As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, José Luiz
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2147
Resumo: O trabalho objetivou investigar a adoção do modelo das competências na graduação de Administração, a partir de entrevistas realizadas com dez docentes de instituições de educação superior (IES) da cidade do Rio de Janeiro. O desenvolvimento desta temática foi feito, inicialmente, por meio de uma contextualização do modelo das competências no mundo do trabalho e na educação brasileira, comparando-o com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos docentes desconhece as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração, o que vem influenciando o ensino da disciplina, à medida que realizam uma abordagem acrítica do modelo das competências.
id FCC-2_364769c506c16f8b1536d1787b967a0e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2147
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.Modelo Das CompetênciasEnsino SuperiorAdministração De Recursos HumanosO trabalho objetivou investigar a adoção do modelo das competências na graduação de Administração, a partir de entrevistas realizadas com dez docentes de instituições de educação superior (IES) da cidade do Rio de Janeiro. O desenvolvimento desta temática foi feito, inicialmente, por meio de uma contextualização do modelo das competências no mundo do trabalho e na educação brasileira, comparando-o com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos docentes desconhece as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração, o que vem influenciando o ensino da disciplina, à medida que realizam uma abordagem acrítica do modelo das competências.Fundação Carlos Chagas2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/214710.18222/eae163120052147Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 169-185Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 31 (2005); 169-185Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 169-185Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 31 (2005); 169-185Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 31 (2005); 169-1851984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2147/2104Matias, José LuizGonzalez, Wânia Regina Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2147Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:31Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.
title As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.
spellingShingle As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.
Matias, José Luiz
Modelo Das Competências
Ensino Superior
Administração De Recursos Humanos
title_short As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.
title_full As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.
title_fullStr As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.
title_full_unstemmed As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.
title_sort As Diretrizes Curriculares Nacionais e a Avaliação do Modelo das Competências por Docentes do Ensino Superior de Administração.
author Matias, José Luiz
author_facet Matias, José Luiz
Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
author_role author
author2 Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, José Luiz
Gonzalez, Wânia Regina Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo Das Competências
Ensino Superior
Administração De Recursos Humanos
topic Modelo Das Competências
Ensino Superior
Administração De Recursos Humanos
description O trabalho objetivou investigar a adoção do modelo das competências na graduação de Administração, a partir de entrevistas realizadas com dez docentes de instituições de educação superior (IES) da cidade do Rio de Janeiro. O desenvolvimento desta temática foi feito, inicialmente, por meio de uma contextualização do modelo das competências no mundo do trabalho e na educação brasileira, comparando-o com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos docentes desconhece as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração, o que vem influenciando o ensino da disciplina, à medida que realizam uma abordagem acrítica do modelo das competências.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2147
10.18222/eae163120052147
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2147
identifier_str_mv 10.18222/eae163120052147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2147/2104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 169-185
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 31 (2005); 169-185
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 169-185
Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 31 (2005); 169-185
Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 31 (2005); 169-185
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420637032448