Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494 |
Resumo: | Este estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental. |
id |
FCC-1_e9d9619836c52452c6ba1df5b1a56fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/494 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinenseDemocratização da EducaçãoEducaçãoEnsino FundamentalSanta CatarinaEste estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental.Fundação Carlos Chagas2004-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 187-212Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 187-212Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 187-212Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 187-2121980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494/498Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValle, Ione RibeiroMizuki, Gláucia Elisa PaulaCastro, Inaiara Maria Ferreira2023-11-01T13:40:41Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/494Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T13:40:41Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense |
title |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense |
spellingShingle |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense Valle, Ione Ribeiro Democratização da Educação Educação Ensino Fundamental Santa Catarina |
title_short |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense |
title_full |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense |
title_fullStr |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense |
title_full_unstemmed |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense |
title_sort |
Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense |
author |
Valle, Ione Ribeiro |
author_facet |
Valle, Ione Ribeiro Mizuki, Gláucia Elisa Paula Castro, Inaiara Maria Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Mizuki, Gláucia Elisa Paula Castro, Inaiara Maria Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valle, Ione Ribeiro Mizuki, Gláucia Elisa Paula Castro, Inaiara Maria Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democratização da Educação Educação Ensino Fundamental Santa Catarina |
topic |
Democratização da Educação Educação Ensino Fundamental Santa Catarina |
description |
Este estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494/498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 187-212 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 187-212 Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 187-212 Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 187-212 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431065045139456 |