Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karino, Camila Akemi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vinha, Luís Gustavo do Amaral, Laros, Jacob Arie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2948
Resumo: O presente estudo investigou as evidências de validade de construto dos questionários do SAEB de 2009. Depois de um processo de tratamento de dados e análise exploratória, foram analisadas as respostas de 1.906.616 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 77.905 professores e de 27.292 diretores, além das informações relacionadas às 27.045 escolas de todo Brasil. Análise Fatorial foi utilizada para identificar os construtos mensurados pelos questionários. Os resultados indicaram a existência de quatro fatores no questionário de escola, seis fatores no questionário de diretor, seis fatores no questionário de professor e quatro fatores no questionário de aluno. Uma reflexão crítica é necessária para avaliar se os construtos mensurados pelos questionários do SAEB são os construtos que realmente importam em relação ao desempenho escolar.
id FCC-2_7df47bfe33f5ef504ec9b3675507134c
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2948
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAISAVALIAÇÃO EDUCACIONALSAEBVALIDADE DE CONSTRUTOO presente estudo investigou as evidências de validade de construto dos questionários do SAEB de 2009. Depois de um processo de tratamento de dados e análise exploratória, foram analisadas as respostas de 1.906.616 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 77.905 professores e de 27.292 diretores, além das informações relacionadas às 27.045 escolas de todo Brasil. Análise Fatorial foi utilizada para identificar os construtos mensurados pelos questionários. Os resultados indicaram a existência de quatro fatores no questionário de escola, seis fatores no questionário de diretor, seis fatores no questionário de professor e quatro fatores no questionário de aluno. Uma reflexão crítica é necessária para avaliar se os construtos mensurados pelos questionários do SAEB são os construtos que realmente importam em relação ao desempenho escolar.Fundação Carlos Chagas2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/294810.18222/eae255920142948Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 59: set./dez. 2014; 270-297Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 59: set./dez. 2014; 270-297Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 59: set./dez. 2014; 270-297Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 59: set./dez. 2014; 270-297Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 59: set./dez. 2014; 270-2971984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2948/2860Copyright (c) 2015 Estudos em Avaliação Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarino, Camila AkemiVinha, Luís Gustavo do AmaralLaros, Jacob Arie2023-10-06T21:18:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2948Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-10-06T21:18:30Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
title Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
spellingShingle Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
Karino, Camila Akemi
QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
SAEB
VALIDADE DE CONSTRUTO
title_short Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
title_full Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
title_fullStr Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
title_full_unstemmed Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
title_sort Os questionários do SAEB: o que eles realmente medem?
author Karino, Camila Akemi
author_facet Karino, Camila Akemi
Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Laros, Jacob Arie
author_role author
author2 Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Laros, Jacob Arie
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karino, Camila Akemi
Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Laros, Jacob Arie
dc.subject.por.fl_str_mv QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
SAEB
VALIDADE DE CONSTRUTO
topic QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
SAEB
VALIDADE DE CONSTRUTO
description O presente estudo investigou as evidências de validade de construto dos questionários do SAEB de 2009. Depois de um processo de tratamento de dados e análise exploratória, foram analisadas as respostas de 1.906.616 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 77.905 professores e de 27.292 diretores, além das informações relacionadas às 27.045 escolas de todo Brasil. Análise Fatorial foi utilizada para identificar os construtos mensurados pelos questionários. Os resultados indicaram a existência de quatro fatores no questionário de escola, seis fatores no questionário de diretor, seis fatores no questionário de professor e quatro fatores no questionário de aluno. Uma reflexão crítica é necessária para avaliar se os construtos mensurados pelos questionários do SAEB são os construtos que realmente importam em relação ao desempenho escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2948
10.18222/eae255920142948
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2948
identifier_str_mv 10.18222/eae255920142948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2948/2860
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Estudos em Avaliação Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Estudos em Avaliação Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 59: set./dez. 2014; 270-297
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 59: set./dez. 2014; 270-297
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 59: set./dez. 2014; 270-297
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 59: set./dez. 2014; 270-297
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 59: set./dez. 2014; 270-297
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421967675392