A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Claudia de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152
Resumo: A organização da escola e a cultura escolar são abordadas na sua relação com a implantação dos ciclos, em especial, nas escolas públicas. Tal relação é construída para consubstanciar a afirmação de que é necessário superar a dicotomia estabelecida no discurso tanto de professores, quanto de formuladores de políticas ou até mesmo de políticos e da população em geral, no que tange à qualidade da educação escolar, em relação à organização da escola em séries ou em ciclos. O objetivo do estudo é apontar para a necessidade de romper essa dicotomia, muitas vezes presente no debate séries/ciclos, e argumentar a favor de sua superação para a construção de uma escola mais democrática e para todos.
id FCC-1_f5060393b356b03ae692c7847f47ad68
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/152
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatóriaDemocratização do EnsinoHistória da EducaçãoPolítica EducacionalRepetênciaA organização da escola e a cultura escolar são abordadas na sua relação com a implantação dos ciclos, em especial, nas escolas públicas. Tal relação é construída para consubstanciar a afirmação de que é necessário superar a dicotomia estabelecida no discurso tanto de professores, quanto de formuladores de políticas ou até mesmo de políticos e da população em geral, no que tange à qualidade da educação escolar, em relação à organização da escola em séries ou em ciclos. O objetivo do estudo é apontar para a necessidade de romper essa dicotomia, muitas vezes presente no debate séries/ciclos, e argumentar a favor de sua superação para a construção de uma escola mais democrática e para todos.Fundação Carlos Chagas2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 881-894Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 141 (2010); 881-894Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 881-894Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 141 (2010); 881-8941980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152/173Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Claudia de Oliveira2023-11-08T12:44:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/152Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T12:44:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
title A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
spellingShingle A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
Fernandes, Claudia de Oliveira
Democratização do Ensino
História da Educação
Política Educacional
Repetência
title_short A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
title_full A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
title_fullStr A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
title_full_unstemmed A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
title_sort A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória
author Fernandes, Claudia de Oliveira
author_facet Fernandes, Claudia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Claudia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização do Ensino
História da Educação
Política Educacional
Repetência
topic Democratização do Ensino
História da Educação
Política Educacional
Repetência
description A organização da escola e a cultura escolar são abordadas na sua relação com a implantação dos ciclos, em especial, nas escolas públicas. Tal relação é construída para consubstanciar a afirmação de que é necessário superar a dicotomia estabelecida no discurso tanto de professores, quanto de formuladores de políticas ou até mesmo de políticos e da população em geral, no que tange à qualidade da educação escolar, em relação à organização da escola em séries ou em ciclos. O objetivo do estudo é apontar para a necessidade de romper essa dicotomia, muitas vezes presente no debate séries/ciclos, e argumentar a favor de sua superação para a construção de uma escola mais democrática e para todos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/152/173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 881-894
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 141 (2010); 881-894
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 141 (2010); 881-894
Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 141 (2010); 881-894
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308392878080