Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamel, Thérèse
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Larocque, Marie-Josée
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2153
Resumo: Este artigo apresenta as descobertas preliminares de um estudo acerca do surgimento de uma cultura da pesquisa na área da formação de professores, focalizando especificamente o caso da Universidade Laval em Quebeque, Canadá. As autoras definem, primeiramente, alguns conceitos e discutem o período em que a formação de professores em escolas normais era muito rudimentar. Em seguida, concentram-se nos três tipos de instituições universitárias da época (escola normal superior, escolas universitárias de educação e faculdades de educação). Baseadas em certos indicadores, elas determinam como essa cultura da pesquisa se solidificou, entre outras coisas, na “universitarização” da formação de professores. Na segunda e última parte, Hamel e Larocque destacam alguns períodos de ruptura que revelam o aparecimento de uma nova organização de cultura da pesquisa anterior a 1955, emergindo verdadeiramente entre 1955 e 1969 e adquirindo legitimidade e uma posição dominante após 1969. Na conclusão as autoras destacam assuntos trazidos à tona devido a essa mudança na cultura institucional e argumentam que o surgimento de uma cultura da pesquisa em Quebeque e em outros lugares mudou as tradições e marcou as transições no desenvolvimento da educação e na formação de professores.
id FCC-2_d6e1641b824f86c47750837e83d601df
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2153
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa“Universitarização”Cultura da PesquisaFormação de ProfessoresEste artigo apresenta as descobertas preliminares de um estudo acerca do surgimento de uma cultura da pesquisa na área da formação de professores, focalizando especificamente o caso da Universidade Laval em Quebeque, Canadá. As autoras definem, primeiramente, alguns conceitos e discutem o período em que a formação de professores em escolas normais era muito rudimentar. Em seguida, concentram-se nos três tipos de instituições universitárias da época (escola normal superior, escolas universitárias de educação e faculdades de educação). Baseadas em certos indicadores, elas determinam como essa cultura da pesquisa se solidificou, entre outras coisas, na “universitarização” da formação de professores. Na segunda e última parte, Hamel e Larocque destacam alguns períodos de ruptura que revelam o aparecimento de uma nova organização de cultura da pesquisa anterior a 1955, emergindo verdadeiramente entre 1955 e 1969 e adquirindo legitimidade e uma posição dominante após 1969. Na conclusão as autoras destacam assuntos trazidos à tona devido a essa mudança na cultura institucional e argumentam que o surgimento de uma cultura da pesquisa em Quebeque e em outros lugares mudou as tradições e marcou as transições no desenvolvimento da educação e na formação de professores.Fundação Carlos Chagas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/215310.18222/eae153020042153Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 107-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 Núm. 30 (2004); 107-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 107-130Estudos em Avaliação Educacional; V. 15 N. 30 (2004); 107-130Estudos em Avaliação Educacional; v. 15 n. 30 (2004); 107-1301984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2153/2110Hamel, ThérèseLarocque, Marie-Joséeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:14:07Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2153Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:14:07Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
title Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
spellingShingle Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
Hamel, Thérèse
“Universitarização”
Cultura da Pesquisa
Formação de Professores
title_short Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
title_full Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
title_fullStr Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
title_full_unstemmed Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
title_sort Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
author Hamel, Thérèse
author_facet Hamel, Thérèse
Larocque, Marie-Josée
author_role author
author2 Larocque, Marie-Josée
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamel, Thérèse
Larocque, Marie-Josée
dc.subject.por.fl_str_mv “Universitarização”
Cultura da Pesquisa
Formação de Professores
topic “Universitarização”
Cultura da Pesquisa
Formação de Professores
description Este artigo apresenta as descobertas preliminares de um estudo acerca do surgimento de uma cultura da pesquisa na área da formação de professores, focalizando especificamente o caso da Universidade Laval em Quebeque, Canadá. As autoras definem, primeiramente, alguns conceitos e discutem o período em que a formação de professores em escolas normais era muito rudimentar. Em seguida, concentram-se nos três tipos de instituições universitárias da época (escola normal superior, escolas universitárias de educação e faculdades de educação). Baseadas em certos indicadores, elas determinam como essa cultura da pesquisa se solidificou, entre outras coisas, na “universitarização” da formação de professores. Na segunda e última parte, Hamel e Larocque destacam alguns períodos de ruptura que revelam o aparecimento de uma nova organização de cultura da pesquisa anterior a 1955, emergindo verdadeiramente entre 1955 e 1969 e adquirindo legitimidade e uma posição dominante após 1969. Na conclusão as autoras destacam assuntos trazidos à tona devido a essa mudança na cultura institucional e argumentam que o surgimento de uma cultura da pesquisa em Quebeque e em outros lugares mudou as tradições e marcou as transições no desenvolvimento da educação e na formação de professores.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2153
10.18222/eae153020042153
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2153
identifier_str_mv 10.18222/eae153020042153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2153/2110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 107-130
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 Núm. 30 (2004); 107-130
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 107-130
Estudos em Avaliação Educacional; V. 15 N. 30 (2004); 107-130
Estudos em Avaliação Educacional; v. 15 n. 30 (2004); 107-130
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420647518208