O Enade como indutor da qualidade da educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
DOI: | 10.18222/eae235320121920 |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920 |
Resumo: | O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior. |
id |
FCC-2_75d952ef50b4d65cab29bdf9e3b67c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1920 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
spelling |
O Enade como indutor da qualidade da educação superiorAvaliação da EducaçãoEnsino SuperiorAvaliação InstitucionalQualidade de EnsinoO foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/192010.18222/eae235320121920Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 178-1951984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920/1904Griboski, Claudia Maffiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1920Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
spellingShingle |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior O Enade como indutor da qualidade da educação superior Griboski, Claudia Maffini Avaliação da Educação Ensino Superior Avaliação Institucional Qualidade de Ensino Griboski, Claudia Maffini Avaliação da Educação Ensino Superior Avaliação Institucional Qualidade de Ensino |
title_short |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title_full |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title_fullStr |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title_full_unstemmed |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title_sort |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
author |
Griboski, Claudia Maffini |
author_facet |
Griboski, Claudia Maffini Griboski, Claudia Maffini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Griboski, Claudia Maffini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Ensino Superior Avaliação Institucional Qualidade de Ensino |
topic |
Avaliação da Educação Ensino Superior Avaliação Institucional Qualidade de Ensino |
description |
O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920 10.18222/eae235320121920 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235320121920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920/1904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 178-195 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 178-195 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 178-195 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1822181336783257600 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18222/eae235320121920 |