Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1973 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866 |
Resumo: | A transição entre a escola média e a escola superior permanece como um dos pontos de estrangulamento do sistema educacional brasileiro. Muito embora o número de vagas do ensino superior tenha sofrido um aumento extraordinário, esta expansão não apresenta homogeneidade do ponto de vista qualitativo. Como conseqüência, a clientela mais exigente, que não está apenas em busca de um diploma qualquer, mas procura melhores condições para a aprendizagem e a formação, mantém em nível altamente competitivo a disputa pelas oportunidades de estudo em determinadas instituições. Nessas condições, como a demanda de vagas continua muito superior à oferta, impõe-se a seleção dos candidatos segundo um critério coerente com os valores e ideais dominantes. Se tais valores não são colocados em questão, o critério utilizado pode ser percebido, não como apenas um dos critérios possíveis, cuja escolha é o resultado de um processo de decisão, mas como o critério único e incontestável.Quando os responsáveis pela política educacional decidem que os candidatos selecionados serão os que apresentam maiores aptidões para o aproveitamento de experiência educacional, esta decisão corresponde amplamente às exigências de uma ideologia que valerá a capacidade intelectual e a realização individual. |
id |
FCC-1_c96726819f3cf2242cd6d89937db44b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1866 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de MedicinaEnsino superiorConcurso vestibularDesempenho acadêmicoA transição entre a escola média e a escola superior permanece como um dos pontos de estrangulamento do sistema educacional brasileiro. Muito embora o número de vagas do ensino superior tenha sofrido um aumento extraordinário, esta expansão não apresenta homogeneidade do ponto de vista qualitativo. Como conseqüência, a clientela mais exigente, que não está apenas em busca de um diploma qualquer, mas procura melhores condições para a aprendizagem e a formação, mantém em nível altamente competitivo a disputa pelas oportunidades de estudo em determinadas instituições. Nessas condições, como a demanda de vagas continua muito superior à oferta, impõe-se a seleção dos candidatos segundo um critério coerente com os valores e ideais dominantes. Se tais valores não são colocados em questão, o critério utilizado pode ser percebido, não como apenas um dos critérios possíveis, cuja escolha é o resultado de um processo de decisão, mas como o critério único e incontestável.Quando os responsáveis pela política educacional decidem que os candidatos selecionados serão os que apresentam maiores aptidões para o aproveitamento de experiência educacional, esta decisão corresponde amplamente às exigências de uma ideologia que valerá a capacidade intelectual e a realização individual.Fundação Carlos Chagas1973-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866Cadernos de Pesquisa; No. 5 (1972); 55-76Cadernos de Pesquisa; Núm. 5 (1972); 55-76Cadernos de Pesquisa; No. 5 (1972); 55-76Cadernos de Pesquisa; n. 5 (1972); 55-761980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866/1835Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso, Carmen Lúcia de Melo2023-04-05T14:17:15Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1866Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-04-05T14:17:15Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina |
title |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina |
spellingShingle |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina Barroso, Carmen Lúcia de Melo Ensino superior Concurso vestibular Desempenho acadêmico |
title_short |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina |
title_full |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina |
title_fullStr |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina |
title_full_unstemmed |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina |
title_sort |
Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina |
author |
Barroso, Carmen Lúcia de Melo |
author_facet |
Barroso, Carmen Lúcia de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Carmen Lúcia de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Concurso vestibular Desempenho acadêmico |
topic |
Ensino superior Concurso vestibular Desempenho acadêmico |
description |
A transição entre a escola média e a escola superior permanece como um dos pontos de estrangulamento do sistema educacional brasileiro. Muito embora o número de vagas do ensino superior tenha sofrido um aumento extraordinário, esta expansão não apresenta homogeneidade do ponto de vista qualitativo. Como conseqüência, a clientela mais exigente, que não está apenas em busca de um diploma qualquer, mas procura melhores condições para a aprendizagem e a formação, mantém em nível altamente competitivo a disputa pelas oportunidades de estudo em determinadas instituições. Nessas condições, como a demanda de vagas continua muito superior à oferta, impõe-se a seleção dos candidatos segundo um critério coerente com os valores e ideais dominantes. Se tais valores não são colocados em questão, o critério utilizado pode ser percebido, não como apenas um dos critérios possíveis, cuja escolha é o resultado de um processo de decisão, mas como o critério único e incontestável.Quando os responsáveis pela política educacional decidem que os candidatos selecionados serão os que apresentam maiores aptidões para o aproveitamento de experiência educacional, esta decisão corresponde amplamente às exigências de uma ideologia que valerá a capacidade intelectual e a realização individual. |
publishDate |
1973 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1973-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866/1835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 5 (1972); 55-76 Cadernos de Pesquisa; Núm. 5 (1972); 55-76 Cadernos de Pesquisa; No. 5 (1972); 55-76 Cadernos de Pesquisa; n. 5 (1972); 55-76 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314394927104 |