A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2170 |
Resumo: | O presente artigo discute, introdutoriamente, questões relativas à avaliação da aprendizagem centrando-se no entendimento de como esta deve se processar. Na seqüência, analisa como a avaliação é compreendida e contemplada nos documentos oficiais, especialmente nos processos avaliativos de larga escala (Saeb e Enem), no Referencial Curricular para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio. |
id |
FCC-2_64db7ea24e60b470e9c3882dbf3ce9b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2170 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileiraAvaliação da AprendizagemReforma Educacional BrasileiraO presente artigo discute, introdutoriamente, questões relativas à avaliação da aprendizagem centrando-se no entendimento de como esta deve se processar. Na seqüência, analisa como a avaliação é compreendida e contemplada nos documentos oficiais, especialmente nos processos avaliativos de larga escala (Saeb e Enem), no Referencial Curricular para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio.Fundação Carlos Chagas2003-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/217010.18222/eae02820032170Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 75-88Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 28 (2003); 75-88Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 75-88Estudos em Avaliação Educacional; N. 28 (2003); 75-88Estudos em Avaliação Educacional; n. 28 (2003); 75-881984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2170/2127Valente, Silza Maria Paselloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:22Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2170Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:22Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira |
title |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira Valente, Silza Maria Pasello Avaliação da Aprendizagem Reforma Educacional Brasileira |
title_short |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira |
title_full |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem no contexto da reforma educacional brasileira |
author |
Valente, Silza Maria Pasello |
author_facet |
Valente, Silza Maria Pasello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Silza Maria Pasello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Reforma Educacional Brasileira |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Reforma Educacional Brasileira |
description |
O presente artigo discute, introdutoriamente, questões relativas à avaliação da aprendizagem centrando-se no entendimento de como esta deve se processar. Na seqüência, analisa como a avaliação é compreendida e contemplada nos documentos oficiais, especialmente nos processos avaliativos de larga escala (Saeb e Enem), no Referencial Curricular para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Ensinos Fundamental e Médio. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2170 10.18222/eae02820032170 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2170 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02820032170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2170/2127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 75-88 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 28 (2003); 75-88 Estudos em Avaliação Educacional; No. 28 (2003); 75-88 Estudos em Avaliação Educacional; N. 28 (2003); 75-88 Estudos em Avaliação Educacional; n. 28 (2003); 75-88 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420672684032 |