Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2065
Resumo: A construção de uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens dos alunos obriga a um esforço de sistematização, de clarificação, de identificação e de compreensão dos seus elementos essenciais e das relações entre eles. Não será fácil apoiar, transformar e desenvolver práticas de avaliação sem uma teoria que as possa enquadrar dos pontos de vista epistemológico, ontológico e metodológico. Mudar e melhorar práticas de avaliação implica que o seu significado seja claro para os diferentes intervenientes e, muito particularmente, para os professores e investigadores. A principal finalidade deste artigo é discutir as seguintes questões críticas no processo de construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens: a) a integração e/ou articulação de conceitos fundadores das tradições teóricas mais influentes na literatura (a francófona e a anglo-saxónica); b) a conceptualização da avaliação formativa alternativa, integrando os contributos de diferentes tradições teóricas e cujo principal propósito é melhorar as aprendizagens; e c) as relações entre a avaliação sumativa e a avaliação formativa alternativa. O artigo suscita um conjunto de reflexões e conclusões em que se sugerem algumas perspectivas de desenvolvimento na construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens dos alunos.
id FCC-2_c855ecaa6b792de43ffefef7e8768714
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2065
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagensTeoria da EducaçãoAvaliação da AprendizagemAvaliação da EducaçãoPrática de EnsinoAvaliação do AlunoA construção de uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens dos alunos obriga a um esforço de sistematização, de clarificação, de identificação e de compreensão dos seus elementos essenciais e das relações entre eles. Não será fácil apoiar, transformar e desenvolver práticas de avaliação sem uma teoria que as possa enquadrar dos pontos de vista epistemológico, ontológico e metodológico. Mudar e melhorar práticas de avaliação implica que o seu significado seja claro para os diferentes intervenientes e, muito particularmente, para os professores e investigadores. A principal finalidade deste artigo é discutir as seguintes questões críticas no processo de construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens: a) a integração e/ou articulação de conceitos fundadores das tradições teóricas mais influentes na literatura (a francófona e a anglo-saxónica); b) a conceptualização da avaliação formativa alternativa, integrando os contributos de diferentes tradições teóricas e cujo principal propósito é melhorar as aprendizagens; e c) as relações entre a avaliação sumativa e a avaliação formativa alternativa. O artigo suscita um conjunto de reflexões e conclusões em que se sugerem algumas perspectivas de desenvolvimento na construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens dos alunos.Fundação Carlos Chagas2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/206510.18222/eae194120082065Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 347-372Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 347-372Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 347-372Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 347-372Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 347-3721984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2065/2023Fernandes, Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2065Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens
title Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens
spellingShingle Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens
Fernandes, Domingos
Teoria da Educação
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação
Prática de Ensino
Avaliação do Aluno
title_short Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens
title_full Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens
title_fullStr Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens
title_full_unstemmed Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens
title_sort Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens
author Fernandes, Domingos
author_facet Fernandes, Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Educação
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação
Prática de Ensino
Avaliação do Aluno
topic Teoria da Educação
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação da Educação
Prática de Ensino
Avaliação do Aluno
description A construção de uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens dos alunos obriga a um esforço de sistematização, de clarificação, de identificação e de compreensão dos seus elementos essenciais e das relações entre eles. Não será fácil apoiar, transformar e desenvolver práticas de avaliação sem uma teoria que as possa enquadrar dos pontos de vista epistemológico, ontológico e metodológico. Mudar e melhorar práticas de avaliação implica que o seu significado seja claro para os diferentes intervenientes e, muito particularmente, para os professores e investigadores. A principal finalidade deste artigo é discutir as seguintes questões críticas no processo de construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens: a) a integração e/ou articulação de conceitos fundadores das tradições teóricas mais influentes na literatura (a francófona e a anglo-saxónica); b) a conceptualização da avaliação formativa alternativa, integrando os contributos de diferentes tradições teóricas e cujo principal propósito é melhorar as aprendizagens; e c) as relações entre a avaliação sumativa e a avaliação formativa alternativa. O artigo suscita um conjunto de reflexões e conclusões em que se sugerem algumas perspectivas de desenvolvimento na construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens dos alunos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2065
10.18222/eae194120082065
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2065
identifier_str_mv 10.18222/eae194120082065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2065/2023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 347-372
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 347-372
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 347-372
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 347-372
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 347-372
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420232282113