Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais. |
id |
FCC-1_e47f0ee2f0a7baf7f7857354d346572f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/190 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusãoEnsino SuperiorEducação InclusivaDeficiente da AudiçãoMétodos de EnsinoO objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 147-172Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 147-172Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 147-172Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 147-1721980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190/209Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBisol, Cláudia AlquatiValentini, Carla BeatrisSimioni, Janaína LazzarottoZanchin, Jaqueline2023-11-07T15:27:58Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/190Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-07T15:27:58Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão |
title |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão |
spellingShingle |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão Bisol, Cláudia Alquati Ensino Superior Educação Inclusiva Deficiente da Audição Métodos de Ensino |
title_short |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão |
title_full |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão |
title_fullStr |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão |
title_full_unstemmed |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão |
title_sort |
Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão |
author |
Bisol, Cláudia Alquati |
author_facet |
Bisol, Cláudia Alquati Valentini, Carla Beatris Simioni, Janaína Lazzarotto Zanchin, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Valentini, Carla Beatris Simioni, Janaína Lazzarotto Zanchin, Jaqueline |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisol, Cláudia Alquati Valentini, Carla Beatris Simioni, Janaína Lazzarotto Zanchin, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Educação Inclusiva Deficiente da Audição Métodos de Ensino |
topic |
Ensino Superior Educação Inclusiva Deficiente da Audição Métodos de Ensino |
description |
O objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190/209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 147-172 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 147-172 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 147-172 Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 147-172 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431063539384320 |