Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2269 |
Resumo: | O autor, a partir dos resultados do concurso vestibular da UFRGS em 1997, faz um estudo empírico sobre o argumento de concorrência usado pela universidade, com base na média harmônica ponderada dos escores padronizados, e a partir do qual é decidida a classificação dos candidatos por uma vaga nos vários cursos. O autor compara a média harmônica ponderada com outros argumentos de concorrência: a média aritmética simples, chegando à conclusão de que os resultados apresentam muita semelhança. O estudo mostra, entre outros aspectos, que a fidedignidade dos argumentos de concorrência apresentam pequena vantagem quando empregada a média aritmética. |
id |
FCC-2_4e928c319719e028728e7c56321a0cd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2269 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGSConcurso VestibularAcesso ao Ensino SuperiorTestesO autor, a partir dos resultados do concurso vestibular da UFRGS em 1997, faz um estudo empírico sobre o argumento de concorrência usado pela universidade, com base na média harmônica ponderada dos escores padronizados, e a partir do qual é decidida a classificação dos candidatos por uma vaga nos vários cursos. O autor compara a média harmônica ponderada com outros argumentos de concorrência: a média aritmética simples, chegando à conclusão de que os resultados apresentam muita semelhança. O estudo mostra, entre outros aspectos, que a fidedignidade dos argumentos de concorrência apresentam pequena vantagem quando empregada a média aritmética.Fundação Carlos Chagas1997-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/226910.18222/eae01619972269Estudos em Avaliação Educacional; No. 16 (1997); 43-58Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 16 (1997); 43-58Estudos em Avaliação Educacional; No. 16 (1997); 43-58Estudos em Avaliação Educacional; N. 16 (1997); 43-58Estudos em Avaliação Educacional; n. 16 (1997); 43-581984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2269/2222Silveira, Fernando Lang dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:19:19Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2269Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:19:19Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS |
title |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS |
spellingShingle |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS Silveira, Fernando Lang da Concurso Vestibular Acesso ao Ensino Superior Testes |
title_short |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS |
title_full |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS |
title_fullStr |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS |
title_sort |
Comparação entre três argumentos de concorrência para o vestibular da UFRGS |
author |
Silveira, Fernando Lang da |
author_facet |
Silveira, Fernando Lang da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Fernando Lang da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concurso Vestibular Acesso ao Ensino Superior Testes |
topic |
Concurso Vestibular Acesso ao Ensino Superior Testes |
description |
O autor, a partir dos resultados do concurso vestibular da UFRGS em 1997, faz um estudo empírico sobre o argumento de concorrência usado pela universidade, com base na média harmônica ponderada dos escores padronizados, e a partir do qual é decidida a classificação dos candidatos por uma vaga nos vários cursos. O autor compara a média harmônica ponderada com outros argumentos de concorrência: a média aritmética simples, chegando à conclusão de que os resultados apresentam muita semelhança. O estudo mostra, entre outros aspectos, que a fidedignidade dos argumentos de concorrência apresentam pequena vantagem quando empregada a média aritmética. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2269 10.18222/eae01619972269 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2269 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae01619972269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2269/2222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 16 (1997); 43-58 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 16 (1997); 43-58 Estudos em Avaliação Educacional; No. 16 (1997); 43-58 Estudos em Avaliação Educacional; N. 16 (1997); 43-58 Estudos em Avaliação Educacional; n. 16 (1997); 43-58 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421060657152 |