Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosemberg, Fúlvia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116
Resumo: O artigo descreve e analisa a produção, divulgação e interpretação de estatísticas educacionais desagregadas por cor/raça. Efetua um balanço dos principais instrumentos de coleta de estatísticas educacionais sob responsabilidade das duas principais instituições de coleta de estatísticas educacionais: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta empreitada, destaca a recente introdução do quesito cor/raça no Censo Escolar de 2005, apontando equívocos tanto nos objetivos perseguidos quanto nos procedimentos adotados. O argumento principal é que o Censo Escolar não constitui instrumento compatível com a unidade de coleta aluno/matrícula, que as instruções para o preenchimento da informação foram confusas e desrespeitaram o direito de crianças e adolescentes de expressarem sua identidade étnico-racial.
id FCC-2_e2668214163a0e9dae543c999024e45e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2116
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balançoEstatísticas EducacionaisInepIBGERelações RaciaisCenso EscolarO artigo descreve e analisa a produção, divulgação e interpretação de estatísticas educacionais desagregadas por cor/raça. Efetua um balanço dos principais instrumentos de coleta de estatísticas educacionais sob responsabilidade das duas principais instituições de coleta de estatísticas educacionais: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta empreitada, destaca a recente introdução do quesito cor/raça no Censo Escolar de 2005, apontando equívocos tanto nos objetivos perseguidos quanto nos procedimentos adotados. O argumento principal é que o Censo Escolar não constitui instrumento compatível com a unidade de coleta aluno/matrícula, que as instruções para o preenchimento da informação foram confusas e desrespeitaram o direito de crianças e adolescentes de expressarem sua identidade étnico-racial.Fundação Carlos Chagas2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/211610.18222/eae173420062116Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 15-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 15-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 15-42Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 15-42Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 15-421984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116/2074Rosemberg, Fúlviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2116Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
title Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
spellingShingle Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
Rosemberg, Fúlvia
Estatísticas Educacionais
Inep
IBGE
Relações Raciais
Censo Escolar
title_short Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
title_full Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
title_fullStr Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
title_full_unstemmed Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
title_sort Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
author Rosemberg, Fúlvia
author_facet Rosemberg, Fúlvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosemberg, Fúlvia
dc.subject.por.fl_str_mv Estatísticas Educacionais
Inep
IBGE
Relações Raciais
Censo Escolar
topic Estatísticas Educacionais
Inep
IBGE
Relações Raciais
Censo Escolar
description O artigo descreve e analisa a produção, divulgação e interpretação de estatísticas educacionais desagregadas por cor/raça. Efetua um balanço dos principais instrumentos de coleta de estatísticas educacionais sob responsabilidade das duas principais instituições de coleta de estatísticas educacionais: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta empreitada, destaca a recente introdução do quesito cor/raça no Censo Escolar de 2005, apontando equívocos tanto nos objetivos perseguidos quanto nos procedimentos adotados. O argumento principal é que o Censo Escolar não constitui instrumento compatível com a unidade de coleta aluno/matrícula, que as instruções para o preenchimento da informação foram confusas e desrespeitaram o direito de crianças e adolescentes de expressarem sua identidade étnico-racial.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116
10.18222/eae173420062116
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116
identifier_str_mv 10.18222/eae173420062116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116/2074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 15-42
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 15-42
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 15-42
Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 15-42
Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 15-42
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420305682432