Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisol, Cláudia Alquati
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Valentini, Carla Beatris, Simioni, Janaína Lazzarotto, Zanchin, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais.
id FCC-1_e47f0ee2f0a7baf7f7857354d346572f
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/190
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusãoEnsino SuperiorEducação InclusivaDeficiente da AudiçãoMétodos de EnsinoO objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 147-172Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 147-172Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 147-172Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 147-1721980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190/209Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBisol, Cláudia AlquatiValentini, Carla BeatrisSimioni, Janaína LazzarottoZanchin, Jaqueline2023-11-07T15:27:58Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/190Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-07T15:27:58Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
title Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
spellingShingle Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
Bisol, Cláudia Alquati
Ensino Superior
Educação Inclusiva
Deficiente da Audição
Métodos de Ensino
title_short Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
title_full Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
title_fullStr Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
title_full_unstemmed Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
title_sort Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão
author Bisol, Cláudia Alquati
author_facet Bisol, Cláudia Alquati
Valentini, Carla Beatris
Simioni, Janaína Lazzarotto
Zanchin, Jaqueline
author_role author
author2 Valentini, Carla Beatris
Simioni, Janaína Lazzarotto
Zanchin, Jaqueline
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisol, Cláudia Alquati
Valentini, Carla Beatris
Simioni, Janaína Lazzarotto
Zanchin, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Educação Inclusiva
Deficiente da Audição
Métodos de Ensino
topic Ensino Superior
Educação Inclusiva
Deficiente da Audição
Métodos de Ensino
description O objetivo deste estudo é compreender a vivência universitária de estudantes surdos que frequentaram escolas bilíngues e se identificam com a cultura surda. O ponto de partida foi uma pesquisa de campo com cinco jovens - três moças e dois rapazes, com idades entre 21 e 27 anos - matriculados em cursos de graduação por no mínimo três semestres. O trabalho consistiu em entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas por uma bolsista surda e gravadas em vídeo e, depois, traduzidas para a língua portuguesa e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados descrevem o desafio da adaptação dos sujeitos surdos a um universo majoritariamente ouvinte, as dificuldades de transitar entre a língua de sinais e a língua portuguesa, a necessidade de manter referenciais identitários valorizados aos olhos dos ouvintes, além da importância de reorganizar as estratégias de ensino e de avaliar a participação do intérprete de língua de sinais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/190/209
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 147-172
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 139 (2010); 147-172
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 139 (2010); 147-172
Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 139 (2010); 147-172
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431063539384320