Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Ione Ribeiro
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Mizuki, Gláucia Elisa Paula, Castro, Inaiara Maria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494
Resumo: Este estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental.
id FCC-1_e9d9619836c52452c6ba1df5b1a56fb3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/494
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinenseDemocratização da EducaçãoEducaçãoEnsino FundamentalSanta CatarinaEste estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental.Fundação Carlos Chagas2004-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 187-212Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 187-212Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 187-212Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 187-2121980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494/498Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValle, Ione RibeiroMizuki, Gláucia Elisa PaulaCastro, Inaiara Maria Ferreira2023-11-01T13:40:41Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/494Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T13:40:41Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
title Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
spellingShingle Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
Valle, Ione Ribeiro
Democratização da Educação
Educação
Ensino Fundamental
Santa Catarina
title_short Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
title_full Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
title_fullStr Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
title_full_unstemmed Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
title_sort Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense
author Valle, Ione Ribeiro
author_facet Valle, Ione Ribeiro
Mizuki, Gláucia Elisa Paula
Castro, Inaiara Maria Ferreira
author_role author
author2 Mizuki, Gláucia Elisa Paula
Castro, Inaiara Maria Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Ione Ribeiro
Mizuki, Gláucia Elisa Paula
Castro, Inaiara Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização da Educação
Educação
Ensino Fundamental
Santa Catarina
topic Democratização da Educação
Educação
Ensino Fundamental
Santa Catarina
description Este estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494/498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 187-212
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 121 (2004); 187-212
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 121 (2004); 187-212
Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 121 (2004); 187-212
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309643829248