Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116 |
Resumo: | O artigo descreve e analisa a produção, divulgação e interpretação de estatísticas educacionais desagregadas por cor/raça. Efetua um balanço dos principais instrumentos de coleta de estatísticas educacionais sob responsabilidade das duas principais instituições de coleta de estatísticas educacionais: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta empreitada, destaca a recente introdução do quesito cor/raça no Censo Escolar de 2005, apontando equívocos tanto nos objetivos perseguidos quanto nos procedimentos adotados. O argumento principal é que o Censo Escolar não constitui instrumento compatível com a unidade de coleta aluno/matrícula, que as instruções para o preenchimento da informação foram confusas e desrespeitaram o direito de crianças e adolescentes de expressarem sua identidade étnico-racial. |
id |
FCC-2_e2668214163a0e9dae543c999024e45e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2116 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balançoEstatísticas EducacionaisInepIBGERelações RaciaisCenso EscolarO artigo descreve e analisa a produção, divulgação e interpretação de estatísticas educacionais desagregadas por cor/raça. Efetua um balanço dos principais instrumentos de coleta de estatísticas educacionais sob responsabilidade das duas principais instituições de coleta de estatísticas educacionais: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta empreitada, destaca a recente introdução do quesito cor/raça no Censo Escolar de 2005, apontando equívocos tanto nos objetivos perseguidos quanto nos procedimentos adotados. O argumento principal é que o Censo Escolar não constitui instrumento compatível com a unidade de coleta aluno/matrícula, que as instruções para o preenchimento da informação foram confusas e desrespeitaram o direito de crianças e adolescentes de expressarem sua identidade étnico-racial.Fundação Carlos Chagas2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/211610.18222/eae173420062116Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 15-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 15-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 15-42Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 15-42Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 15-421984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116/2074Rosemberg, Fúlviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2116Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço |
title |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço |
spellingShingle |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço Rosemberg, Fúlvia Estatísticas Educacionais Inep IBGE Relações Raciais Censo Escolar |
title_short |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço |
title_full |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço |
title_fullStr |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço |
title_full_unstemmed |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço |
title_sort |
Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço |
author |
Rosemberg, Fúlvia |
author_facet |
Rosemberg, Fúlvia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosemberg, Fúlvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatísticas Educacionais Inep IBGE Relações Raciais Censo Escolar |
topic |
Estatísticas Educacionais Inep IBGE Relações Raciais Censo Escolar |
description |
O artigo descreve e analisa a produção, divulgação e interpretação de estatísticas educacionais desagregadas por cor/raça. Efetua um balanço dos principais instrumentos de coleta de estatísticas educacionais sob responsabilidade das duas principais instituições de coleta de estatísticas educacionais: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta empreitada, destaca a recente introdução do quesito cor/raça no Censo Escolar de 2005, apontando equívocos tanto nos objetivos perseguidos quanto nos procedimentos adotados. O argumento principal é que o Censo Escolar não constitui instrumento compatível com a unidade de coleta aluno/matrícula, que as instruções para o preenchimento da informação foram confusas e desrespeitaram o direito de crianças e adolescentes de expressarem sua identidade étnico-racial. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116 10.18222/eae173420062116 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae173420062116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2116/2074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 15-42 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 15-42 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 15-42 Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 15-42 Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 15-42 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420305682432 |