A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BENFATTI, Fábio Fernandes Neves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BARBOSA, Leonardo Caianelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
Texto Completo: http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193
Resumo: O presente estudo tem como finalidade apurar de que maneira o ordenamento jurídico brasileiro, essencialmente as leis que disciplinam acerca da ética profissional do advogado, discutem a prática da publicidade no ofício advocatício, buscando compreender sua correta execução nos dias atuais, a fim de evitar a mercantilização da profissão, vedada pela legislação pátria. Ainda, foram examinados elementos estruturais acerca do conceito de ética, bem como sua aplicabilidade em relação ao Direito e aos costumes da vida em sociedade. A pesquisa se norteou em exploração da literatura e legislação, nas quais se averiguou a forma de como a doutrina, cientistas e legisladores abordam o tema. Baseandose nas pesquisas realizadas, constatou-se que não obstante o ordenamento jurídico brasileiro apresente mecanismos que visem coibir a mercantilização da profissão de advogado, sua aplicação é dissonante aos meios de comunicação atuais, visto que com a rápida e desenfreada expansão tecnológica e de mídias sociais, ocorreu um aumento indiscriminado de publicidades irregulares no ofício advocatício.   
id FDF-0_2b7ca38e5e91e706342f6744206cca49
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1193
network_acronym_str FDF-0
network_name_str Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
repository_id_str
spelling A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIAÉtica Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. PublicidadesO presente estudo tem como finalidade apurar de que maneira o ordenamento jurídico brasileiro, essencialmente as leis que disciplinam acerca da ética profissional do advogado, discutem a prática da publicidade no ofício advocatício, buscando compreender sua correta execução nos dias atuais, a fim de evitar a mercantilização da profissão, vedada pela legislação pátria. Ainda, foram examinados elementos estruturais acerca do conceito de ética, bem como sua aplicabilidade em relação ao Direito e aos costumes da vida em sociedade. A pesquisa se norteou em exploração da literatura e legislação, nas quais se averiguou a forma de como a doutrina, cientistas e legisladores abordam o tema. Baseandose nas pesquisas realizadas, constatou-se que não obstante o ordenamento jurídico brasileiro apresente mecanismos que visem coibir a mercantilização da profissão de advogado, sua aplicação é dissonante aos meios de comunicação atuais, visto que com a rápida e desenfreada expansão tecnológica e de mídias sociais, ocorreu um aumento indiscriminado de publicidades irregulares no ofício advocatício.   Faculdade de Direito de Franca2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/119310.21207/1983.4225.1193Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 16 n. 1 (2021)1983-4225reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainstname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)instacron:FDFporhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193/pdfCopyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainfo:eu-repo/semantics/openAccessBENFATTI, Fábio Fernandes NevesBARBOSA, Leonardo Caianelo2021-10-08T10:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1193Revistahttps://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdfPUBhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/oai||drcildo@direitofranca.br1983-42251983-4225opendoar:2021-10-08T10:37:17Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)false
dc.title.none.fl_str_mv A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
title A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
spellingShingle A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
BENFATTI, Fábio Fernandes Neves
Ética Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. Publicidades
title_short A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
title_full A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
title_fullStr A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
title_full_unstemmed A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
title_sort A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
author BENFATTI, Fábio Fernandes Neves
author_facet BENFATTI, Fábio Fernandes Neves
BARBOSA, Leonardo Caianelo
author_role author
author2 BARBOSA, Leonardo Caianelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BENFATTI, Fábio Fernandes Neves
BARBOSA, Leonardo Caianelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ética Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. Publicidades
topic Ética Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. Publicidades
description O presente estudo tem como finalidade apurar de que maneira o ordenamento jurídico brasileiro, essencialmente as leis que disciplinam acerca da ética profissional do advogado, discutem a prática da publicidade no ofício advocatício, buscando compreender sua correta execução nos dias atuais, a fim de evitar a mercantilização da profissão, vedada pela legislação pátria. Ainda, foram examinados elementos estruturais acerca do conceito de ética, bem como sua aplicabilidade em relação ao Direito e aos costumes da vida em sociedade. A pesquisa se norteou em exploração da literatura e legislação, nas quais se averiguou a forma de como a doutrina, cientistas e legisladores abordam o tema. Baseandose nas pesquisas realizadas, constatou-se que não obstante o ordenamento jurídico brasileiro apresente mecanismos que visem coibir a mercantilização da profissão de advogado, sua aplicação é dissonante aos meios de comunicação atuais, visto que com a rápida e desenfreada expansão tecnológica e de mídias sociais, ocorreu um aumento indiscriminado de publicidades irregulares no ofício advocatício.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193
10.21207/1983.4225.1193
url http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193
identifier_str_mv 10.21207/1983.4225.1193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Franca
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Franca
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 16 n. 1 (2021)
1983-4225
reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
instname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)
instacron:FDF
instname_str Faculdade de Direito de Franca (FDF)
instacron_str FDF
institution FDF
reponame_str Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
collection Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)
repository.mail.fl_str_mv ||drcildo@direitofranca.br
_version_ 1754644629363359744