Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011 |
Resumo: | Este artigo faz uma breve revisão da discussão sobre as matrizes epistemológicas que embasam diferentes concepções de ciência, buscando recuperar esse debate para o âmbito educacional. Os resultados de pesquisa junto a vestibulandos paulistas, acerca das representações que construíram sobre ciência e tecnologia, sugerem que as práticas pedagógicas na área não estão conseguindo viabilizar a aquisição de um conhecimento crítico em ciência e tecnologia, à luz das condições objetivas da existência social. |
id |
FCC-1_c4e64a1708dc54fbfe7aa4378144f364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1011 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologiaCiência e TecnologiaEpistemologiaVestibulandosRepresentações SociaisEste artigo faz uma breve revisão da discussão sobre as matrizes epistemológicas que embasam diferentes concepções de ciência, buscando recuperar esse debate para o âmbito educacional. Os resultados de pesquisa junto a vestibulandos paulistas, acerca das representações que construíram sobre ciência e tecnologia, sugerem que as práticas pedagógicas na área não estão conseguindo viabilizar a aquisição de um conhecimento crítico em ciência e tecnologia, à luz das condições objetivas da existência social.Fundação Carlos Chagas1991-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011Cadernos de Pesquisa; No. 79 (1991); 17-25Cadernos de Pesquisa; Núm. 79 (1991); 17-25Cadernos de Pesquisa; No. 79 (1991); 17-25Cadernos de Pesquisa; n. 79 (1991); 17-251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011/1021Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Maria Laura P. Barbosa2023-04-20T15:28:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1011Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-04-20T15:28:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia |
title |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia |
spellingShingle |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia Franco, Maria Laura P. Barbosa Ciência e Tecnologia Epistemologia Vestibulandos Representações Sociais |
title_short |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia |
title_full |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia |
title_fullStr |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia |
title_full_unstemmed |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia |
title_sort |
Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia |
author |
Franco, Maria Laura P. Barbosa |
author_facet |
Franco, Maria Laura P. Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Maria Laura P. Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência e Tecnologia Epistemologia Vestibulandos Representações Sociais |
topic |
Ciência e Tecnologia Epistemologia Vestibulandos Representações Sociais |
description |
Este artigo faz uma breve revisão da discussão sobre as matrizes epistemológicas que embasam diferentes concepções de ciência, buscando recuperar esse debate para o âmbito educacional. Os resultados de pesquisa junto a vestibulandos paulistas, acerca das representações que construíram sobre ciência e tecnologia, sugerem que as práticas pedagógicas na área não estão conseguindo viabilizar a aquisição de um conhecimento crítico em ciência e tecnologia, à luz das condições objetivas da existência social. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011/1021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 79 (1991); 17-25 Cadernos de Pesquisa; Núm. 79 (1991); 17-25 Cadernos de Pesquisa; No. 79 (1991); 17-25 Cadernos de Pesquisa; n. 79 (1991); 17-25 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431067334180864 |