Concepção do papel de psicólogo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1975 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1840 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é delinear a concepção que os Psicólogos Escolares têm de seu papel profissional, quando integram uma equipe formada por outros técnicos (Orientador Pedagógico e Orientador Educacional).Nossa hipótese é a de que existe um consenso entre os Psicólogos Escolares sobre a função preventiva que devem exercer, atuando sobretudo junto ao professor quando em serviço. Os dados de caracterização dos sujeitos da amostra foram levantados através de um questionário informativo. O instrumento usado para análise da concepção do papel profissional foi uma escala Q não estruturada, constando de 70 afirmações sobre atividades de um serviço de Psicologia Escolar. Os dados receberam tratamento conforme a rotina da metodologia Q. Submetidos a análise, esses dados permitiram não só confirmar a hipótese formulada, como detectar a existência de uma concepção alternativa do papel de Psicólogo Escolar, enquanto "facilitador na solução de problemas escolares". |
id |
FCC-1_e657b10b2ae2a5cc4ae61d2bc005fc04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1840 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção do papel de psicólogo escolarPsicólogosRelações professor-alunoPsicologia da educaçãoO objetivo da presente pesquisa é delinear a concepção que os Psicólogos Escolares têm de seu papel profissional, quando integram uma equipe formada por outros técnicos (Orientador Pedagógico e Orientador Educacional).Nossa hipótese é a de que existe um consenso entre os Psicólogos Escolares sobre a função preventiva que devem exercer, atuando sobretudo junto ao professor quando em serviço. Os dados de caracterização dos sujeitos da amostra foram levantados através de um questionário informativo. O instrumento usado para análise da concepção do papel profissional foi uma escala Q não estruturada, constando de 70 afirmações sobre atividades de um serviço de Psicologia Escolar. Os dados receberam tratamento conforme a rotina da metodologia Q. Submetidos a análise, esses dados permitiram não só confirmar a hipótese formulada, como detectar a existência de uma concepção alternativa do papel de Psicólogo Escolar, enquanto "facilitador na solução de problemas escolares". Fundação Carlos Chagas1975-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1840Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 29-47Cadernos de Pesquisa; Núm. 12 (1975); 29-47Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 29-47Cadernos de Pesquisa; n. 12 (1975); 29-471980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1840/1809Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoldberg, Maria Amélia Azevêdo2023-02-01T15:24:10Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1840Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-01T15:24:10Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção do papel de psicólogo escolar |
title |
Concepção do papel de psicólogo escolar |
spellingShingle |
Concepção do papel de psicólogo escolar Goldberg, Maria Amélia Azevêdo Psicólogos Relações professor-aluno Psicologia da educação |
title_short |
Concepção do papel de psicólogo escolar |
title_full |
Concepção do papel de psicólogo escolar |
title_fullStr |
Concepção do papel de psicólogo escolar |
title_full_unstemmed |
Concepção do papel de psicólogo escolar |
title_sort |
Concepção do papel de psicólogo escolar |
author |
Goldberg, Maria Amélia Azevêdo |
author_facet |
Goldberg, Maria Amélia Azevêdo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goldberg, Maria Amélia Azevêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicólogos Relações professor-aluno Psicologia da educação |
topic |
Psicólogos Relações professor-aluno Psicologia da educação |
description |
O objetivo da presente pesquisa é delinear a concepção que os Psicólogos Escolares têm de seu papel profissional, quando integram uma equipe formada por outros técnicos (Orientador Pedagógico e Orientador Educacional).Nossa hipótese é a de que existe um consenso entre os Psicólogos Escolares sobre a função preventiva que devem exercer, atuando sobretudo junto ao professor quando em serviço. Os dados de caracterização dos sujeitos da amostra foram levantados através de um questionário informativo. O instrumento usado para análise da concepção do papel profissional foi uma escala Q não estruturada, constando de 70 afirmações sobre atividades de um serviço de Psicologia Escolar. Os dados receberam tratamento conforme a rotina da metodologia Q. Submetidos a análise, esses dados permitiram não só confirmar a hipótese formulada, como detectar a existência de uma concepção alternativa do papel de Psicólogo Escolar, enquanto "facilitador na solução de problemas escolares". |
publishDate |
1975 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1975-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1840 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1840/1809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 29-47 Cadernos de Pesquisa; Núm. 12 (1975); 29-47 Cadernos de Pesquisa; No. 12 (1975); 29-47 Cadernos de Pesquisa; n. 12 (1975); 29-47 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314365566976 |