Nível de significância alpha ou valor-p?.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195 |
Resumo: | Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder. |
id |
FCC-2_bebb788039e4d9b464025bf78947ea38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2195 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Nível de significância alpha ou valor-p?.Nível de significânciaValor-pRegião críticaErro Tipo IErro Tipo IIPoder.Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder.Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219510.18222/eae02520022195Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 185-198Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 185-198Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 185-198Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 185-198Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 185-1981984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195/2152Costa, Sérgio Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2195Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nível de significância alpha ou valor-p?. |
title |
Nível de significância alpha ou valor-p?. |
spellingShingle |
Nível de significância alpha ou valor-p?. Costa, Sérgio Francisco Nível de significância Valor-p Região crítica Erro Tipo I Erro Tipo II Poder. |
title_short |
Nível de significância alpha ou valor-p?. |
title_full |
Nível de significância alpha ou valor-p?. |
title_fullStr |
Nível de significância alpha ou valor-p?. |
title_full_unstemmed |
Nível de significância alpha ou valor-p?. |
title_sort |
Nível de significância alpha ou valor-p?. |
author |
Costa, Sérgio Francisco |
author_facet |
Costa, Sérgio Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sérgio Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nível de significância Valor-p Região crítica Erro Tipo I Erro Tipo II Poder. |
topic |
Nível de significância Valor-p Região crítica Erro Tipo I Erro Tipo II Poder. |
description |
Nas últimas décadas, alguns pesquisadores têm preferido trabalhar, quando fazem testes de hipóteses estatísticas, com o nível de significância efetivo, chamado de valor-p, em lugar do tradicional nível de significância teórico alpha, fixado a priori, por ocasião do planejamento do experimento. Neste artigo, procura-se mostrar que tal prática flexibiliza demasiadamente a região crítica, deixando a questão da rejeição ou da não-rejeição da hipótese sob a quase inevitável influência de fatores emocionais. Ressaltam-se também aspectos ligados à ocorrência do chamado Erro Tipo II e conseqüências ligadas à sensibilidade do experimento, isto é, do poder. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195 10.18222/eae02520022195 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02520022195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2195/2152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 185-198 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 185-198 Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 185-198 Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 185-198 Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 185-198 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420710432768 |