O Enade como indutor da qualidade da educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920 |
Resumo: | O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior. |
id |
FCC-2_75d952ef50b4d65cab29bdf9e3b67c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1920 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O Enade como indutor da qualidade da educação superiorAvaliação da EducaçãoEnsino SuperiorAvaliação InstitucionalQualidade de EnsinoO foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/192010.18222/eae235320121920Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 178-1951984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920/1904Griboski, Claudia Maffiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1920Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
spellingShingle |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior Griboski, Claudia Maffini Avaliação da Educação Ensino Superior Avaliação Institucional Qualidade de Ensino |
title_short |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title_full |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title_fullStr |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title_full_unstemmed |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
title_sort |
O Enade como indutor da qualidade da educação superior |
author |
Griboski, Claudia Maffini |
author_facet |
Griboski, Claudia Maffini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Griboski, Claudia Maffini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Ensino Superior Avaliação Institucional Qualidade de Ensino |
topic |
Avaliação da Educação Ensino Superior Avaliação Institucional Qualidade de Ensino |
description |
O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920 10.18222/eae235320121920 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235320121920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920/1904 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 178-195 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 178-195 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 178-195 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419777200128 |