Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534 |
Resumo: | A exploração de alguns dados do Censo de 80, que demonstram a manutenção do baixo nível de escolaridade da população brasileira, leva o autor a questionar as relações entre o crescimento econômico e a democratização da educação. O artigo levanta a hipótese de que a educação teria um significado mais importante para o pleno exercício da cidadania do que diretamente para o crescimento econômico. |
id |
FCC-1_b439bafea9b870c0e479774a897b30cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1534 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimentoEducaçãoDesenvolvimentoDemocratização da educaçãoCidadaniaCulturaCrescimento econômicoA exploração de alguns dados do Censo de 80, que demonstram a manutenção do baixo nível de escolaridade da população brasileira, leva o autor a questionar as relações entre o crescimento econômico e a democratização da educação. O artigo levanta a hipótese de que a educação teria um significado mais importante para o pleno exercício da cidadania do que diretamente para o crescimento econômico.Fundação Carlos Chagas1982-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 12-21Cadernos de Pesquisa; Núm. 41 (1982); 12-21Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 12-21Cadernos de Pesquisa; n. 41 (1982); 12-211980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534/1533Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDemo, Pedro2022-12-20T13:26:38Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1534Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-20T13:26:38Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento |
title |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento |
spellingShingle |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento Demo, Pedro Educação Desenvolvimento Democratização da educação Cidadania Cultura Crescimento econômico |
title_short |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento |
title_full |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento |
title_fullStr |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento |
title_sort |
Educação, cultura e poder: hipóteses sobre a importância da educação para o desenvolvimento |
author |
Demo, Pedro |
author_facet |
Demo, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demo, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desenvolvimento Democratização da educação Cidadania Cultura Crescimento econômico |
topic |
Educação Desenvolvimento Democratização da educação Cidadania Cultura Crescimento econômico |
description |
A exploração de alguns dados do Censo de 80, que demonstram a manutenção do baixo nível de escolaridade da população brasileira, leva o autor a questionar as relações entre o crescimento econômico e a democratização da educação. O artigo levanta a hipótese de que a educação teria um significado mais importante para o pleno exercício da cidadania do que diretamente para o crescimento econômico. |
publishDate |
1982 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1982-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1534/1533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 12-21 Cadernos de Pesquisa; Núm. 41 (1982); 12-21 Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 12-21 Cadernos de Pesquisa; n. 41 (1982); 12-21 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431069311795200 |