O Enade como indutor da qualidade da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griboski, Claudia Maffini
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920
Resumo: O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.
id FCC-2_75d952ef50b4d65cab29bdf9e3b67c9a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1920
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling O Enade como indutor da qualidade da educação superiorAvaliação da EducaçãoEnsino SuperiorAvaliação InstitucionalQualidade de EnsinoO foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/192010.18222/eae235320121920Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 178-1951984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920/1904Griboski, Claudia Maffiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1920Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title O Enade como indutor da qualidade da educação superior
spellingShingle O Enade como indutor da qualidade da educação superior
Griboski, Claudia Maffini
Avaliação da Educação
Ensino Superior
Avaliação Institucional
Qualidade de Ensino
title_short O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title_full O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title_fullStr O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title_full_unstemmed O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title_sort O Enade como indutor da qualidade da educação superior
author Griboski, Claudia Maffini
author_facet Griboski, Claudia Maffini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Griboski, Claudia Maffini
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Educação
Ensino Superior
Avaliação Institucional
Qualidade de Ensino
topic Avaliação da Educação
Ensino Superior
Avaliação Institucional
Qualidade de Ensino
description O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920
10.18222/eae235320121920
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920
identifier_str_mv 10.18222/eae235320121920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920/1904
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 178-195
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 178-195
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 178-195
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419777200128