Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar e discutir subsídios para a compreensão do impacto que o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) pode causar na prática docente, analisando o discurso dos mediadores da política educacional no Estado de Minas Gerais, as Analistas Educacionais (ANEs), por meio da aplicação de um questionário. Como referencial teórico básico, utilizamos os conceitos de reforma e mudança (Popkewitz, 1997) e de estratégias e táticas (Certeau, 1994). Os dados indicam a polifonia no discurso das ANEs e indícios do impacto do programa na prática docente, como: mudança na prática docente (alteração na metodologia de aula e das avaliações internas, agora, consoantes ao que é cobrado no Proalfa). Ademais, foram identificadas táticas de ação dos professores, como o treinamento dos alunos para a avaliação e a interferência do aplicador no momento do teste. O estudo aponta para uma necessária discussão dos impactos indesejáveis que o programa tem causado no ambiente escolar. |
id |
FCC-2_68769501202c4815f4180dd0fcd35aa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2012 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docenteAvaliação da EducaçãoPrática de EnsinoProalfaProfessoresEste estudo tem como objetivo investigar e discutir subsídios para a compreensão do impacto que o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) pode causar na prática docente, analisando o discurso dos mediadores da política educacional no Estado de Minas Gerais, as Analistas Educacionais (ANEs), por meio da aplicação de um questionário. Como referencial teórico básico, utilizamos os conceitos de reforma e mudança (Popkewitz, 1997) e de estratégias e táticas (Certeau, 1994). Os dados indicam a polifonia no discurso das ANEs e indícios do impacto do programa na prática docente, como: mudança na prática docente (alteração na metodologia de aula e das avaliações internas, agora, consoantes ao que é cobrado no Proalfa). Ademais, foram identificadas táticas de ação dos professores, como o treinamento dos alunos para a avaliação e a interferência do aplicador no momento do teste. O estudo aponta para uma necessária discussão dos impactos indesejáveis que o programa tem causado no ambiente escolar.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201210.18222/eae214620102012Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 253-270Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 253-270Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 253-270Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 253-270Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 253-2701984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012/1972Carvalho, Gisele Francisca da SilvaMacedo, Maria do Socorro Alencar Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2012Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente |
title |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente |
spellingShingle |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente Carvalho, Gisele Francisca da Silva Avaliação da Educação Prática de Ensino Proalfa Professores |
title_short |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente |
title_full |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente |
title_fullStr |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente |
title_full_unstemmed |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente |
title_sort |
Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente |
author |
Carvalho, Gisele Francisca da Silva |
author_facet |
Carvalho, Gisele Francisca da Silva Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Gisele Francisca da Silva Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Prática de Ensino Proalfa Professores |
topic |
Avaliação da Educação Prática de Ensino Proalfa Professores |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar e discutir subsídios para a compreensão do impacto que o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) pode causar na prática docente, analisando o discurso dos mediadores da política educacional no Estado de Minas Gerais, as Analistas Educacionais (ANEs), por meio da aplicação de um questionário. Como referencial teórico básico, utilizamos os conceitos de reforma e mudança (Popkewitz, 1997) e de estratégias e táticas (Certeau, 1994). Os dados indicam a polifonia no discurso das ANEs e indícios do impacto do programa na prática docente, como: mudança na prática docente (alteração na metodologia de aula e das avaliações internas, agora, consoantes ao que é cobrado no Proalfa). Ademais, foram identificadas táticas de ação dos professores, como o treinamento dos alunos para a avaliação e a interferência do aplicador no momento do teste. O estudo aponta para uma necessária discussão dos impactos indesejáveis que o programa tem causado no ambiente escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012 10.18222/eae214620102012 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214620102012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012/1972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 253-270 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 253-270 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 253-270 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 253-270 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 253-270 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419869474816 |