Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Teresa Gonzaga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013
Resumo: Este texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados.
id FCC-2_023d43ab09360fb0b2b8cacf8aba6c91
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2013
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensinoRelações Escola-FamíliaEscolas PúblicasRendimento EscolarAlunosDesempenhoEste texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201310.18222/eae214620102013Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 271-296Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 271-296Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 271-296Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 271-296Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 271-2961984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013/1973Alves, Maria Teresa Gonzagainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2013Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
title Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
spellingShingle Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
Alves, Maria Teresa Gonzaga
Relações Escola-Família
Escolas Públicas
Rendimento Escolar
Alunos
Desempenho
title_short Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
title_full Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
title_fullStr Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
title_full_unstemmed Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
title_sort Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
author Alves, Maria Teresa Gonzaga
author_facet Alves, Maria Teresa Gonzaga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Teresa Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Escola-Família
Escolas Públicas
Rendimento Escolar
Alunos
Desempenho
topic Relações Escola-Família
Escolas Públicas
Rendimento Escolar
Alunos
Desempenho
description Este texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013
10.18222/eae214620102013
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013
identifier_str_mv 10.18222/eae214620102013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013/1973
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 271-296
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 271-296
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 271-296
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 271-296
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 271-296
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419871571968