Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Andrade, Dalton Francisco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2094
Resumo: A avaliação como instrumento de medida ocupa um importante lugar nas organizações atentas às exigências crescentes do mundo atual. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) constitui-se em um conjunto de modelos para a avaliação que representam a relação entre a probabilidade de um indivíduo apresentar uma certa resposta a um item, as características dos itens e seu(s) traço(s) latente(s), definido(s) com base no estudo em questão. A finalidade deste artigo consiste em apresentar o Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM, da TRI, para medidas de satisfação. Este modelo foi desenvolvido para analisar respostas binárias e graduadas baseadas numa relação de proximidade. Os resultados obtidos na aplicação do modelo GGUM, que serviu para avaliar a satisfação dos alunos dos cursos de tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira, ilustram o grande potencial desse modelo.
id FCC-2_dfe0c0c10919a51cd7bb09f2935e3e2a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2094
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao ItemTeoria Da Resposta Ao ItemModelos De DesdobramentosGrau De SatisfaçãoA avaliação como instrumento de medida ocupa um importante lugar nas organizações atentas às exigências crescentes do mundo atual. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) constitui-se em um conjunto de modelos para a avaliação que representam a relação entre a probabilidade de um indivíduo apresentar uma certa resposta a um item, as características dos itens e seu(s) traço(s) latente(s), definido(s) com base no estudo em questão. A finalidade deste artigo consiste em apresentar o Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM, da TRI, para medidas de satisfação. Este modelo foi desenvolvido para analisar respostas binárias e graduadas baseadas numa relação de proximidade. Os resultados obtidos na aplicação do modelo GGUM, que serviu para avaliar a satisfação dos alunos dos cursos de tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira, ilustram o grande potencial desse modelo.Fundação Carlos Chagas2007-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/209410.18222/eae183720072094Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 157-188Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 157-188Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 157-188Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 157-188Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 157-1881984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2094/2052Bortolotti, Silvana Ligia VincenziAndrade, Dalton Francisco deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2094Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
title Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
spellingShingle Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Teoria Da Resposta Ao Item
Modelos De Desdobramentos
Grau De Satisfação
title_short Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
title_full Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
title_fullStr Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
title_full_unstemmed Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
title_sort Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item
author Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
author_facet Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Andrade, Dalton Francisco de
author_role author
author2 Andrade, Dalton Francisco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Andrade, Dalton Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Da Resposta Ao Item
Modelos De Desdobramentos
Grau De Satisfação
topic Teoria Da Resposta Ao Item
Modelos De Desdobramentos
Grau De Satisfação
description A avaliação como instrumento de medida ocupa um importante lugar nas organizações atentas às exigências crescentes do mundo atual. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) constitui-se em um conjunto de modelos para a avaliação que representam a relação entre a probabilidade de um indivíduo apresentar uma certa resposta a um item, as características dos itens e seu(s) traço(s) latente(s), definido(s) com base no estudo em questão. A finalidade deste artigo consiste em apresentar o Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM, da TRI, para medidas de satisfação. Este modelo foi desenvolvido para analisar respostas binárias e graduadas baseadas numa relação de proximidade. Os resultados obtidos na aplicação do modelo GGUM, que serviu para avaliar a satisfação dos alunos dos cursos de tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira, ilustram o grande potencial desse modelo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2094
10.18222/eae183720072094
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2094
identifier_str_mv 10.18222/eae183720072094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2094/2052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 157-188
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 157-188
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 157-188
Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 157-188
Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 157-188
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420274225152