Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013 |
Resumo: | Este texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados. |
id |
FCC-2_023d43ab09360fb0b2b8cacf8aba6c91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2013 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensinoRelações Escola-FamíliaEscolas PúblicasRendimento EscolarAlunosDesempenhoEste texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201310.18222/eae214620102013Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 271-296Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 271-296Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 271-296Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 271-296Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 271-2961984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013/1973Alves, Maria Teresa Gonzagainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2013Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino |
title |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino |
spellingShingle |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino Alves, Maria Teresa Gonzaga Relações Escola-Família Escolas Públicas Rendimento Escolar Alunos Desempenho |
title_short |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino |
title_full |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino |
title_fullStr |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino |
title_full_unstemmed |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino |
title_sort |
Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino |
author |
Alves, Maria Teresa Gonzaga |
author_facet |
Alves, Maria Teresa Gonzaga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Teresa Gonzaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Escola-Família Escolas Públicas Rendimento Escolar Alunos Desempenho |
topic |
Relações Escola-Família Escolas Públicas Rendimento Escolar Alunos Desempenho |
description |
Este texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013 10.18222/eae214620102013 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214620102013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2013/1973 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 271-296 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 271-296 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 271-296 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 271-296 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 271-296 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419871571968 |