Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vanda Catarina
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação.
id FCC-1_dac7082ff425f8b0a4e178d5f8acd9f4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/492
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativaProfessorFormação ContínuaSão PauloMinas GeraisEste artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação.Fundação Carlos Chagas2004-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 139-168Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 139-168Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 139-168Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 139-1681980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492/496Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Vanda Catarina2023-11-01T13:38:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/492Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T13:38:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
title Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
spellingShingle Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
Duarte, Vanda Catarina
Professor
Formação Contínua
São Paulo
Minas Gerais
title_short Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
title_full Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
title_fullStr Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
title_full_unstemmed Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
title_sort Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
author Duarte, Vanda Catarina
author_facet Duarte, Vanda Catarina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Vanda Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação Contínua
São Paulo
Minas Gerais
topic Professor
Formação Contínua
São Paulo
Minas Gerais
description Este artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492/496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 139-168
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 139-168
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 139-168
Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 139-168
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309640683520