Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071 |
Resumo: | O fracasso escolar, em decorrência da não alfabetização das crianças no início da escolarização, é um grave problema constatado nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Na tentativa de reverter esse quadro, o Estado do Ceará vem implementando políticas voltadas para a alfabetização dos alunos logo nos primeiros anos de escolaridade. Dentre elas, destaca-se a avaliação da alfabetização feita pelo Spaece-Alfa em 2007, como nova vertente do sistema estadual de avaliação. Este trabalho pretende apresentar os principais dados obtidos nessa avaliação, ressaltando os procedimentos metodológicos utilizados e os mecanismos de divulgação dos resultados. O Spaece-Alfa, de natureza externa e censitária, avaliou mediante a aplicação de teste de múltipla escolha, a proficiência em Leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados revelam que o sistema de ensino não está cumprindo a função de alfabetizar um porcentual significativo de alunos, uma vez que quase a metade deles concluiu o 2º ano sem ter desenvolvido as competências básicas de alfabetização. Entretanto, o rendimento obtido por algumas escolas permite vislumbrar um horizonte otimista e possível, quanto ao desempenho almejado. |
id |
FCC-2_d60431bb5499d8cefe7fc3a7ad58c035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2071 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-AlfaAlfabetizaçãoAvaliação da EducaçãoAvaliaçãoO fracasso escolar, em decorrência da não alfabetização das crianças no início da escolarização, é um grave problema constatado nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Na tentativa de reverter esse quadro, o Estado do Ceará vem implementando políticas voltadas para a alfabetização dos alunos logo nos primeiros anos de escolaridade. Dentre elas, destaca-se a avaliação da alfabetização feita pelo Spaece-Alfa em 2007, como nova vertente do sistema estadual de avaliação. Este trabalho pretende apresentar os principais dados obtidos nessa avaliação, ressaltando os procedimentos metodológicos utilizados e os mecanismos de divulgação dos resultados. O Spaece-Alfa, de natureza externa e censitária, avaliou mediante a aplicação de teste de múltipla escolha, a proficiência em Leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados revelam que o sistema de ensino não está cumprindo a função de alfabetizar um porcentual significativo de alunos, uma vez que quase a metade deles concluiu o 2º ano sem ter desenvolvido as competências básicas de alfabetização. Entretanto, o rendimento obtido por algumas escolas permite vislumbrar um horizonte otimista e possível, quanto ao desempenho almejado.Fundação Carlos Chagas2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/207110.18222/eae194120082071Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 465-482Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 465-482Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 465-482Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 465-482Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 465-4821984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071/2029Lima, Alessio CostaPequeno, Maria Iaci CavalcanteMelo, Maria Noraelena Rabeloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2071Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa |
title |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa |
spellingShingle |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa Lima, Alessio Costa Alfabetização Avaliação da Educação Avaliação |
title_short |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa |
title_full |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa |
title_fullStr |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa |
title_full_unstemmed |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa |
title_sort |
Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa |
author |
Lima, Alessio Costa |
author_facet |
Lima, Alessio Costa Pequeno, Maria Iaci Cavalcante Melo, Maria Noraelena Rabelo |
author_role |
author |
author2 |
Pequeno, Maria Iaci Cavalcante Melo, Maria Noraelena Rabelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Alessio Costa Pequeno, Maria Iaci Cavalcante Melo, Maria Noraelena Rabelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Avaliação da Educação Avaliação |
topic |
Alfabetização Avaliação da Educação Avaliação |
description |
O fracasso escolar, em decorrência da não alfabetização das crianças no início da escolarização, é um grave problema constatado nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Na tentativa de reverter esse quadro, o Estado do Ceará vem implementando políticas voltadas para a alfabetização dos alunos logo nos primeiros anos de escolaridade. Dentre elas, destaca-se a avaliação da alfabetização feita pelo Spaece-Alfa em 2007, como nova vertente do sistema estadual de avaliação. Este trabalho pretende apresentar os principais dados obtidos nessa avaliação, ressaltando os procedimentos metodológicos utilizados e os mecanismos de divulgação dos resultados. O Spaece-Alfa, de natureza externa e censitária, avaliou mediante a aplicação de teste de múltipla escolha, a proficiência em Leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino. Os principais resultados revelam que o sistema de ensino não está cumprindo a função de alfabetizar um porcentual significativo de alunos, uma vez que quase a metade deles concluiu o 2º ano sem ter desenvolvido as competências básicas de alfabetização. Entretanto, o rendimento obtido por algumas escolas permite vislumbrar um horizonte otimista e possível, quanto ao desempenho almejado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071 10.18222/eae194120082071 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae194120082071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2071/2029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 465-482 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 465-482 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 465-482 Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 465-482 Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 465-482 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420241719296 |