Nível de significância alpha ou valor-p?.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sérgio Francisco
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195
Resumo: Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder.
id FCC-2_bebb788039e4d9b464025bf78947ea38
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2195
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Nível de significância alpha ou valor-p?.Nível de significânciaValor-pRegião críticaErro Tipo IErro Tipo IIPoder.Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder.Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219510.18222/eae02520022195Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 185-198Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 185-198Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 185-198Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 185-198Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 185-1981984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195/2152Costa, Sérgio Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2195Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Nível de significância alpha ou valor-p?.
title Nível de significância alpha ou valor-p?.
spellingShingle Nível de significância alpha ou valor-p?.
Costa, Sérgio Francisco
Nível de significância
Valor-p
Região crítica
Erro Tipo I
Erro Tipo II
Poder.
title_short Nível de significância alpha ou valor-p?.
title_full Nível de significância alpha ou valor-p?.
title_fullStr Nível de significância alpha ou valor-p?.
title_full_unstemmed Nível de significância alpha ou valor-p?.
title_sort Nível de significância alpha ou valor-p?.
author Costa, Sérgio Francisco
author_facet Costa, Sérgio Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sérgio Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Nível de significância
Valor-p
Região crítica
Erro Tipo I
Erro Tipo II
Poder.
topic Nível de significância
Valor-p
Região crítica
Erro Tipo I
Erro Tipo II
Poder.
description Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195
10.18222/eae02520022195
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195
identifier_str_mv 10.18222/eae02520022195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195/2152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 185-198
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 185-198
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 185-198
Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 185-198
Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 185-198
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420710432768