A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2150 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi identificar como crianças de 4/5 e 6/7 anos de idade se auto-organizam e aprendem habilidades motoras básicas quando brincam livremente na escola. Participaram deste estudo 24 crianças com idades entre 4/5 e 6/7 anos que foram orientadas a brincar livremente. Algumas formas emergiam natural e espontaneamente entre as crianças como as corridas em linha reta e as corridas em círculo. Foram observadas três situações de aprendizagem: a) ações individuais, quando brincava sozinha explorando o espaço e o próprio corpo; b) imitação ou modelo, quando observava o que a outra estava fazendo; c) a busca de um parceiro, quando encontrava uma outra criança e juntas executavam uma ação motora. Os dados sugerem que formas de auto-organização emergem espontaneamente entre as crianças enquanto brincam. Concluímos que o processo de aprendizagem ocorre a partir das relações estabelecidas entre as crianças quando exploram suas próprias ações e passam a orientar as ações motoras de outras crianças. |
id |
FCC-2_3e8572704c45750c94b8667fd624778f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2150 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escolaDesenvolvimento MotorAuto-OrganizaçãoHabilidades Motoras e Aprendizagem.O objetivo deste estudo foi identificar como crianças de 4/5 e 6/7 anos de idade se auto-organizam e aprendem habilidades motoras básicas quando brincam livremente na escola. Participaram deste estudo 24 crianças com idades entre 4/5 e 6/7 anos que foram orientadas a brincar livremente. Algumas formas emergiam natural e espontaneamente entre as crianças como as corridas em linha reta e as corridas em círculo. Foram observadas três situações de aprendizagem: a) ações individuais, quando brincava sozinha explorando o espaço e o próprio corpo; b) imitação ou modelo, quando observava o que a outra estava fazendo; c) a busca de um parceiro, quando encontrava uma outra criança e juntas executavam uma ação motora. Os dados sugerem que formas de auto-organização emergem espontaneamente entre as crianças enquanto brincam. Concluímos que o processo de aprendizagem ocorre a partir das relações estabelecidas entre as crianças quando exploram suas próprias ações e passam a orientar as ações motoras de outras crianças.Fundação Carlos Chagas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/215010.18222/eae153020042150Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 29-56Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 Núm. 30 (2004); 29-56Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 29-56Estudos em Avaliação Educacional; V. 15 N. 30 (2004); 29-56Estudos em Avaliação Educacional; v. 15 n. 30 (2004); 29-561984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2150/2107Nascimento, Claudio Tarso de J.S.Pellegrini, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:14:07Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2150Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:14:07Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola |
title |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola |
spellingShingle |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola Nascimento, Claudio Tarso de J.S. Desenvolvimento Motor Auto-Organização Habilidades Motoras e Aprendizagem. |
title_short |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola |
title_full |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola |
title_fullStr |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola |
title_full_unstemmed |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola |
title_sort |
A aquisição espontânea de habilidades motoras no contexto da escola |
author |
Nascimento, Claudio Tarso de J.S. |
author_facet |
Nascimento, Claudio Tarso de J.S. Pellegrini, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pellegrini, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Claudio Tarso de J.S. Pellegrini, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Motor Auto-Organização Habilidades Motoras e Aprendizagem. |
topic |
Desenvolvimento Motor Auto-Organização Habilidades Motoras e Aprendizagem. |
description |
O objetivo deste estudo foi identificar como crianças de 4/5 e 6/7 anos de idade se auto-organizam e aprendem habilidades motoras básicas quando brincam livremente na escola. Participaram deste estudo 24 crianças com idades entre 4/5 e 6/7 anos que foram orientadas a brincar livremente. Algumas formas emergiam natural e espontaneamente entre as crianças como as corridas em linha reta e as corridas em círculo. Foram observadas três situações de aprendizagem: a) ações individuais, quando brincava sozinha explorando o espaço e o próprio corpo; b) imitação ou modelo, quando observava o que a outra estava fazendo; c) a busca de um parceiro, quando encontrava uma outra criança e juntas executavam uma ação motora. Os dados sugerem que formas de auto-organização emergem espontaneamente entre as crianças enquanto brincam. Concluímos que o processo de aprendizagem ocorre a partir das relações estabelecidas entre as crianças quando exploram suas próprias ações e passam a orientar as ações motoras de outras crianças. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2150 10.18222/eae153020042150 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2150 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae153020042150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2150/2107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 29-56 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 Núm. 30 (2004); 29-56 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 29-56 Estudos em Avaliação Educacional; V. 15 N. 30 (2004); 29-56 Estudos em Avaliação Educacional; v. 15 n. 30 (2004); 29-56 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420642275328 |