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarraher, Terezinha NunesSchliemann, Analúcia Dias2023-05-24T15:26:49Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1484Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-24T15:26:49Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fracasso escolar: uma questão social |
title |
Fracasso escolar: uma questão social |
spellingShingle |
Fracasso escolar: uma questão social Carraher, Terezinha Nunes Ensino de matemática Fracasso escolar Questão social Desenvolvimento cognitivo Carência cultural |
title_short |
Fracasso escolar: uma questão social |
title_full |
Fracasso escolar: uma questão social |
title_fullStr |
Fracasso escolar: uma questão social |
title_full_unstemmed |
Fracasso escolar: uma questão social |
title_sort |
Fracasso escolar: uma questão social |
author |
Carraher, Terezinha Nunes |
author_facet |
Carraher, Terezinha Nunes Schliemann, Analúcia Dias |
author_role |
author |
author2 |
Schliemann, Analúcia Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carraher, Terezinha Nunes Schliemann, Analúcia Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Fracasso escolar Questão social Desenvolvimento cognitivo Carência cultural |
topic |
Ensino de matemática Fracasso escolar Questão social Desenvolvimento cognitivo Carência cultural |
description |
O fracasso escolar seletivo das camadas pobres da população requer explicações de ordem social, econômica e cultural. No entanto, para evitar um determinismo mecânico destes fatores, é necessário analisar também o que acontece na escola e a contribuição da criança para o processo de apropriação do conhecimento escolar. Adotando o enfoque piagetiano, este projeto analisou a contribuição da criança para a aprendizagem da matemática através da: (a) análise das relações entre o conhecimento escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança; (b) caracterização do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar das crianças destinadas ao fracasso; e (c) comparação sistemática inter-classes para detectar diferenças na contribuição da criança para a aprendizagem escolar em função de sua origem social. Constatou-se que: (a) a aprendizagem da matemática está relacionada ao nível de desenvolvimento cognitivo independentemente da origem social da criança; (b) ao iniciar a instrução matemática, as crianças de camadas sociais diversas encontram-se em níveis de desenvolvimento cognitivo comparáveis; e (c) a aprendizagem de matemática não é significativamente diferente em crianças de camadas sociais diversas, embora os índices de reprovação em matemática difiram marcadamente. Os resultados refutam explicações cognitivas para o fracasso escolar seletivo das camadas pobres e apontam a necessidade de pesquisas sobre o que acontece na sala de aula para melhor esclarecimento do problema. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1484/1478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 3-19 Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 3-19 Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 3-19 Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 3-19 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312979349504 |