Cotidiano escolar e Saresp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lammoglia, Bruna
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792
Resumo: Com a presente pesquisa, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo e efetuada segundo uma abordagem fenomenológica. O Saresp é focado como fenômeno, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. São apresentadas, como resultado da investigação, convergências articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos de sujeitos entrevistados e textos teóricos estudados, tendo como eixos: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos com base nos resultados do Saresp; e visão da matemática escolar.
id FCC-2_88811522f32630c96b70992f53606610
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2792
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Cotidiano escolar e SarespSARESPABORDA GEM FENOMENOLÓGICAAVALIAÇÃO EDUCACIONALPESQUISA QUALITATIVACom a presente pesquisa, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo e efetuada segundo uma abordagem fenomenológica. O Saresp é focado como fenômeno, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. São apresentadas, como resultado da investigação, convergências articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos de sujeitos entrevistados e textos teóricos estudados, tendo como eixos: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos com base nos resultados do Saresp; e visão da matemática escolar.Fundação Carlos Chagas2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/279210.18222/eae255820142792Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 210-241Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 210-241Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 210-241Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 210-241Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 210-2411984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792/2775Lammoglia, BrunaBicudo, Maria Aparecida Viggianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T21:17:50Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2792Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-10-06T21:17:50Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano escolar e Saresp
title Cotidiano escolar e Saresp
spellingShingle Cotidiano escolar e Saresp
Lammoglia, Bruna
SARESP
ABORDA GEM FENOMENOLÓGICA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
PESQUISA QUALITATIVA
title_short Cotidiano escolar e Saresp
title_full Cotidiano escolar e Saresp
title_fullStr Cotidiano escolar e Saresp
title_full_unstemmed Cotidiano escolar e Saresp
title_sort Cotidiano escolar e Saresp
author Lammoglia, Bruna
author_facet Lammoglia, Bruna
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author_role author
author2 Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lammoglia, Bruna
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
dc.subject.por.fl_str_mv SARESP
ABORDA GEM FENOMENOLÓGICA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
PESQUISA QUALITATIVA
topic SARESP
ABORDA GEM FENOMENOLÓGICA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
PESQUISA QUALITATIVA
description Com a presente pesquisa, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo e efetuada segundo uma abordagem fenomenológica. O Saresp é focado como fenômeno, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. São apresentadas, como resultado da investigação, convergências articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos de sujeitos entrevistados e textos teóricos estudados, tendo como eixos: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos com base nos resultados do Saresp; e visão da matemática escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792
10.18222/eae255820142792
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792
identifier_str_mv 10.18222/eae255820142792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2792/2775
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 210-241
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 210-241
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 210-241
Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 210-241
Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 210-241
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421912100864