O PAPEL DO SENADO FEDERAL NO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIFUSO À LUZ DA RECLAMAÇÃO 4.335-5 \ AC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online) |
Texto Completo: | https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/77 |
Resumo: | O artigo desenvolvido tem por escopo trabalhar a temática da Jurisdição Constitucional Brasileira com foco especial no Controle de Constitucionalidade Difuso/Concreto perante o Supremo Tribunal Federal. Para tanto, é feito breve histórico acerca da evolução do judicial review desde a sua origem – Constituição da República de 1891 – até a atual configuração dada pela Carta Política de 1988. Ponto seguinte a ser desenvolvido é sobre esse instituto, surgido em 1934, que prevê a participação do Senado Federal no Controle de Constitucionalidade difuso para que a decisão de inconstitucionalidade no caso concreto passe a ter eficácia erga omnes (art. 52, X da CR/88). A principal discussão sobre a participação do Senado no Controle Difuso se deu a partir da Reclamação Constitucional 4.335-5/AC, ajuizada perante a Corte Suprema no ano de 2006 e recentemente julgada procedente em 21 de março de 20141 . Assim, necessário o estudo da citada Reclamação, como forma de trazermos luz ao presente tema. |
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O PAPEL DO SENADO FEDERAL NO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIFUSO À LUZ DA RECLAMAÇÃO 4.335-5 \ ACJurisdição ConstitucionalControle de ConstitucionalidadeReclamação 4.335-5/ACSenado FederalArtigo 52, X, da Constituição da República de 1988Mutação constitucionalO artigo desenvolvido tem por escopo trabalhar a temática da Jurisdição Constitucional Brasileira com foco especial no Controle de Constitucionalidade Difuso/Concreto perante o Supremo Tribunal Federal. Para tanto, é feito breve histórico acerca da evolução do judicial review desde a sua origem – Constituição da República de 1891 – até a atual configuração dada pela Carta Política de 1988. Ponto seguinte a ser desenvolvido é sobre esse instituto, surgido em 1934, que prevê a participação do Senado Federal no Controle de Constitucionalidade difuso para que a decisão de inconstitucionalidade no caso concreto passe a ter eficácia erga omnes (art. 52, X da CR/88). A principal discussão sobre a participação do Senado no Controle Difuso se deu a partir da Reclamação Constitucional 4.335-5/AC, ajuizada perante a Corte Suprema no ano de 2006 e recentemente julgada procedente em 21 de março de 20141 . Assim, necessário o estudo da citada Reclamação, como forma de trazermos luz ao presente tema.Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento criado pelos autoresapplication/pdfhttps://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/77Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas; v. 31 n. 2 (2015): Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas2447-87091516-4551reponame:Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online)instname:Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)instacron:FDSMporhttps://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/77/62Copyright (c) 2021 REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccess da Silva Tavares, José Luís2022-04-12T21:06:12Zoai:ojs.revista.fdsm.edu.br:article/77Revistahttps://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsmPRIhttps://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/oairevista@fdsm.edu.br2447-87091516-4551opendoar:2022-04-12T21:06:12Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online) - Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)false |
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