Cotidiano escolar e Saresp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792 |
Resumo: | Com a presente pesquisa, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo e efetuada segundo uma abordagem fenomenológica. O Saresp é focado como fenômeno, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. São apresentadas, como resultado da investigação, convergências articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos de sujeitos entrevistados e textos teóricos estudados, tendo como eixos: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos com base nos resultados do Saresp; e visão da matemática escolar. |
id |
FCC-2_88811522f32630c96b70992f53606610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2792 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Cotidiano escolar e SarespSARESPABORDA GEM FENOMENOLÓGICAAVALIAÇÃO EDUCACIONALPESQUISA QUALITATIVACom a presente pesquisa, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo e efetuada segundo uma abordagem fenomenológica. O Saresp é focado como fenômeno, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. São apresentadas, como resultado da investigação, convergências articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos de sujeitos entrevistados e textos teóricos estudados, tendo como eixos: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos com base nos resultados do Saresp; e visão da matemática escolar.Fundação Carlos Chagas2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/279210.18222/eae255820142792Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 210-241Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 210-241Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 210-241Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 210-241Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 210-2411984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792/2775Lammoglia, BrunaBicudo, Maria Aparecida Viggianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T21:17:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2792Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-10-06T21:17:50Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cotidiano escolar e Saresp |
title |
Cotidiano escolar e Saresp |
spellingShingle |
Cotidiano escolar e Saresp Lammoglia, Bruna SARESP ABORDA GEM FENOMENOLÓGICA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL PESQUISA QUALITATIVA |
title_short |
Cotidiano escolar e Saresp |
title_full |
Cotidiano escolar e Saresp |
title_fullStr |
Cotidiano escolar e Saresp |
title_full_unstemmed |
Cotidiano escolar e Saresp |
title_sort |
Cotidiano escolar e Saresp |
author |
Lammoglia, Bruna |
author_facet |
Lammoglia, Bruna Bicudo, Maria Aparecida Viggiani |
author_role |
author |
author2 |
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lammoglia, Bruna Bicudo, Maria Aparecida Viggiani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SARESP ABORDA GEM FENOMENOLÓGICA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL PESQUISA QUALITATIVA |
topic |
SARESP ABORDA GEM FENOMENOLÓGICA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL PESQUISA QUALITATIVA |
description |
Com a presente pesquisa, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo e efetuada segundo uma abordagem fenomenológica. O Saresp é focado como fenômeno, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. São apresentadas, como resultado da investigação, convergências articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos de sujeitos entrevistados e textos teóricos estudados, tendo como eixos: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos com base nos resultados do Saresp; e visão da matemática escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792 10.18222/eae255820142792 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae255820142792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792/2775 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 210-241 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 210-241 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 210-241 Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 210-241 Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 210-241 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421912100864 |