A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lólio Lourenço de
Data de Publicação: 1972
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1873
Resumo: O candidato a exame vestibular para cursos da área biológica, em São Paulo, tem tido a oportunidade de concorrer a vagas em grande número de cursos de diversas carreiras profissionais, através do exame unificado que, desde 1965, é realizado pelo CESCEM (Centro de Seleção de Candidatos a Escolas Superiores, órgão da Fundação Carlos Chagas). Até 1971, podia optar por um total de até 15 cursos, escolhidos em quaisquer das carreiras oferecidas. Em 1972, Portaria do Ministério da Educação limitou a possibilidade de opção a cursos de, no máximo, duas carreiras.O sistema através do qual o candidato manifesta suas opções é, em resumo, o seguinte: no ato da inscrição para o exame, o candidato indica, na ordem de sua preferência, as carreiras a que se candidata; para cada carreira, indica, também na ordem de sua preferência, os cursos em que pretende ingressar. AS vagas de cada um dos cursos de uma carreira são preenchidas, inicialmente, pelos candidatos que a indicam em primeiro lugar, obedecida a classificação por eles alcançada. Se restam vagas nesses cursos, são, a seguir aproveitados, na ordem de sua classificação, os candidatos que indicam essa carreira em segundo lugar, e não têm sua primeira escolha atendida, e assim sucessivamente, até o preenchimento das vagas oferecidas.
id FCC-1_f9eb575172647c3e686403f0d5c5fa46
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1873
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A opção profissional: tendências e implicações para o vestibularConcurso vestibularProfissionalizaçãoO candidato a exame vestibular para cursos da área biológica, em São Paulo, tem tido a oportunidade de concorrer a vagas em grande número de cursos de diversas carreiras profissionais, através do exame unificado que, desde 1965, é realizado pelo CESCEM (Centro de Seleção de Candidatos a Escolas Superiores, órgão da Fundação Carlos Chagas). Até 1971, podia optar por um total de até 15 cursos, escolhidos em quaisquer das carreiras oferecidas. Em 1972, Portaria do Ministério da Educação limitou a possibilidade de opção a cursos de, no máximo, duas carreiras.O sistema através do qual o candidato manifesta suas opções é, em resumo, o seguinte: no ato da inscrição para o exame, o candidato indica, na ordem de sua preferência, as carreiras a que se candidata; para cada carreira, indica, também na ordem de sua preferência, os cursos em que pretende ingressar. AS vagas de cada um dos cursos de uma carreira são preenchidas, inicialmente, pelos candidatos que a indicam em primeiro lugar, obedecida a classificação por eles alcançada. Se restam vagas nesses cursos, são, a seguir aproveitados, na ordem de sua classificação, os candidatos que indicam essa carreira em segundo lugar, e não têm sua primeira escolha atendida, e assim sucessivamente, até o preenchimento das vagas oferecidas.Fundação Carlos Chagas1972-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1873Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 13-19Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 13-19Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 13-19Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 13-191980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1873/1840Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lólio Lourenço de2023-01-03T14:09:21Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1873Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-03T14:09:21Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular
title A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular
spellingShingle A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular
Oliveira, Lólio Lourenço de
Concurso vestibular
Profissionalização
title_short A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular
title_full A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular
title_fullStr A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular
title_full_unstemmed A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular
title_sort A opção profissional: tendências e implicações para o vestibular
author Oliveira, Lólio Lourenço de
author_facet Oliveira, Lólio Lourenço de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lólio Lourenço de
dc.subject.por.fl_str_mv Concurso vestibular
Profissionalização
topic Concurso vestibular
Profissionalização
description O candidato a exame vestibular para cursos da área biológica, em São Paulo, tem tido a oportunidade de concorrer a vagas em grande número de cursos de diversas carreiras profissionais, através do exame unificado que, desde 1965, é realizado pelo CESCEM (Centro de Seleção de Candidatos a Escolas Superiores, órgão da Fundação Carlos Chagas). Até 1971, podia optar por um total de até 15 cursos, escolhidos em quaisquer das carreiras oferecidas. Em 1972, Portaria do Ministério da Educação limitou a possibilidade de opção a cursos de, no máximo, duas carreiras.O sistema através do qual o candidato manifesta suas opções é, em resumo, o seguinte: no ato da inscrição para o exame, o candidato indica, na ordem de sua preferência, as carreiras a que se candidata; para cada carreira, indica, também na ordem de sua preferência, os cursos em que pretende ingressar. AS vagas de cada um dos cursos de uma carreira são preenchidas, inicialmente, pelos candidatos que a indicam em primeiro lugar, obedecida a classificação por eles alcançada. Se restam vagas nesses cursos, são, a seguir aproveitados, na ordem de sua classificação, os candidatos que indicam essa carreira em segundo lugar, e não têm sua primeira escolha atendida, e assim sucessivamente, até o preenchimento das vagas oferecidas.
publishDate 1972
dc.date.none.fl_str_mv 1972-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1873
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1873/1840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 13-19
Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 13-19
Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 13-19
Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 13-19
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314401218560