A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca |
Texto Completo: | http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193 |
Resumo: | O presente estudo tem como finalidade apurar de que maneira o ordenamento jurídico brasileiro, essencialmente as leis que disciplinam acerca da ética profissional do advogado, discutem a prática da publicidade no ofício advocatício, buscando compreender sua correta execução nos dias atuais, a fim de evitar a mercantilização da profissão, vedada pela legislação pátria. Ainda, foram examinados elementos estruturais acerca do conceito de ética, bem como sua aplicabilidade em relação ao Direito e aos costumes da vida em sociedade. A pesquisa se norteou em exploração da literatura e legislação, nas quais se averiguou a forma de como a doutrina, cientistas e legisladores abordam o tema. Baseandose nas pesquisas realizadas, constatou-se que não obstante o ordenamento jurídico brasileiro apresente mecanismos que visem coibir a mercantilização da profissão de advogado, sua aplicação é dissonante aos meios de comunicação atuais, visto que com a rápida e desenfreada expansão tecnológica e de mídias sociais, ocorreu um aumento indiscriminado de publicidades irregulares no ofício advocatício. |
id |
FDF-0_2b7ca38e5e91e706342f6744206cca49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1193 |
network_acronym_str |
FDF-0 |
network_name_str |
Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca |
repository_id_str |
|
spelling |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIAÉtica Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. PublicidadesO presente estudo tem como finalidade apurar de que maneira o ordenamento jurídico brasileiro, essencialmente as leis que disciplinam acerca da ética profissional do advogado, discutem a prática da publicidade no ofício advocatício, buscando compreender sua correta execução nos dias atuais, a fim de evitar a mercantilização da profissão, vedada pela legislação pátria. Ainda, foram examinados elementos estruturais acerca do conceito de ética, bem como sua aplicabilidade em relação ao Direito e aos costumes da vida em sociedade. A pesquisa se norteou em exploração da literatura e legislação, nas quais se averiguou a forma de como a doutrina, cientistas e legisladores abordam o tema. Baseandose nas pesquisas realizadas, constatou-se que não obstante o ordenamento jurídico brasileiro apresente mecanismos que visem coibir a mercantilização da profissão de advogado, sua aplicação é dissonante aos meios de comunicação atuais, visto que com a rápida e desenfreada expansão tecnológica e de mídias sociais, ocorreu um aumento indiscriminado de publicidades irregulares no ofício advocatício. Faculdade de Direito de Franca2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/119310.21207/1983.4225.1193Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 16 n. 1 (2021)1983-4225reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainstname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)instacron:FDFporhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193/pdfCopyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainfo:eu-repo/semantics/openAccessBENFATTI, Fábio Fernandes NevesBARBOSA, Leonardo Caianelo2021-10-08T10:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1193Revistahttps://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdfPUBhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/oai||drcildo@direitofranca.br1983-42251983-4225opendoar:2021-10-08T10:37:17Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA |
title |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA |
spellingShingle |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA BENFATTI, Fábio Fernandes Neves Ética Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. Publicidades |
title_short |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA |
title_full |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA |
title_fullStr |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA |
title_full_unstemmed |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA |
title_sort |
A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA |
author |
BENFATTI, Fábio Fernandes Neves |
author_facet |
BENFATTI, Fábio Fernandes Neves BARBOSA, Leonardo Caianelo |
author_role |
author |
author2 |
BARBOSA, Leonardo Caianelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BENFATTI, Fábio Fernandes Neves BARBOSA, Leonardo Caianelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. Publicidades |
topic |
Ética Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. Publicidades |
description |
O presente estudo tem como finalidade apurar de que maneira o ordenamento jurídico brasileiro, essencialmente as leis que disciplinam acerca da ética profissional do advogado, discutem a prática da publicidade no ofício advocatício, buscando compreender sua correta execução nos dias atuais, a fim de evitar a mercantilização da profissão, vedada pela legislação pátria. Ainda, foram examinados elementos estruturais acerca do conceito de ética, bem como sua aplicabilidade em relação ao Direito e aos costumes da vida em sociedade. A pesquisa se norteou em exploração da literatura e legislação, nas quais se averiguou a forma de como a doutrina, cientistas e legisladores abordam o tema. Baseandose nas pesquisas realizadas, constatou-se que não obstante o ordenamento jurídico brasileiro apresente mecanismos que visem coibir a mercantilização da profissão de advogado, sua aplicação é dissonante aos meios de comunicação atuais, visto que com a rápida e desenfreada expansão tecnológica e de mídias sociais, ocorreu um aumento indiscriminado de publicidades irregulares no ofício advocatício. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193 10.21207/1983.4225.1193 |
url |
http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193 |
identifier_str_mv |
10.21207/1983.4225.1193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/1193/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Direito de Franca |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Direito de Franca |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 16 n. 1 (2021) 1983-4225 reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca instname:Faculdade de Direito de Franca (FDF) instacron:FDF |
instname_str |
Faculdade de Direito de Franca (FDF) |
instacron_str |
FDF |
institution |
FDF |
reponame_str |
Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca |
collection |
Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||drcildo@direitofranca.br |
_version_ |
1754644629363359744 |