Pessoas com deficiência: concursos públicos e cotas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2030 |
Resumo: | Com o objetivo de investigar a transição escola/mercado de trabalho, das pessoas com deficiência - seja física, auditiva, visual, mental ou mista -, este estudo, norteado pela lei de cotas (reserva de vagas para pessoas com deficiência) analisa os resultados de 3 concursos públicos, realizados em 2005, 2006 e 2007, para verificar se as pessoas com deficiência dependem exclusivamente de cotas e permanecem concorrendo entre si. Os resultados indicaram que o número de pessoas com deficiência que buscaram inserção no mercado de trabalho, no serviço público, aumentou, porém ainda não atingiu 1% do total de inscritos. A análise, comparando os resultados obtidos nas provas, sugere que os candidatos que se declaram com deficiência teriam chances remotas de ingresso na carreira pública, se não amparados legalmente pelas cotas. |
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Pessoas com deficiência: concursos públicos e cotasDeficientesSistema de CotasConcursoMercado de TrabalhoCom o objetivo de investigar a transição escola/mercado de trabalho, das pessoas com deficiência - seja física, auditiva, visual, mental ou mista -, este estudo, norteado pela lei de cotas (reserva de vagas para pessoas com deficiência) analisa os resultados de 3 concursos públicos, realizados em 2005, 2006 e 2007, para verificar se as pessoas com deficiência dependem exclusivamente de cotas e permanecem concorrendo entre si. Os resultados indicaram que o número de pessoas com deficiência que buscaram inserção no mercado de trabalho, no serviço público, aumentou, porém ainda não atingiu 1% do total de inscritos. A análise, comparando os resultados obtidos nas provas, sugere que os candidatos que se declaram com deficiência teriam chances remotas de ingresso na carreira pública, se não amparados legalmente pelas cotas.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/203010.18222/eae214520102030Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 127-143Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 127-143Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 127-143Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 127-143Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 127-1431984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2030/1989Pagaime, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2030Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:59Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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