Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gisele Francisca da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar e discutir subsídios para a compreensão do impacto que o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) pode causar na prática docente, analisando o discurso dos mediadores da política educacional no Estado de Minas Gerais, as Analistas Educacionais (ANEs), por meio da aplicação de um questionário. Como referencial teórico básico, utilizamos os conceitos de reforma e mudança (Popkewitz, 1997) e de estratégias e táticas (Certeau, 1994). Os dados indicam a polifonia no discurso das ANEs e indícios do impacto do programa na prática docente, como: mudança na prática docente (alteração na metodologia de aula e das avaliações internas, agora, consoantes ao que é cobrado no Proalfa). Ademais, foram identificadas táticas de ação dos professores, como o treinamento dos alunos para a avaliação e a interferência do aplicador no momento do teste. O estudo aponta para uma necessária discussão dos impactos indesejáveis que o programa tem causado no ambiente escolar.
id FCC-2_68769501202c4815f4180dd0fcd35aa9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2012
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docenteAvaliação da EducaçãoPrática de EnsinoProalfaProfessoresEste estudo tem como objetivo investigar e discutir subsídios para a compreensão do impacto que o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) pode causar na prática docente, analisando o discurso dos mediadores da política educacional no Estado de Minas Gerais, as Analistas Educacionais (ANEs), por meio da aplicação de um questionário. Como referencial teórico básico, utilizamos os conceitos de reforma e mudança (Popkewitz, 1997) e de estratégias e táticas (Certeau, 1994). Os dados indicam a polifonia no discurso das ANEs e indícios do impacto do programa na prática docente, como: mudança na prática docente (alteração na metodologia de aula e das avaliações internas, agora, consoantes ao que é cobrado no Proalfa). Ademais, foram identificadas táticas de ação dos professores, como o treinamento dos alunos para a avaliação e a interferência do aplicador no momento do teste. O estudo aponta para uma necessária discussão dos impactos indesejáveis que o programa tem causado no ambiente escolar.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201210.18222/eae214620102012Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 253-270Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 253-270Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 253-270Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 253-270Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 253-2701984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012/1972Carvalho, Gisele Francisca da SilvaMacedo, Maria do Socorro Alencar Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2012Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
title Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
spellingShingle Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
Carvalho, Gisele Francisca da Silva
Avaliação da Educação
Prática de Ensino
Proalfa
Professores
title_short Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
title_full Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
title_fullStr Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
title_full_unstemmed Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
title_sort Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente
author Carvalho, Gisele Francisca da Silva
author_facet Carvalho, Gisele Francisca da Silva
Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes
author_role author
author2 Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Gisele Francisca da Silva
Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Educação
Prática de Ensino
Proalfa
Professores
topic Avaliação da Educação
Prática de Ensino
Proalfa
Professores
description Este estudo tem como objetivo investigar e discutir subsídios para a compreensão do impacto que o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) pode causar na prática docente, analisando o discurso dos mediadores da política educacional no Estado de Minas Gerais, as Analistas Educacionais (ANEs), por meio da aplicação de um questionário. Como referencial teórico básico, utilizamos os conceitos de reforma e mudança (Popkewitz, 1997) e de estratégias e táticas (Certeau, 1994). Os dados indicam a polifonia no discurso das ANEs e indícios do impacto do programa na prática docente, como: mudança na prática docente (alteração na metodologia de aula e das avaliações internas, agora, consoantes ao que é cobrado no Proalfa). Ademais, foram identificadas táticas de ação dos professores, como o treinamento dos alunos para a avaliação e a interferência do aplicador no momento do teste. O estudo aponta para uma necessária discussão dos impactos indesejáveis que o programa tem causado no ambiente escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012
10.18222/eae214620102012
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012
identifier_str_mv 10.18222/eae214620102012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2012/1972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 253-270
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 253-270
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 253-270
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 253-270
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 253-270
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419869474816