O Enade como indutor da qualidade da educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griboski, Claudia Maffini
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
DOI: 10.18222/eae235320121920
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920
Resumo: O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.
id FCC-2_75d952ef50b4d65cab29bdf9e3b67c9a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1920
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
spelling O Enade como indutor da qualidade da educação superiorAvaliação da EducaçãoEnsino SuperiorAvaliação InstitucionalQualidade de EnsinoO foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/192010.18222/eae235320121920Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 178-195Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 178-1951984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920/1904Griboski, Claudia Maffiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1920Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title O Enade como indutor da qualidade da educação superior
spellingShingle O Enade como indutor da qualidade da educação superior
O Enade como indutor da qualidade da educação superior
Griboski, Claudia Maffini
Avaliação da Educação
Ensino Superior
Avaliação Institucional
Qualidade de Ensino
Griboski, Claudia Maffini
Avaliação da Educação
Ensino Superior
Avaliação Institucional
Qualidade de Ensino
title_short O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title_full O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title_fullStr O Enade como indutor da qualidade da educação superior
O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title_full_unstemmed O Enade como indutor da qualidade da educação superior
O Enade como indutor da qualidade da educação superior
title_sort O Enade como indutor da qualidade da educação superior
author Griboski, Claudia Maffini
author_facet Griboski, Claudia Maffini
Griboski, Claudia Maffini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Griboski, Claudia Maffini
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Educação
Ensino Superior
Avaliação Institucional
Qualidade de Ensino
topic Avaliação da Educação
Ensino Superior
Avaliação Institucional
Qualidade de Ensino
description O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920
10.18222/eae235320121920
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920
identifier_str_mv 10.18222/eae235320121920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1920/1904
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 178-195
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 178-195
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 178-195
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 178-195
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1822181336783257600
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18222/eae235320121920