Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Magistrados: suficiências e insuficiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Raimundo Helio
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Moreira, Rui Verlaine Oliveira, Gurgel, Carmesina Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
DOI: 10.18222/eae173520062113
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2113
Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar a contribuição dos cursos de aperfeiçoamento e de especialização de magistrados, ministrados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), no período de 1995 a 2002. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e o universo constituiu-se de 522 alunos que freqüentaram os cursos estudados, tendo sido retirada uma amostra de 60 participantes, proporcional ao tamanho da cada turma, representando 11,5% do universo. Foi utilizado o método fenomenológico de Edmund Husserl (1990), especialmente a redução fenomenológica que identificou a contribuição que os cursos deram para a formação dos magistrados. As falas apontam contribuição para a formação dos participantes, ao lado de insuficiências.
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