Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davies, Nicholas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/151
Resumo: O artigo examina as disposições educacionais nas Leis Orgânicas dos 92 municípios fluminenses e constata que elas apresentam pouca originalidade, pois são principalmente cópias das Constituições Federal e Estadual do Rio de Janeiro e de modelos fornecidos por consultorias legislativas ou partidos políticos. Observa que a maioria contém as mesmas formulações e os mesmos equívocos das Constituições e que existem as que até copiam errado artigos dos textos base, o que provavelmente não ocorreria se os vereadores tivessem elaborado as leis de maneira autônoma. Algumas Leis Orgânicas apresentam, contudo, contribuições originais, tanto positivas (aumento do percentual mínimo da receita orçamentária municipal para a educação) quanto negativas (redução desse percentual através de emendas). O estudo mostra como é frágil o exercício concreto da autonomia municipal na elaboração dessas leis em uma perspectiva democrática e como é ilusória a ideia de muitos que no âmbito local o exercício da cidadania é mais fácil.
id FCC-1_cabac49455a9de8334848341908c3e3f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/151
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópiaRio de JaneiroLegislaçãoMunicípiosPolíticas EducacionaisO artigo examina as disposições educacionais nas Leis Orgânicas dos 92 municípios fluminenses e constata que elas apresentam pouca originalidade, pois são principalmente cópias das Constituições Federal e Estadual do Rio de Janeiro e de modelos fornecidos por consultorias legislativas ou partidos políticos. Observa que a maioria contém as mesmas formulações e os mesmos equívocos das Constituições e que existem as que até copiam errado artigos dos textos base, o que provavelmente não ocorreria se os vereadores tivessem elaborado as leis de maneira autônoma. Algumas Leis Orgânicas apresentam, contudo, contribuições originais, tanto positivas (aumento do percentual mínimo da receita orçamentária municipal para a educação) quanto negativas (redução desse percentual através de emendas). O estudo mostra como é frágil o exercício concreto da autonomia municipal na elaboração dessas leis em uma perspectiva democrática e como é ilusória a ideia de muitos que no âmbito local o exercício da cidadania é mais fácil.Fundação Carlos Chagas2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/151Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 857-880Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 141 (2010); 857-880Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 857-880Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 141 (2010); 857-8801980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/151/174Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDavies, Nicholas2023-11-08T12:43:44Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/151Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T12:43:44Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia
title Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia
spellingShingle Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia
Davies, Nicholas
Rio de Janeiro
Legislação
Municípios
Políticas Educacionais
title_short Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia
title_full Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia
title_fullStr Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia
title_full_unstemmed Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia
title_sort Educação nas leis orgânicas dos municípios fluminenses: pouca originalidade e muita cópia
author Davies, Nicholas
author_facet Davies, Nicholas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davies, Nicholas
dc.subject.por.fl_str_mv Rio de Janeiro
Legislação
Municípios
Políticas Educacionais
topic Rio de Janeiro
Legislação
Municípios
Políticas Educacionais
description O artigo examina as disposições educacionais nas Leis Orgânicas dos 92 municípios fluminenses e constata que elas apresentam pouca originalidade, pois são principalmente cópias das Constituições Federal e Estadual do Rio de Janeiro e de modelos fornecidos por consultorias legislativas ou partidos políticos. Observa que a maioria contém as mesmas formulações e os mesmos equívocos das Constituições e que existem as que até copiam errado artigos dos textos base, o que provavelmente não ocorreria se os vereadores tivessem elaborado as leis de maneira autônoma. Algumas Leis Orgânicas apresentam, contudo, contribuições originais, tanto positivas (aumento do percentual mínimo da receita orçamentária municipal para a educação) quanto negativas (redução desse percentual através de emendas). O estudo mostra como é frágil o exercício concreto da autonomia municipal na elaboração dessas leis em uma perspectiva democrática e como é ilusória a ideia de muitos que no âmbito local o exercício da cidadania é mais fácil.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/151
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/151/174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 857-880
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 141 (2010); 857-880
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 857-880
Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 141 (2010); 857-880
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308391829504