Teoria da resposta ao item: uma análise crítica dos pressupostos epistemológicos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1902 |
Resumo: | O artigo procura desvelar concepções e valores envolvidos no ato de avaliar e sua interface com a ideia de medida, tomando como referência alguns estudos disponíveis na literatura educacional sobre a Teoria da Resposta ao Item, a fim de verificar suas potencialidades e limites. Investigou-se a Teoria da Resposta ao Item sob o prisma de três relevantes pressupostos epistemológicos do modelo: unidimensionalidade, independência local e qualidade e adequação dos itens. Algumas questões podem ser levantadas com base nesta análise dos postulados: “Como garantir a unidimensionalidade quando todo comportamento humano é altamente complexo e multideterminado?”; “E elaborar questões de provas totalmente independentes?”; “É possível construir e manter um banco de itens calibrados e adequados?”. Esses são importantes desafios para a concretização da teoria e a confiabilidade. |
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