Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elba Maria Leite
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2118
Resumo: Neste artigo, é discutida a avaliação de Língua Portuguesa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb, para torná-la mais efetiva no que diz respeito à obtenção de dados que subsidiam as políticas públicas sobre a educação básica do país. Essa discussão evidencia a importância da leitura e da escrita para a construção de um processo de letramento, tendo em vista que essas duas atividades se complementam e, portanto, não podem ser vistas dicotomicamente como práticas isoladas, mas como atividades integradas e complementares. Dessa forma, são tratados os gêneros textuais que perpassam as avaliações do Saeb e que dão suporte aos itens das provas de Língua Portuguesa, de 2001 e 2003, para, então, proceder-se à análise comparativa desses testes, tendo por objetivo verificar se o Saeb avalia ou não o processo de letramento ou se está restrito a uma avaliação da leitura. São apresentadas algumas sugestões no sentido de contribuir para a ampliação da proposta do Saeb como sistema que deve avaliar o nível de letramento escolar dos alunos da educação básica brasileira.
id FCC-2_2be6dcdb045b57dbda5b01dee421aa75
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2118
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramentoAvaliaçãoAvaliação Língua PortuguesaAvaliação Educação BásicaSaebNeste artigo, é discutida a avaliação de Língua Portuguesa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb, para torná-la mais efetiva no que diz respeito à obtenção de dados que subsidiam as políticas públicas sobre a educação básica do país. Essa discussão evidencia a importância da leitura e da escrita para a construção de um processo de letramento, tendo em vista que essas duas atividades se complementam e, portanto, não podem ser vistas dicotomicamente como práticas isoladas, mas como atividades integradas e complementares. Dessa forma, são tratados os gêneros textuais que perpassam as avaliações do Saeb e que dão suporte aos itens das provas de Língua Portuguesa, de 2001 e 2003, para, então, proceder-se à análise comparativa desses testes, tendo por objetivo verificar se o Saeb avalia ou não o processo de letramento ou se está restrito a uma avaliação da leitura. São apresentadas algumas sugestões no sentido de contribuir para a ampliação da proposta do Saeb como sistema que deve avaliar o nível de letramento escolar dos alunos da educação básica brasileira.Fundação Carlos Chagas2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/211810.18222/eae173420062118Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 79-94Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 79-94Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 79-94Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 79-94Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 79-941984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2118/2076Gomes, Elba Maria Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2118Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
title Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
spellingShingle Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
Gomes, Elba Maria Leite
Avaliação
Avaliação Língua Portuguesa
Avaliação Educação Básica
Saeb
title_short Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
title_full Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
title_fullStr Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
title_full_unstemmed Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
title_sort Avaliação de Língua Portuguesa do SAEB: da leitura ao letramento
author Gomes, Elba Maria Leite
author_facet Gomes, Elba Maria Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elba Maria Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação Língua Portuguesa
Avaliação Educação Básica
Saeb
topic Avaliação
Avaliação Língua Portuguesa
Avaliação Educação Básica
Saeb
description Neste artigo, é discutida a avaliação de Língua Portuguesa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb, para torná-la mais efetiva no que diz respeito à obtenção de dados que subsidiam as políticas públicas sobre a educação básica do país. Essa discussão evidencia a importância da leitura e da escrita para a construção de um processo de letramento, tendo em vista que essas duas atividades se complementam e, portanto, não podem ser vistas dicotomicamente como práticas isoladas, mas como atividades integradas e complementares. Dessa forma, são tratados os gêneros textuais que perpassam as avaliações do Saeb e que dão suporte aos itens das provas de Língua Portuguesa, de 2001 e 2003, para, então, proceder-se à análise comparativa desses testes, tendo por objetivo verificar se o Saeb avalia ou não o processo de letramento ou se está restrito a uma avaliação da leitura. São apresentadas algumas sugestões no sentido de contribuir para a ampliação da proposta do Saeb como sistema que deve avaliar o nível de letramento escolar dos alunos da educação básica brasileira.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2118
10.18222/eae173420062118
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2118
identifier_str_mv 10.18222/eae173420062118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2118/2076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 79-94
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 79-94
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 79-94
Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 79-94
Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 79-94
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420308828160