Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Carmen Lúcia de Melo
Data de Publicação: 1973
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866
Resumo: A transição entre a escola média e a escola superior permanece como um dos pontos de estrangulamento do sistema educacional brasileiro. Muito embora o número de vagas do ensino superior tenha sofrido um aumento extraordinário, esta expansão não apresenta homogeneidade do ponto de vista qualitativo. Como conseqüência, a clientela mais exigente, que não está apenas em busca de um diploma qualquer, mas procura melhores condições para a aprendizagem e a formação, mantém em nível altamente competitivo a disputa pelas oportunidades de estudo em determinadas instituições. Nessas condições, como a demanda de vagas continua muito superior à oferta, impõe-se a seleção dos candidatos segundo um critério coerente com os valores e ideais dominantes. Se tais valores não são colocados em questão, o critério utilizado pode ser percebido, não como apenas um dos critérios possíveis, cuja escolha é o resultado de um processo de decisão, mas como o critério único e incontestável.Quando os responsáveis pela política educacional decidem que os candidatos selecionados serão os que apresentam maiores aptidões para o aproveitamento de experiência educacional, esta decisão corresponde amplamente às exigências de uma ideologia que valerá a capacidade intelectual e a realização individual.
id FCC-1_c96726819f3cf2242cd6d89937db44b8
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1866
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de MedicinaEnsino superiorConcurso vestibularDesempenho acadêmicoA transição entre a escola média e a escola superior permanece como um dos pontos de estrangulamento do sistema educacional brasileiro. Muito embora o número de vagas do ensino superior tenha sofrido um aumento extraordinário, esta expansão não apresenta homogeneidade do ponto de vista qualitativo. Como conseqüência, a clientela mais exigente, que não está apenas em busca de um diploma qualquer, mas procura melhores condições para a aprendizagem e a formação, mantém em nível altamente competitivo a disputa pelas oportunidades de estudo em determinadas instituições. Nessas condições, como a demanda de vagas continua muito superior à oferta, impõe-se a seleção dos candidatos segundo um critério coerente com os valores e ideais dominantes. Se tais valores não são colocados em questão, o critério utilizado pode ser percebido, não como apenas um dos critérios possíveis, cuja escolha é o resultado de um processo de decisão, mas como o critério único e incontestável.Quando os responsáveis pela política educacional decidem que os candidatos selecionados serão os que apresentam maiores aptidões para o aproveitamento de experiência educacional, esta decisão corresponde amplamente às exigências de uma ideologia que valerá a capacidade intelectual e a realização individual.Fundação Carlos Chagas1973-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866Cadernos de Pesquisa; No. 5 (1972); 55-76Cadernos de Pesquisa; Núm. 5 (1972); 55-76Cadernos de Pesquisa; No. 5 (1972); 55-76Cadernos de Pesquisa; n. 5 (1972); 55-761980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866/1835Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso, Carmen Lúcia de Melo2023-04-05T14:17:15Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1866Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-04-05T14:17:15Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
title Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
spellingShingle Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
Barroso, Carmen Lúcia de Melo
Ensino superior
Concurso vestibular
Desempenho acadêmico
title_short Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
title_full Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
title_fullStr Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
title_full_unstemmed Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
title_sort Estudos de predição do comportamento acadêmico: II - Faculdades de Medicina
author Barroso, Carmen Lúcia de Melo
author_facet Barroso, Carmen Lúcia de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Carmen Lúcia de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Concurso vestibular
Desempenho acadêmico
topic Ensino superior
Concurso vestibular
Desempenho acadêmico
description A transição entre a escola média e a escola superior permanece como um dos pontos de estrangulamento do sistema educacional brasileiro. Muito embora o número de vagas do ensino superior tenha sofrido um aumento extraordinário, esta expansão não apresenta homogeneidade do ponto de vista qualitativo. Como conseqüência, a clientela mais exigente, que não está apenas em busca de um diploma qualquer, mas procura melhores condições para a aprendizagem e a formação, mantém em nível altamente competitivo a disputa pelas oportunidades de estudo em determinadas instituições. Nessas condições, como a demanda de vagas continua muito superior à oferta, impõe-se a seleção dos candidatos segundo um critério coerente com os valores e ideais dominantes. Se tais valores não são colocados em questão, o critério utilizado pode ser percebido, não como apenas um dos critérios possíveis, cuja escolha é o resultado de um processo de decisão, mas como o critério único e incontestável.Quando os responsáveis pela política educacional decidem que os candidatos selecionados serão os que apresentam maiores aptidões para o aproveitamento de experiência educacional, esta decisão corresponde amplamente às exigências de uma ideologia que valerá a capacidade intelectual e a realização individual.
publishDate 1973
dc.date.none.fl_str_mv 1973-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1866/1835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 5 (1972); 55-76
Cadernos de Pesquisa; Núm. 5 (1972); 55-76
Cadernos de Pesquisa; No. 5 (1972); 55-76
Cadernos de Pesquisa; n. 5 (1972); 55-76
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314394927104