Avaliação na educação infantil: um debate necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moro, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727
Resumo: Nosso objetivo é contribuir com o debate acerca dos processos de avaliação na educação infantil, tema pouco presente em nossa produção acadêmica. Entendemos que é necessário avançarmos na discussão do processo de avaliação interna às instituições. Recorremos a pesquisas e documentos nacionais que enfocam a avaliação na primeira etapa da educação básica, bem como apresentamos dados do processo avaliativo em uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte. Concluímos que, nos momentos de avaliação, as práticas educativas das professoras tornam-se ainda mais visíveis, assim como suas concepções a respeito das crianças. O desafio permanece no sentido de continuarmos esse debate com base em um referencial que nos ajude a construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos.
id FCC-2_dceec908b194a770832a24387648070e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2727
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação na educação infantil: um debate necessárioEducação InfantilAprendizagemAvaliaçãoNosso objetivo é contribuir com o debate acerca dos processos de avaliação na educação infantil, tema pouco presente em nossa produção acadêmica. Entendemos que é necessário avançarmos na discussão do processo de avaliação interna às instituições. Recorremos a pesquisas e documentos nacionais que enfocam a avaliação na primeira etapa da educação básica, bem como apresentamos dados do processo avaliativo em uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte. Concluímos que, nos momentos de avaliação, as práticas educativas das professoras tornam-se ainda mais visíveis, assim como suas concepções a respeito das crianças. O desafio permanece no sentido de continuarmos esse debate com base em um referencial que nos ajude a construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272710.18222/eae245520132727Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 272-303Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 272-303Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 272-303Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 272-303Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 272-3031984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727/2680Neves, Vanessa Ferraz AlmeidaMoro, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2727Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação na educação infantil: um debate necessário
title Avaliação na educação infantil: um debate necessário
spellingShingle Avaliação na educação infantil: um debate necessário
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Educação Infantil
Aprendizagem
Avaliação
title_short Avaliação na educação infantil: um debate necessário
title_full Avaliação na educação infantil: um debate necessário
title_fullStr Avaliação na educação infantil: um debate necessário
title_full_unstemmed Avaliação na educação infantil: um debate necessário
title_sort Avaliação na educação infantil: um debate necessário
author Neves, Vanessa Ferraz Almeida
author_facet Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Moro, Catarina
author_role author
author2 Moro, Catarina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Moro, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Aprendizagem
Avaliação
topic Educação Infantil
Aprendizagem
Avaliação
description Nosso objetivo é contribuir com o debate acerca dos processos de avaliação na educação infantil, tema pouco presente em nossa produção acadêmica. Entendemos que é necessário avançarmos na discussão do processo de avaliação interna às instituições. Recorremos a pesquisas e documentos nacionais que enfocam a avaliação na primeira etapa da educação básica, bem como apresentamos dados do processo avaliativo em uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte. Concluímos que, nos momentos de avaliação, as práticas educativas das professoras tornam-se ainda mais visíveis, assim como suas concepções a respeito das crianças. O desafio permanece no sentido de continuarmos esse debate com base em um referencial que nos ajude a construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727
10.18222/eae245520132727
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727
identifier_str_mv 10.18222/eae245520132727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727/2680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 272-303
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 272-303
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 272-303
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 272-303
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 272-303
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421874352128