Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lucas Melo Borges de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, André Filipe Pereira Reid dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
Texto Completo: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1033
Resumo: The central issue of the present article it is about the effects and outcomes of the epistemological closure to historical knowledge in the formation of jurists in Law courses, both in legal teaching and legal research. As research technique it was used the literature review of seminal papers and books about the state of affairs of legal teaching and research in the last decades, just as the personal experience of the authors as university professors in Law courses. Initially it is pointed out organizing elements of a normative and uncritical legal tradition that gives a superficial consideration, or doesn’t consider at all historical, sociological, philosophical and anthropological knowledge. After that are examined some effects in teaching and research of the conjugation of a normative and uncritical legal formation with the contempt or indifference towards historical studies and human sciences in general – called of historical common sense of jurists, to paraphrase Luis Alberto Warat. Some of the effects are the manualization and schematization of Law, the methodological and theoretical reductionism of legal research and a technical and bureaucratic legal ethos. The notes are not reduced to the conclusion part. Along the article are highlighted some evidences of the consequences of a lack of critical comprehension by the jurists about themselves as an historical e social agent placed a field constituted and constitutive of the brazilian social formation
id FDV-1_620450ce20898a93b2f89adfacbf5e3b
oai_identifier_str oai:191.252.194.60:fdv/1033
network_acronym_str FDV-1
network_name_str Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
repository_id_str
spelling Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direitoFormação dos JuristasSaber históricoDireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOThe central issue of the present article it is about the effects and outcomes of the epistemological closure to historical knowledge in the formation of jurists in Law courses, both in legal teaching and legal research. As research technique it was used the literature review of seminal papers and books about the state of affairs of legal teaching and research in the last decades, just as the personal experience of the authors as university professors in Law courses. Initially it is pointed out organizing elements of a normative and uncritical legal tradition that gives a superficial consideration, or doesn’t consider at all historical, sociological, philosophical and anthropological knowledge. After that are examined some effects in teaching and research of the conjugation of a normative and uncritical legal formation with the contempt or indifference towards historical studies and human sciences in general – called of historical common sense of jurists, to paraphrase Luis Alberto Warat. Some of the effects are the manualization and schematization of Law, the methodological and theoretical reductionism of legal research and a technical and bureaucratic legal ethos. The notes are not reduced to the conclusion part. Along the article are highlighted some evidences of the consequences of a lack of critical comprehension by the jurists about themselves as an historical e social agent placed a field constituted and constitutive of the brazilian social formationA questão central do presente artigo é a dos efeitos e das decorrências do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de Direito, tanto no campo do ensino quanto no da pesquisa. Foi utilizada como técnica de pesquisa a revisão de literatura de trabalhos e livros seminais sobre o estado de coisas do ensino jurídico e da pesquisa jurídica nas últimas décadas, bem como a experiência pessoal dos autores na condição de professores universitários em cursos de Direito. Inicialmente são apontados elementos organizadores de uma tradição jurídica normativa e técnica que dá um tratamento superficial, ou que sequer considera os conhecimentos históricos, sociológicos, filosóficos e antropológicos para uma compreensão do fenômeno jurídico na contemporaneidade. Em seguida são examinados alguns efeitos no ensino e na pesquisa jurídica da conjugação de uma tradição jurídica normativa e acrítica com o desapreço ou a indiferença em relação aos estudos históricos e às ciências humanas de uma maneira geral – chamado no texto de senso comum histórico dos juristas, expressão parafraseada de Luís Alberto Warat. O manualismo e a esquematização, o reducionismo metodológico e teórico da pesquisa jurídica e o ethos jurídico técnico e burocrático são alguns desses efeitos. As considerações não estão reduzidas ao final do trabalho. Ao longo do texto são levantados alguns indícios das consequências de uma falta de compreensão crítica do jurista na condição de agente histórico e social inserido em um campo constituído e constitutivo da formação social brasileiraFaculdade de Direito de VitoriaBrasilFDV2021-06-28T17:05:54Z2021-02-182021-06-28T17:05:54Z2020-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSOUZA, Lucas Melo Borges de; SANTOS, André Filipe Pereira Reid dos. Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito. Revista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí [online], v. 29, n. 53, p. 222-231, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.222-23110.21527/2176-6622.2020.54.222-2312176-6622http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1033porRevista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UnijuíSouza, Lucas Melo Borges deSantos, André Filipe Pereira Reid dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitóriainstname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)instacron:FDV2021-06-29T04:00:55Zoai:191.252.194.60:fdv/1033Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttp://www.repositorio.fdv.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-29T04:00:55Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito
title Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito
spellingShingle Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito
Souza, Lucas Melo Borges de
Formação dos Juristas
Saber histórico
Direito
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito
title_full Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito
title_fullStr Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito
title_full_unstemmed Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito
title_sort Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito
author Souza, Lucas Melo Borges de
author_facet Souza, Lucas Melo Borges de
Santos, André Filipe Pereira Reid dos
author_role author
author2 Santos, André Filipe Pereira Reid dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lucas Melo Borges de
Santos, André Filipe Pereira Reid dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação dos Juristas
Saber histórico
Direito
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic Formação dos Juristas
Saber histórico
Direito
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description The central issue of the present article it is about the effects and outcomes of the epistemological closure to historical knowledge in the formation of jurists in Law courses, both in legal teaching and legal research. As research technique it was used the literature review of seminal papers and books about the state of affairs of legal teaching and research in the last decades, just as the personal experience of the authors as university professors in Law courses. Initially it is pointed out organizing elements of a normative and uncritical legal tradition that gives a superficial consideration, or doesn’t consider at all historical, sociological, philosophical and anthropological knowledge. After that are examined some effects in teaching and research of the conjugation of a normative and uncritical legal formation with the contempt or indifference towards historical studies and human sciences in general – called of historical common sense of jurists, to paraphrase Luis Alberto Warat. Some of the effects are the manualization and schematization of Law, the methodological and theoretical reductionism of legal research and a technical and bureaucratic legal ethos. The notes are not reduced to the conclusion part. Along the article are highlighted some evidences of the consequences of a lack of critical comprehension by the jurists about themselves as an historical e social agent placed a field constituted and constitutive of the brazilian social formation
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-26
2021-06-28T17:05:54Z
2021-02-18
2021-06-28T17:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Lucas Melo Borges de; SANTOS, André Filipe Pereira Reid dos. Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito. Revista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí [online], v. 29, n. 53, p. 222-231, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.222-231
10.21527/2176-6622.2020.54.222-231
2176-6622
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1033
identifier_str_mv SOUZA, Lucas Melo Borges de; SANTOS, André Filipe Pereira Reid dos. Efeitos do fechamento epistemológico ao saber histórico na formação dos juristas nos cursos de direito. Revista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí [online], v. 29, n. 53, p. 222-231, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2020.54.222-231
10.21527/2176-6622.2020.54.222-231
2176-6622
url http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Vitoria
Brasil
FDV
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Vitoria
Brasil
FDV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
instname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
instacron:FDV
instname_str Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
instacron_str FDV
institution FDV
reponame_str Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
collection Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
repository.name.fl_str_mv Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801226372684709888