Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2157 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar algumas idéias a respeito do papel dos instrumentos e critérios, fatores essenciais na avaliação da aprendizagem e na avaliação de impactos em programas de capacitação profissional. Entretanto, essas avaliações não podem ser realizadas apenas com o emprego de provas escritas. Também são essenciais as tarefas contextualizadas e por isso os instrumentos e os critérios assumem uma importância vital e não devem ser vistos de forma aleatória. Por outro lado, a intenção de verificar a seqüência de uma ação de formação, os impactos produzidos no profissional e no ambiente de trabalho exige algumas condições além dos instrumentos e critérios. Deve-se pensar no planejamento das ações de formação, com a possibilidade de diálogo entre os participantes e os responsáveis pelos recursos humanos. Isso exige uma forte integração entre todos para situar a formação e a avaliação no “coração” das atividades das instituições, como formas de aperfeiçoamento das características individuais e da coletividade. Esperamos que este artigo cumpra seu papel de estimular a reflexão a respeito de como melhorar nossas práticas de avaliação da aprendizagem em programas de formação de modo a adequar os procedimentos metodológicos à realidade que enfrentamos. |
id |
FCC-2_52e555a69e2efe84c5cc9bb7f6a8eb59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2157 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugaciónAvaliaçãoImpactosInstrumentosAprendizagemProgramas De Capacitação ProfissionaEste artigo tem por objetivo apresentar algumas idéias a respeito do papel dos instrumentos e critérios, fatores essenciais na avaliação da aprendizagem e na avaliação de impactos em programas de capacitação profissional. Entretanto, essas avaliações não podem ser realizadas apenas com o emprego de provas escritas. Também são essenciais as tarefas contextualizadas e por isso os instrumentos e os critérios assumem uma importância vital e não devem ser vistos de forma aleatória. Por outro lado, a intenção de verificar a seqüência de uma ação de formação, os impactos produzidos no profissional e no ambiente de trabalho exige algumas condições além dos instrumentos e critérios. Deve-se pensar no planejamento das ações de formação, com a possibilidade de diálogo entre os participantes e os responsáveis pelos recursos humanos. Isso exige uma forte integração entre todos para situar a formação e a avaliação no “coração” das atividades das instituições, como formas de aperfeiçoamento das características individuais e da coletividade. Esperamos que este artigo cumpra seu papel de estimular a reflexão a respeito de como melhorar nossas práticas de avaliação da aprendizagem em programas de formação de modo a adequar os procedimentos metodológicos à realidade que enfrentamos.Fundação Carlos Chagas2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/215710.18222/eae02920042157Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 5-48Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 5-48Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 5-48Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 5-48Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 5-481984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2157/2114Depresbiteris, Léainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2157Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:08Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación |
title |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación |
spellingShingle |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación Depresbiteris, Léa Avaliação Impactos Instrumentos Aprendizagem Programas De Capacitação Profissiona |
title_short |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación |
title_full |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación |
title_fullStr |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación |
title_full_unstemmed |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación |
title_sort |
Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación |
author |
Depresbiteris, Léa |
author_facet |
Depresbiteris, Léa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Depresbiteris, Léa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Impactos Instrumentos Aprendizagem Programas De Capacitação Profissiona |
topic |
Avaliação Impactos Instrumentos Aprendizagem Programas De Capacitação Profissiona |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas idéias a respeito do papel dos instrumentos e critérios, fatores essenciais na avaliação da aprendizagem e na avaliação de impactos em programas de capacitação profissional. Entretanto, essas avaliações não podem ser realizadas apenas com o emprego de provas escritas. Também são essenciais as tarefas contextualizadas e por isso os instrumentos e os critérios assumem uma importância vital e não devem ser vistos de forma aleatória. Por outro lado, a intenção de verificar a seqüência de uma ação de formação, os impactos produzidos no profissional e no ambiente de trabalho exige algumas condições além dos instrumentos e critérios. Deve-se pensar no planejamento das ações de formação, com a possibilidade de diálogo entre os participantes e os responsáveis pelos recursos humanos. Isso exige uma forte integração entre todos para situar a formação e a avaliação no “coração” das atividades das instituições, como formas de aperfeiçoamento das características individuais e da coletividade. Esperamos que este artigo cumpra seu papel de estimular a reflexão a respeito de como melhorar nossas práticas de avaliação da aprendizagem em programas de formação de modo a adequar os procedimentos metodológicos à realidade que enfrentamos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2157 10.18222/eae02920042157 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2157 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02920042157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2157/2114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 5-48 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 5-48 Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 5-48 Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 5-48 Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 5-48 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420652761088 |