Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Laura P. Barbosa
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011
Resumo: Este artigo faz uma breve revisão da discussão sobre as matrizes epistemológicas que embasam diferentes concepções de ciência, buscando recuperar esse debate para o âmbito educacional. Os resultados de pesquisa junto a vestibulandos paulistas, acerca das representações que construíram sobre ciência e tecnologia, sugerem que as práticas pedagógicas na área não estão conseguindo viabilizar a aquisição de um conhecimento crítico em ciência e tecnologia, à luz das condições objetivas da existência social.
id FCC-1_c4e64a1708dc54fbfe7aa4378144f364
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1011
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologiaCiência e TecnologiaEpistemologiaVestibulandosRepresentações SociaisEste artigo faz uma breve revisão da discussão sobre as matrizes epistemológicas que embasam diferentes concepções de ciência, buscando recuperar esse debate para o âmbito educacional. Os resultados de pesquisa junto a vestibulandos paulistas, acerca das representações que construíram sobre ciência e tecnologia, sugerem que as práticas pedagógicas na área não estão conseguindo viabilizar a aquisição de um conhecimento crítico em ciência e tecnologia, à luz das condições objetivas da existência social.Fundação Carlos Chagas1991-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011Cadernos de Pesquisa; No. 79 (1991); 17-25Cadernos de Pesquisa; Núm. 79 (1991); 17-25Cadernos de Pesquisa; No. 79 (1991); 17-25Cadernos de Pesquisa; n. 79 (1991); 17-251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011/1021Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Maria Laura P. Barbosa2023-04-20T15:28:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1011Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-04-20T15:28:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
title Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
spellingShingle Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
Franco, Maria Laura P. Barbosa
Ciência e Tecnologia
Epistemologia
Vestibulandos
Representações Sociais
title_short Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
title_full Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
title_fullStr Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
title_full_unstemmed Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
title_sort Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia
author Franco, Maria Laura P. Barbosa
author_facet Franco, Maria Laura P. Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Laura P. Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e Tecnologia
Epistemologia
Vestibulandos
Representações Sociais
topic Ciência e Tecnologia
Epistemologia
Vestibulandos
Representações Sociais
description Este artigo faz uma breve revisão da discussão sobre as matrizes epistemológicas que embasam diferentes concepções de ciência, buscando recuperar esse debate para o âmbito educacional. Os resultados de pesquisa junto a vestibulandos paulistas, acerca das representações que construíram sobre ciência e tecnologia, sugerem que as práticas pedagógicas na área não estão conseguindo viabilizar a aquisição de um conhecimento crítico em ciência e tecnologia, à luz das condições objetivas da existência social.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1011/1021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 79 (1991); 17-25
Cadernos de Pesquisa; Núm. 79 (1991); 17-25
Cadernos de Pesquisa; No. 79 (1991); 17-25
Cadernos de Pesquisa; n. 79 (1991); 17-25
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431067334180864