Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Leonardo Victor
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Recena, Maria Celina Piazza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1919
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e reformulado em 2009 para atender a novos objetivos, dos quais se destaca a reestruturação dos currículos do ensino médio. Foram analisados, com base na Taxonomia Revisada de Bloom, os objetivos educacionais referentes à Química ou Ciências descritos nas Habilidades e Competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem 2009, atualmente válida. As dimensões do conhecimento e do processo cognitivo foram analisadas e classificadas em extensão e profundidade na Tabela Taxonômica e ficou demonstrado que a ênfase dos objetivos das competências é entender e aplicar conhecimentos procedimentais, enquanto que das habilidades é entender e lembrar conhecimentos conceituais. Conclui-se que o novo Enem pouco pode interferir no ensino tradicional, contribuindo para a formação de um indivíduo conformado com sua realidade e incapaz de pensar ativamente sobre ela ou propor meios de alterá-la
id FCC-2_b3a29b0da05f44218ea27e12b04332e8
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1919
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de químicaTaxonomiaBloomBenjaminCurrículosEnemO Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e reformulado em 2009 para atender a novos objetivos, dos quais se destaca a reestruturação dos currículos do ensino médio. Foram analisados, com base na Taxonomia Revisada de Bloom, os objetivos educacionais referentes à Química ou Ciências descritos nas Habilidades e Competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem 2009, atualmente válida. As dimensões do conhecimento e do processo cognitivo foram analisadas e classificadas em extensão e profundidade na Tabela Taxonômica e ficou demonstrado que a ênfase dos objetivos das competências é entender e aplicar conhecimentos procedimentais, enquanto que das habilidades é entender e lembrar conhecimentos conceituais. Conclui-se que o novo Enem pouco pode interferir no ensino tradicional, contribuindo para a formação de um indivíduo conformado com sua realidade e incapaz de pensar ativamente sobre ela ou propor meios de alterá-laFundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191910.18222/eae235320121919Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 148-177Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 148-177Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 148-177Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 148-177Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 148-1771984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1919/1903Marcelino, Leonardo VictorRecena, Maria Celina Piazzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1919Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química
title Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química
spellingShingle Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química
Marcelino, Leonardo Victor
Taxonomia
Bloom
Benjamin
Currículos
Enem
title_short Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química
title_full Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química
title_fullStr Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química
title_full_unstemmed Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química
title_sort Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química
author Marcelino, Leonardo Victor
author_facet Marcelino, Leonardo Victor
Recena, Maria Celina Piazza
author_role author
author2 Recena, Maria Celina Piazza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Leonardo Victor
Recena, Maria Celina Piazza
dc.subject.por.fl_str_mv Taxonomia
Bloom
Benjamin
Currículos
Enem
topic Taxonomia
Bloom
Benjamin
Currículos
Enem
description O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e reformulado em 2009 para atender a novos objetivos, dos quais se destaca a reestruturação dos currículos do ensino médio. Foram analisados, com base na Taxonomia Revisada de Bloom, os objetivos educacionais referentes à Química ou Ciências descritos nas Habilidades e Competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem 2009, atualmente válida. As dimensões do conhecimento e do processo cognitivo foram analisadas e classificadas em extensão e profundidade na Tabela Taxonômica e ficou demonstrado que a ênfase dos objetivos das competências é entender e aplicar conhecimentos procedimentais, enquanto que das habilidades é entender e lembrar conhecimentos conceituais. Conclui-se que o novo Enem pouco pode interferir no ensino tradicional, contribuindo para a formação de um indivíduo conformado com sua realidade e incapaz de pensar ativamente sobre ela ou propor meios de alterá-la
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1919
10.18222/eae235320121919
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1919
identifier_str_mv 10.18222/eae235320121919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1919/1903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 148-177
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 148-177
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 148-177
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 148-177
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 148-177
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419776151552