Inclusão social e acesso às universidades públicas: o programa “Professores do Terceiro Milênio”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2159 |
Resumo: | A enorme desigualdade de acesso ao ensino superior entre estudantes de escolas públicas e privadas estimula a criação de estratégias para ampliar a “competitividade” dos egressos da rede pública. O Programa Professores do Terceiro Milênio, desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco, visa oferecer formação complementar a estudantes de escolas públicas. Prioriza os cursos de Licenciatura em Ciências da UFPE e UFRPE, pois almeja, a médio prazo, a formação de professores com domínio do conhecimento científico e compromisso com a qualidade da educação do país. O curso é diário e gratuito, e as aulas são ministradas por alunos de licenciaturas. Desde 1997, o curso já aprovou 420 alunos de cursos de Licenciaturas em Ciências das universidades federais, com índices médios de aprovação variando entre 24% e 66%. A área de Biologia vem sendo a mais procurada, e com maior taxa de aprovação. O Programa é, atualmente, um dos maiores deste modelo no país e contribui para que estudantes carentes aumentem seu potencial para aprovação em cursos de alto nível, ampliando seu direito à cidadania. |
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Inclusão social e acesso às universidades públicas: o programa “Professores do Terceiro Milênio”Ensino De CiênciasCidadaniaEducação SuperiorInclusão SocialA enorme desigualdade de acesso ao ensino superior entre estudantes de escolas públicas e privadas estimula a criação de estratégias para ampliar a “competitividade” dos egressos da rede pública. O Programa Professores do Terceiro Milênio, desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco, visa oferecer formação complementar a estudantes de escolas públicas. Prioriza os cursos de Licenciatura em Ciências da UFPE e UFRPE, pois almeja, a médio prazo, a formação de professores com domínio do conhecimento científico e compromisso com a qualidade da educação do país. O curso é diário e gratuito, e as aulas são ministradas por alunos de licenciaturas. Desde 1997, o curso já aprovou 420 alunos de cursos de Licenciaturas em Ciências das universidades federais, com índices médios de aprovação variando entre 24% e 66%. A área de Biologia vem sendo a mais procurada, e com maior taxa de aprovação. O Programa é, atualmente, um dos maiores deste modelo no país e contribui para que estudantes carentes aumentem seu potencial para aprovação em cursos de alto nível, ampliando seu direito à cidadania.Fundação Carlos Chagas2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/215910.18222/eae02920042159Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 67-86Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 29 (2004); 67-86Estudos em Avaliação Educacional; No. 29 (2004); 67-86Estudos em Avaliação Educacional; N. 29 (2004); 67-86Estudos em Avaliação Educacional; n. 29 (2004); 67-861984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2159/2116Vasconcelos, Simão DiasLima, Kênio Erithon Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2159Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:08Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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