Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2044 |
Resumo: | O presente ensaio discute a unilateralidade objetivista e subjetivista que persiste na avaliação educacional e desenvolve argumentos favoráveis a uma nova forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes da escola básica, considerando que as práticas objetivistas e subjetivistas são insuficientes em face de um projeto de uma sociedade emancipada. Com base teórica em autores marxistas, propõe uma prática de avaliação educacional com referência à objetividade social e subordina os instrumentos avaliativos de uso corrente e mesma objetividade. |
id |
FCC-2_abce04225e3bb38e4a67b30ba2386f24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2044 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivistaAvaliação da EducaçãoAvaliação da AprendizagemEnsino BásicoO presente ensaio discute a unilateralidade objetivista e subjetivista que persiste na avaliação educacional e desenvolve argumentos favoráveis a uma nova forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes da escola básica, considerando que as práticas objetivistas e subjetivistas são insuficientes em face de um projeto de uma sociedade emancipada. Com base teórica em autores marxistas, propõe uma prática de avaliação educacional com referência à objetividade social e subordina os instrumentos avaliativos de uso corrente e mesma objetividade.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204410.18222/eae204320092044Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 187-200Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 187-200Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 187-200Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 187-200Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 187-2001984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2044/2003Ferreira, Adélia Maria Marianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2044Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista |
title |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista |
spellingShingle |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista Ferreira, Adélia Maria Mariano Avaliação da Educação Avaliação da Aprendizagem Ensino Básico |
title_short |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista |
title_full |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista |
title_fullStr |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista |
title_full_unstemmed |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista |
title_sort |
Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivista |
author |
Ferreira, Adélia Maria Mariano |
author_facet |
Ferreira, Adélia Maria Mariano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Adélia Maria Mariano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Avaliação da Aprendizagem Ensino Básico |
topic |
Avaliação da Educação Avaliação da Aprendizagem Ensino Básico |
description |
O presente ensaio discute a unilateralidade objetivista e subjetivista que persiste na avaliação educacional e desenvolve argumentos favoráveis a uma nova forma de avaliar a aprendizagem dos estudantes da escola básica, considerando que as práticas objetivistas e subjetivistas são insuficientes em face de um projeto de uma sociedade emancipada. Com base teórica em autores marxistas, propõe uma prática de avaliação educacional com referência à objetividade social e subordina os instrumentos avaliativos de uso corrente e mesma objetividade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2044 10.18222/eae204320092044 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2044 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae204320092044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2044/2003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 187-200 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 187-200 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 187-200 Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 187-200 Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 187-200 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420207116288 |