Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação. |
id |
FCC-1_dac7082ff425f8b0a4e178d5f8acd9f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/492 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativaProfessorFormação ContínuaSão PauloMinas GeraisEste artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação.Fundação Carlos Chagas2004-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 139-168Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 139-168Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 139-168Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 139-1681980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492/496Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Vanda Catarina2023-11-01T13:38:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/492Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T13:38:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa |
title |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa |
spellingShingle |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa Duarte, Vanda Catarina Professor Formação Contínua São Paulo Minas Gerais |
title_short |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa |
title_full |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa |
title_fullStr |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa |
title_full_unstemmed |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa |
title_sort |
Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa |
author |
Duarte, Vanda Catarina |
author_facet |
Duarte, Vanda Catarina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Vanda Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Contínua São Paulo Minas Gerais |
topic |
Professor Formação Contínua São Paulo Minas Gerais |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492/496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 139-168 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 139-168 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 139-168 Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 139-168 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309640683520 |