Análise acerca do boicote dos estudantes aos exames de avaliação do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Thiago Miguel Sabino de Pereira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moriconi, Gabriela Miranda, Abrão, Mariângela, Silva, Dayse Souza da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2028
Resumo: Este estudo analisa o fenômeno popularmente denominado de boicote aos exames que compõem o sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, dando ênfase ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ao fazê-lo, evidencia a magnitude do boicote ao longo do tempo, entre as instituições públicas e privadas, por tipo de boicote. Investigando o último triênio de avaliação do Enade, a análise econométrica identifica as variáveis que mais afetam a decisão do aluno ao adotar esse comportamento. Essas análises permitiram traçar um perfil do estudante que adere ao fenômeno. Como principal conclusão, o estudo aponta que o boicote, quando analisado de forma geral, não se mostra significativo, uma vez que o percentual de ocorrência nunca foi superior a 3,5%, mas quando analisado por curso a incidência desse fenômeno apresentou grandes variações. O presente artigo também revela algumas possíveis motivações para esse comportamento, entre elas a insatisfação do aluno com o curso e/ou a instituição.
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