A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152 |
Resumo: | A organização da escola e a cultura escolar são abordadas na sua relação com a implantação dos ciclos, em especial, nas escolas públicas. Tal relação é construída para consubstanciar a afirmação de que é necessário superar a dicotomia estabelecida no discurso tanto de professores, quanto de formuladores de políticas ou até mesmo de políticos e da população em geral, no que tange à qualidade da educação escolar, em relação à organização da escola em séries ou em ciclos. O objetivo do estudo é apontar para a necessidade de romper essa dicotomia, muitas vezes presente no debate séries/ciclos, e argumentar a favor de sua superação para a construção de uma escola mais democrática e para todos. |
id |
FCC-1_f5060393b356b03ae692c7847f47ad68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/152 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatóriaDemocratização do EnsinoHistória da EducaçãoPolítica EducacionalRepetênciaA organização da escola e a cultura escolar são abordadas na sua relação com a implantação dos ciclos, em especial, nas escolas públicas. Tal relação é construída para consubstanciar a afirmação de que é necessário superar a dicotomia estabelecida no discurso tanto de professores, quanto de formuladores de políticas ou até mesmo de políticos e da população em geral, no que tange à qualidade da educação escolar, em relação à organização da escola em séries ou em ciclos. O objetivo do estudo é apontar para a necessidade de romper essa dicotomia, muitas vezes presente no debate séries/ciclos, e argumentar a favor de sua superação para a construção de uma escola mais democrática e para todos.Fundação Carlos Chagas2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 881-894Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 141 (2010); 881-894Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 881-894Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 141 (2010); 881-8941980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152/173Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Claudia de Oliveira2023-11-08T12:44:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/152Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T12:44:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória |
title |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória |
spellingShingle |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória Fernandes, Claudia de Oliveira Democratização do Ensino História da Educação Política Educacional Repetência |
title_short |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória |
title_full |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória |
title_fullStr |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória |
title_full_unstemmed |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória |
title_sort |
A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória |
author |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
author_facet |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democratização do Ensino História da Educação Política Educacional Repetência |
topic |
Democratização do Ensino História da Educação Política Educacional Repetência |
description |
A organização da escola e a cultura escolar são abordadas na sua relação com a implantação dos ciclos, em especial, nas escolas públicas. Tal relação é construída para consubstanciar a afirmação de que é necessário superar a dicotomia estabelecida no discurso tanto de professores, quanto de formuladores de políticas ou até mesmo de políticos e da população em geral, no que tange à qualidade da educação escolar, em relação à organização da escola em séries ou em ciclos. O objetivo do estudo é apontar para a necessidade de romper essa dicotomia, muitas vezes presente no debate séries/ciclos, e argumentar a favor de sua superação para a construção de uma escola mais democrática e para todos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152/173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 881-894 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 141 (2010); 881-894 Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 881-894 Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 141 (2010); 881-894 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308392878080 |