Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alessio Costa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pequeno, Maria Iaci Cavalcante, Melo, Maria Noraelena Rabelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071
Resumo: O fracasso escolar, em decorrência da não alfabetização das crianças no início da escolarização, é um grave problema constatado nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Na tentativa de reverter esse quadro, o Estado do Ceará vem implementando políticas voltadas para a alfabetização dos alunos logo nos primeiros anos de escolaridade. Dentre elas, destaca-se a avaliação da alfabetização feita pelo Spaece-Alfa em 2007, como nova vertente do sistema estadual de avaliação. Este trabalho pretende apresentar os principais dados obtidos nessa avaliação, ressaltando os procedimentos metodológicos utilizados e os mecanismos de divulgação dos resultados. O Spaece-Alfa, de natureza externa e censitária, avaliou mediante a aplicação de teste de múltipla escolha, a proficiência em Leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados revelam que o sistema de ensino não está cumprindo a função de alfabetizar um porcentual significativo de alunos, uma vez que quase a metade deles concluiu o 2º ano sem ter desenvolvido as competências básicas de alfabetização. Entretanto, o rendimento obtido por algumas escolas permite vislumbrar um horizonte otimista e possível, quanto ao desempenho almejado.
id FCC-2_d60431bb5499d8cefe7fc3a7ad58c035
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2071
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-AlfaAlfabetizaçãoAvaliação da EducaçãoAvaliaçãoO fracasso escolar, em decorrência da não alfabetização das crianças no início da escolarização, é um grave problema constatado nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Na tentativa de reverter esse quadro, o Estado do Ceará vem implementando políticas voltadas para a alfabetização dos alunos logo nos primeiros anos de escolaridade. Dentre elas, destaca-se a avaliação da alfabetização feita pelo Spaece-Alfa em 2007, como nova vertente do sistema estadual de avaliação. Este trabalho pretende apresentar os principais dados obtidos nessa avaliação, ressaltando os procedimentos metodológicos utilizados e os mecanismos de divulgação dos resultados. O Spaece-Alfa, de natureza externa e censitária, avaliou mediante a aplicação de teste de múltipla escolha, a proficiência em Leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados revelam que o sistema de ensino não está cumprindo a função de alfabetizar um porcentual significativo de alunos, uma vez que quase a metade deles concluiu o 2º ano sem ter desenvolvido as competências básicas de alfabetização. Entretanto, o rendimento obtido por algumas escolas permite vislumbrar um horizonte otimista e possível, quanto ao desempenho almejado.Fundação Carlos Chagas2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/207110.18222/eae194120082071Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 465-482Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 465-482Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 465-482Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 465-482Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 465-4821984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071/2029Lima, Alessio CostaPequeno, Maria Iaci CavalcanteMelo, Maria Noraelena Rabeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2071Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
title Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
spellingShingle Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
Lima, Alessio Costa
Alfabetização
Avaliação da Educação
Avaliação
title_short Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
title_full Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
title_fullStr Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
title_full_unstemmed Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
title_sort Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
author Lima, Alessio Costa
author_facet Lima, Alessio Costa
Pequeno, Maria Iaci Cavalcante
Melo, Maria Noraelena Rabelo
author_role author
author2 Pequeno, Maria Iaci Cavalcante
Melo, Maria Noraelena Rabelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alessio Costa
Pequeno, Maria Iaci Cavalcante
Melo, Maria Noraelena Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Avaliação da Educação
Avaliação
topic Alfabetização
Avaliação da Educação
Avaliação
description O fracasso escolar, em decorrência da não alfabetização das crianças no início da escolarização, é um grave problema constatado nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Na tentativa de reverter esse quadro, o Estado do Ceará vem implementando políticas voltadas para a alfabetização dos alunos logo nos primeiros anos de escolaridade. Dentre elas, destaca-se a avaliação da alfabetização feita pelo Spaece-Alfa em 2007, como nova vertente do sistema estadual de avaliação. Este trabalho pretende apresentar os principais dados obtidos nessa avaliação, ressaltando os procedimentos metodológicos utilizados e os mecanismos de divulgação dos resultados. O Spaece-Alfa, de natureza externa e censitária, avaliou mediante a aplicação de teste de múltipla escolha, a proficiência em Leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados revelam que o sistema de ensino não está cumprindo a função de alfabetizar um porcentual significativo de alunos, uma vez que quase a metade deles concluiu o 2º ano sem ter desenvolvido as competências básicas de alfabetização. Entretanto, o rendimento obtido por algumas escolas permite vislumbrar um horizonte otimista e possível, quanto ao desempenho almejado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071
10.18222/eae194120082071
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071
identifier_str_mv 10.18222/eae194120082071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071/2029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 465-482
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 465-482
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 465-482
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 465-482
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 465-482
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420241719296