A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Lígia Maia de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
Texto Completo: http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/398
Resumo: Considerando as recentes inovações na Dogmática Processual Civil Brasileira, sobretudo com o advento do Novo Código de Processo Civil, o presente estudo tem por objetivo debater a inserção da boa-fé objetiva como norma processual de caráter fundamental que, pela sua natureza, impõe-se a todos os sujeitos processuais, indistintamente, devendo ser observada em todas as fases processuais. Pretende-se, portanto, discutir a essência conceitual da referida norma; a evolução do princípio da boa-fé até a aquisição do status que lhe fora conferido pelo Novo CPC, tecendo a distinção do tratamento da boa-fé no CPC/1973 e o CPC/2015; e, finalmente, discutir as possíveis repercussões práticas da consagração da aludida norma processual fundamental.
id FDF-0_d024346a14dd7642ccfc5b1d03419ddc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/398
network_acronym_str FDF-0
network_name_str Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
repository_id_str
spelling A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.Boa-fé Objetiva ProcessualNovo CPCPrincípioNorma Fundamental Processual.Considerando as recentes inovações na Dogmática Processual Civil Brasileira, sobretudo com o advento do Novo Código de Processo Civil, o presente estudo tem por objetivo debater a inserção da boa-fé objetiva como norma processual de caráter fundamental que, pela sua natureza, impõe-se a todos os sujeitos processuais, indistintamente, devendo ser observada em todas as fases processuais. Pretende-se, portanto, discutir a essência conceitual da referida norma; a evolução do princípio da boa-fé até a aquisição do status que lhe fora conferido pelo Novo CPC, tecendo a distinção do tratamento da boa-fé no CPC/1973 e o CPC/2015; e, finalmente, discutir as possíveis repercussões práticas da consagração da aludida norma processual fundamental.Faculdade de Direito de Franca2017-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/39810.21207/1983.4225.398Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 11 n. 1 (2016)1983-4225reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainstname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)instacron:FDFporhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/398/276Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Lígia Maia de Oliveira2020-04-19T11:31:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/398Revistahttps://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdfPUBhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/oai||drcildo@direitofranca.br1983-42251983-4225opendoar:2020-04-19T11:31:59Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)false
dc.title.none.fl_str_mv A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.
title A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.
spellingShingle A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.
Miranda, Lígia Maia de Oliveira
Boa-fé Objetiva Processual
Novo CPC
Princípio
Norma Fundamental Processual.
title_short A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.
title_full A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.
title_fullStr A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.
title_full_unstemmed A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.
title_sort A BOA-FÉ PROCESSUAL OBJETIVA À LUZ DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA NORMA DIRIGIDA A TODOS OS PARTICIPANTES DO PROCESSO.
author Miranda, Lígia Maia de Oliveira
author_facet Miranda, Lígia Maia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Lígia Maia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Boa-fé Objetiva Processual
Novo CPC
Princípio
Norma Fundamental Processual.
topic Boa-fé Objetiva Processual
Novo CPC
Princípio
Norma Fundamental Processual.
description Considerando as recentes inovações na Dogmática Processual Civil Brasileira, sobretudo com o advento do Novo Código de Processo Civil, o presente estudo tem por objetivo debater a inserção da boa-fé objetiva como norma processual de caráter fundamental que, pela sua natureza, impõe-se a todos os sujeitos processuais, indistintamente, devendo ser observada em todas as fases processuais. Pretende-se, portanto, discutir a essência conceitual da referida norma; a evolução do princípio da boa-fé até a aquisição do status que lhe fora conferido pelo Novo CPC, tecendo a distinção do tratamento da boa-fé no CPC/1973 e o CPC/2015; e, finalmente, discutir as possíveis repercussões práticas da consagração da aludida norma processual fundamental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/398
10.21207/1983.4225.398
url http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/398
identifier_str_mv 10.21207/1983.4225.398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/398/276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Franca
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Franca
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 11 n. 1 (2016)
1983-4225
reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
instname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)
instacron:FDF
instname_str Faculdade de Direito de Franca (FDF)
instacron_str FDF
institution FDF
reponame_str Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
collection Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)
repository.mail.fl_str_mv ||drcildo@direitofranca.br
_version_ 1754644628995309568