Avaliação na educação infantil: um debate necessário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727 |
Resumo: | Nosso objetivo é contribuir com o debate acerca dos processos de avaliação na educação infantil, tema pouco presente em nossa produção acadêmica. Entendemos que é necessário avançarmos na discussão do processo de avaliação interna às instituições. Recorremos a pesquisas e documentos nacionais que enfocam a avaliação na primeira etapa da educação básica, bem como apresentamos dados do processo avaliativo em uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte. Concluímos que, nos momentos de avaliação, as práticas educativas das professoras tornam-se ainda mais visíveis, assim como suas concepções a respeito das crianças. O desafio permanece no sentido de continuarmos esse debate com base em um referencial que nos ajude a construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos. |
id |
FCC-2_dceec908b194a770832a24387648070e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2727 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação na educação infantil: um debate necessárioEducação InfantilAprendizagemAvaliaçãoNosso objetivo é contribuir com o debate acerca dos processos de avaliação na educação infantil, tema pouco presente em nossa produção acadêmica. Entendemos que é necessário avançarmos na discussão do processo de avaliação interna às instituições. Recorremos a pesquisas e documentos nacionais que enfocam a avaliação na primeira etapa da educação básica, bem como apresentamos dados do processo avaliativo em uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte. Concluímos que, nos momentos de avaliação, as práticas educativas das professoras tornam-se ainda mais visíveis, assim como suas concepções a respeito das crianças. O desafio permanece no sentido de continuarmos esse debate com base em um referencial que nos ajude a construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272710.18222/eae245520132727Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 272-303Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 272-303Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 272-303Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 272-303Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 272-3031984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727/2680Neves, Vanessa Ferraz AlmeidaMoro, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2727Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação na educação infantil: um debate necessário |
title |
Avaliação na educação infantil: um debate necessário |
spellingShingle |
Avaliação na educação infantil: um debate necessário Neves, Vanessa Ferraz Almeida Educação Infantil Aprendizagem Avaliação |
title_short |
Avaliação na educação infantil: um debate necessário |
title_full |
Avaliação na educação infantil: um debate necessário |
title_fullStr |
Avaliação na educação infantil: um debate necessário |
title_full_unstemmed |
Avaliação na educação infantil: um debate necessário |
title_sort |
Avaliação na educação infantil: um debate necessário |
author |
Neves, Vanessa Ferraz Almeida |
author_facet |
Neves, Vanessa Ferraz Almeida Moro, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Catarina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Vanessa Ferraz Almeida Moro, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Aprendizagem Avaliação |
topic |
Educação Infantil Aprendizagem Avaliação |
description |
Nosso objetivo é contribuir com o debate acerca dos processos de avaliação na educação infantil, tema pouco presente em nossa produção acadêmica. Entendemos que é necessário avançarmos na discussão do processo de avaliação interna às instituições. Recorremos a pesquisas e documentos nacionais que enfocam a avaliação na primeira etapa da educação básica, bem como apresentamos dados do processo avaliativo em uma instituição de educação infantil em Belo Horizonte. Concluímos que, nos momentos de avaliação, as práticas educativas das professoras tornam-se ainda mais visíveis, assim como suas concepções a respeito das crianças. O desafio permanece no sentido de continuarmos esse debate com base em um referencial que nos ajude a construir formas de avaliação que, de fato, orientem práticas educativas que respeitem a criança como sujeito de direitos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727 10.18222/eae245520132727 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245520132727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2727/2680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 272-303 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 272-303 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 272-303 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 272-303 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 272-303 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421874352128 |