Itinerantes e itinerários na busca da palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dietzsch, Mary Júlia Martins
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Silva, Maria Alice Setubal S. e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/916
Resumo: Pensar a sala de aula como um espaço de nascimento de leitores/escritores é propor que nela se instalem a interação e a palavra. Em questão, portanto, o silêncio forçado e o repetir sem sentido que não raro fazem parte de nossas classes de leitura e escrita. Ao se apagarem as vozes das crianças se emudecem também o professor, que na eloqüência disfarçada tenta esconder os sentimentos difusos e o cansaço de alguém que se perdeu no caminho. Na busca desse caminho, coloca-se para o professor o diálogo com o seu próprio texto, com o texto de seu aluno e com a produção cultural. Mediando o diálogo, a linguagem entendida como interlocução, como lugar de acontecimento e de fruição.
id FCC-1_fa89df15217ce202b0b8894688801d95
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/916
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Itinerantes e itinerários na busca da palavraLeitura - Escrita em Sala de AulaInterlocução Professor - AlunoPensar a sala de aula como um espaço de nascimento de leitores/escritores é propor que nela se instalem a interação e a palavra. Em questão, portanto, o silêncio forçado e o repetir sem sentido que não raro fazem parte de nossas classes de leitura e escrita. Ao se apagarem as vozes das crianças se emudecem também o professor, que na eloqüência disfarçada tenta esconder os sentimentos difusos e o cansaço de alguém que se perdeu no caminho. Na busca desse caminho, coloca-se para o professor o diálogo com o seu próprio texto, com o texto de seu aluno e com a produção cultural. Mediando o diálogo, a linguagem entendida como interlocução, como lugar de acontecimento e de fruição.Fundação Carlos Chagas1994-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/916Cadernos de Pesquisa; No. 88 (1994); 55-63Cadernos de Pesquisa; Núm. 88 (1994); 55-63Cadernos de Pesquisa; No. 88 (1994); 55-63Cadernos de Pesquisa; n. 88 (1994); 55-631980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/916/922Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDietzsch, Mary Júlia MartinsSilva, Maria Alice Setubal S. e2023-10-23T12:31:45Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/916Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-23T12:31:45Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerantes e itinerários na busca da palavra
title Itinerantes e itinerários na busca da palavra
spellingShingle Itinerantes e itinerários na busca da palavra
Dietzsch, Mary Júlia Martins
Leitura - Escrita em Sala de Aula
Interlocução Professor - Aluno
title_short Itinerantes e itinerários na busca da palavra
title_full Itinerantes e itinerários na busca da palavra
title_fullStr Itinerantes e itinerários na busca da palavra
title_full_unstemmed Itinerantes e itinerários na busca da palavra
title_sort Itinerantes e itinerários na busca da palavra
author Dietzsch, Mary Júlia Martins
author_facet Dietzsch, Mary Júlia Martins
Silva, Maria Alice Setubal S. e
author_role author
author2 Silva, Maria Alice Setubal S. e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dietzsch, Mary Júlia Martins
Silva, Maria Alice Setubal S. e
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Escrita em Sala de Aula
Interlocução Professor - Aluno
topic Leitura - Escrita em Sala de Aula
Interlocução Professor - Aluno
description Pensar a sala de aula como um espaço de nascimento de leitores/escritores é propor que nela se instalem a interação e a palavra. Em questão, portanto, o silêncio forçado e o repetir sem sentido que não raro fazem parte de nossas classes de leitura e escrita. Ao se apagarem as vozes das crianças se emudecem também o professor, que na eloqüência disfarçada tenta esconder os sentimentos difusos e o cansaço de alguém que se perdeu no caminho. Na busca desse caminho, coloca-se para o professor o diálogo com o seu próprio texto, com o texto de seu aluno e com a produção cultural. Mediando o diálogo, a linguagem entendida como interlocução, como lugar de acontecimento e de fruição.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/916
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/916/922
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 88 (1994); 55-63
Cadernos de Pesquisa; Núm. 88 (1994); 55-63
Cadernos de Pesquisa; No. 88 (1994); 55-63
Cadernos de Pesquisa; n. 88 (1994); 55-63
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311163215872