A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Suzéte da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: JAQUES, Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
Texto Completo: http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1229
Resumo: O presente estudo se destina à pesquisa do retorno da ética (e da aceitação do Outro) com a superação da soberana crueldade como uma premissa para erradicação do trabalho escravo contemporâneo. Atualmente, há novas formas de escravidão, não necessariamente vinculada à restrição física da liberdade. Assim, justifica-se a pesquisa, pois a importância do combate ao trabalho escravo é elementar para dignidade do ser humano, com reflexos em toda a sociedade. O enfoque geral é a erradicação do trabalho escravo. Em específico, objetiva-se analisar a aceitação do Outro e de si próprio, de forma a contextualizar o retorno da ética com a superação da crueldade como elemento essencial para uma visão social mais coerente com um trabalho digno. Para responder ao problema de pesquisa: o retorno da ética com a aceitação do Outro é elemento para a superação da crueldade do trabalho escravo?, utilizou-se o método de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico, bem como a técnica de pesquisa bibliográfica, a qual envolveu o levantamento e análise da literatura especializada. Os resultados alcançados indicam que é necessário revisitar os alicerces do combate ao trabalho escravo, impregnando-os de um projeto contemporâneo consistente para que se retorne uma visão ética com a aceitação do Outro e se supere a crueldade.
id FDF-0_23f0e845e191a0d87822d29f00254c1d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1229
network_acronym_str FDF-0
network_name_str Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
repository_id_str
spelling A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTROO presente estudo se destina à pesquisa do retorno da ética (e da aceitação do Outro) com a superação da soberana crueldade como uma premissa para erradicação do trabalho escravo contemporâneo. Atualmente, há novas formas de escravidão, não necessariamente vinculada à restrição física da liberdade. Assim, justifica-se a pesquisa, pois a importância do combate ao trabalho escravo é elementar para dignidade do ser humano, com reflexos em toda a sociedade. O enfoque geral é a erradicação do trabalho escravo. Em específico, objetiva-se analisar a aceitação do Outro e de si próprio, de forma a contextualizar o retorno da ética com a superação da crueldade como elemento essencial para uma visão social mais coerente com um trabalho digno. Para responder ao problema de pesquisa: o retorno da ética com a aceitação do Outro é elemento para a superação da crueldade do trabalho escravo?, utilizou-se o método de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico, bem como a técnica de pesquisa bibliográfica, a qual envolveu o levantamento e análise da literatura especializada. Os resultados alcançados indicam que é necessário revisitar os alicerces do combate ao trabalho escravo, impregnando-os de um projeto contemporâneo consistente para que se retorne uma visão ética com a aceitação do Outro e se supere a crueldade.Faculdade de Direito de Franca2021-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/122910.21207/1983.4225.1229Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 16 n. 1 (2021)1983-4225reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainstname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)instacron:FDFporhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1229/pdfCopyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainfo:eu-repo/semantics/openAccessREIS, Suzéte da SilvaJAQUES, Gustavo2021-10-05T17:31:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1229Revistahttps://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdfPUBhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/oai||drcildo@direitofranca.br1983-42251983-4225opendoar:2021-10-05T17:31:22Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO
title A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO
spellingShingle A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO
REIS, Suzéte da Silva
title_short A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO
title_full A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO
title_fullStr A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO
title_full_unstemmed A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO
title_sort A CRUELDADE DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO PELA AUSÊNCIA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO
author REIS, Suzéte da Silva
author_facet REIS, Suzéte da Silva
JAQUES, Gustavo
author_role author
author2 JAQUES, Gustavo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Suzéte da Silva
JAQUES, Gustavo
description O presente estudo se destina à pesquisa do retorno da ética (e da aceitação do Outro) com a superação da soberana crueldade como uma premissa para erradicação do trabalho escravo contemporâneo. Atualmente, há novas formas de escravidão, não necessariamente vinculada à restrição física da liberdade. Assim, justifica-se a pesquisa, pois a importância do combate ao trabalho escravo é elementar para dignidade do ser humano, com reflexos em toda a sociedade. O enfoque geral é a erradicação do trabalho escravo. Em específico, objetiva-se analisar a aceitação do Outro e de si próprio, de forma a contextualizar o retorno da ética com a superação da crueldade como elemento essencial para uma visão social mais coerente com um trabalho digno. Para responder ao problema de pesquisa: o retorno da ética com a aceitação do Outro é elemento para a superação da crueldade do trabalho escravo?, utilizou-se o método de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico, bem como a técnica de pesquisa bibliográfica, a qual envolveu o levantamento e análise da literatura especializada. Os resultados alcançados indicam que é necessário revisitar os alicerces do combate ao trabalho escravo, impregnando-os de um projeto contemporâneo consistente para que se retorne uma visão ética com a aceitação do Outro e se supere a crueldade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1229
10.21207/1983.4225.1229
url http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1229
identifier_str_mv 10.21207/1983.4225.1229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1229/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Franca
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Franca
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 16 n. 1 (2021)
1983-4225
reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
instname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)
instacron:FDF
instname_str Faculdade de Direito de Franca (FDF)
instacron_str FDF
institution FDF
reponame_str Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
collection Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)
repository.mail.fl_str_mv ||drcildo@direitofranca.br
_version_ 1754644629384331264