Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demo, Pedro
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534
Resumo: A exploração de alguns dados do Censo de 80, que demonstram a manutenção do baixo nível de escolaridade da população brasileira, leva o autor a questionar as relações entre o crescimento econômico e a democratização da educação. O artigo levanta a hipótese de que a educação teria um significado mais importante para o pleno exercício da cidadania do que diretamente para o crescimento econômico.
id FCC-1_b439bafea9b870c0e479774a897b30cf
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1534
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimentoEducaçãoDesenvolvimentoDemocratização da educaçãoCidadaniaCulturaCrescimento econômicoA exploração de alguns dados do Censo de 80, que demonstram a manutenção do baixo nível de escolaridade da população brasileira, leva o autor a questionar as relações entre o crescimento econômico e a democratização da educação. O artigo levanta a hipótese de que a educação teria um significado mais importante para o pleno exercício da cidadania do que diretamente para o crescimento econômico.Fundação Carlos Chagas1982-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 12-21Cadernos de Pesquisa; Núm. 41 (1982); 12-21Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 12-21Cadernos de Pesquisa; n. 41 (1982); 12-211980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534/1533Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDemo, Pedro2022-12-20T13:26:38Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1534Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-20T13:26:38Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
title Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
spellingShingle Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
Demo, Pedro
Educação
Desenvolvimento
Democratização da educação
Cidadania
Cultura
Crescimento econômico
title_short Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
title_full Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
title_fullStr Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
title_full_unstemmed Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
title_sort Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
author Demo, Pedro
author_facet Demo, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demo, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Desenvolvimento
Democratização da educação
Cidadania
Cultura
Crescimento econômico
topic Educação
Desenvolvimento
Democratização da educação
Cidadania
Cultura
Crescimento econômico
description A exploração de alguns dados do Censo de 80, que demonstram a manutenção do baixo nível de escolaridade da população brasileira, leva o autor a questionar as relações entre o crescimento econômico e a democratização da educação. O artigo levanta a hipótese de que a educação teria um significado mais importante para o pleno exercício da cidadania do que diretamente para o crescimento econômico.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534/1533
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 12-21
Cadernos de Pesquisa; Núm. 41 (1982); 12-21
Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 12-21
Cadernos de Pesquisa; n. 41 (1982); 12-21
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431069311795200