Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabella Bandeira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Louriane Oliveira, Souza, Juliana Maria Henriques Estevão, Gomes, Juliana Pessoa, Lucena, Luciano Rodolfo Ferreira, Amaral, Wellington Silva, Vasconcelos, Simão Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
DOI: 10.18222/eae183620072105
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2105
Resumo: A avaliação da qualidade do ensino superior exige muito mais do que um teste dos conhecimentos “técnicos” socializados durante a graduação. É fundamental que o graduado saiba exatamente onde atuar, como seu perfil profissional se encontra regulamentado e o que lhe é permitido ou não desempenhar. Neste contexto, realizamos uma pesquisa com bacharelandos em Ciências Biológicas de três instituições de ensino superior de Recife, para avaliar suas percepções em relação ao mercado de trabalho, área de atuação e regulamentação da profissão. Observamos que a grande maioria desconhece seu perfil de atuação, e confunde as competências dos biólogos com as de outros profissionais. Há um bom conhecimento sobre o órgão regulamentador, mas a imensa maioria desconhece o piso salarial mínimo da categoria. Questionados sobre a motivação para a escolha do curso, a resposta mais freqüente foi “desenvolver pesquisa”, e a carreira de pesquisador é a principal meta dos graduandos entrevistados. Sugere-se a inserção de temas relacionados à regulamentação da profissão do biólogo, com ênfase em legislação e ética, em disciplinas específicas ou atividades complementares ao longo do curso, para aperfeiçoar a formação acadêmica percebida.
id FCC-2_5e1ffc32611056bb607694de76398087
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2105
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
spelling Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissionalAvaliaçãoGraduandoMercadoAtuaçãoRegulamentaçãoBiólogosA avaliação da qualidade do ensino superior exige muito mais do que um teste dos conhecimentos “técnicos” socializados durante a graduação. É fundamental que o graduado saiba exatamente onde atuar, como seu perfil profissional se encontra regulamentado e o que lhe é permitido ou não desempenhar. Neste contexto, realizamos uma pesquisa com bacharelandos em Ciências Biológicas de três instituições de ensino superior de Recife, para avaliar suas percepções em relação ao mercado de trabalho, área de atuação e regulamentação da profissão. Observamos que a grande maioria desconhece seu perfil de atuação, e confunde as competências dos biólogos com as de outros profissionais. Há um bom conhecimento sobre o órgão regulamentador, mas a imensa maioria desconhece o piso salarial mínimo da categoria. Questionados sobre a motivação para a escolha do curso, a resposta mais freqüente foi “desenvolver pesquisa”, e a carreira de pesquisador é a principal meta dos graduandos entrevistados. Sugere-se a inserção de temas relacionados à regulamentação da profissão do biólogo, com ênfase em legislação e ética, em disciplinas específicas ou atividades complementares ao longo do curso, para aperfeiçoar a formação acadêmica percebida.Fundação Carlos Chagas2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/210510.18222/eae183620072105Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 167-180Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 167-180Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 167-180Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 167-180Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 167-1801984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2105/2063Oliveira, Isabella BandeiraSilva, Louriane OliveiraSouza, Juliana Maria Henriques EstevãoGomes, Juliana PessoaLucena, Luciano Rodolfo FerreiraAmaral, Wellington SilvaVasconcelos, Simão Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2105Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:28Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
title Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
spellingShingle Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
Oliveira, Isabella Bandeira
Avaliação
Graduando
Mercado
Atuação
Regulamentação
Biólogos
Oliveira, Isabella Bandeira
Avaliação
Graduando
Mercado
Atuação
Regulamentação
Biólogos
title_short Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
title_full Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
title_fullStr Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
title_full_unstemmed Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
title_sort Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional
author Oliveira, Isabella Bandeira
author_facet Oliveira, Isabella Bandeira
Oliveira, Isabella Bandeira
Silva, Louriane Oliveira
Souza, Juliana Maria Henriques Estevão
Gomes, Juliana Pessoa
Lucena, Luciano Rodolfo Ferreira
Amaral, Wellington Silva
Vasconcelos, Simão Dias
Silva, Louriane Oliveira
Souza, Juliana Maria Henriques Estevão
Gomes, Juliana Pessoa
Lucena, Luciano Rodolfo Ferreira
Amaral, Wellington Silva
Vasconcelos, Simão Dias
author_role author
author2 Silva, Louriane Oliveira
Souza, Juliana Maria Henriques Estevão
Gomes, Juliana Pessoa
Lucena, Luciano Rodolfo Ferreira
Amaral, Wellington Silva
Vasconcelos, Simão Dias
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isabella Bandeira
Silva, Louriane Oliveira
Souza, Juliana Maria Henriques Estevão
Gomes, Juliana Pessoa
Lucena, Luciano Rodolfo Ferreira
Amaral, Wellington Silva
Vasconcelos, Simão Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Graduando
Mercado
Atuação
Regulamentação
Biólogos
topic Avaliação
Graduando
Mercado
Atuação
Regulamentação
Biólogos
description A avaliação da qualidade do ensino superior exige muito mais do que um teste dos conhecimentos “técnicos” socializados durante a graduação. É fundamental que o graduado saiba exatamente onde atuar, como seu perfil profissional se encontra regulamentado e o que lhe é permitido ou não desempenhar. Neste contexto, realizamos uma pesquisa com bacharelandos em Ciências Biológicas de três instituições de ensino superior de Recife, para avaliar suas percepções em relação ao mercado de trabalho, área de atuação e regulamentação da profissão. Observamos que a grande maioria desconhece seu perfil de atuação, e confunde as competências dos biólogos com as de outros profissionais. Há um bom conhecimento sobre o órgão regulamentador, mas a imensa maioria desconhece o piso salarial mínimo da categoria. Questionados sobre a motivação para a escolha do curso, a resposta mais freqüente foi “desenvolver pesquisa”, e a carreira de pesquisador é a principal meta dos graduandos entrevistados. Sugere-se a inserção de temas relacionados à regulamentação da profissão do biólogo, com ênfase em legislação e ética, em disciplinas específicas ou atividades complementares ao longo do curso, para aperfeiçoar a formação acadêmica percebida.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2105
10.18222/eae183620072105
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2105
identifier_str_mv 10.18222/eae183620072105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2105/2063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 167-180
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 167-180
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 167-180
Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 167-180
Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 167-180
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1822181336914329600
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18222/eae183620072105